Blog

publicado em
03/07/2019
atualizado em
03/07/2019
às 15:59
por:
Século XXI
Tag's:
agronegócio, gestao,

3 ferramentas de gestão do agronegócio essenciais

O agronegócio é uma atividade que exige de seus profissionais a capacidade de lidar com multitarefas diariamente. É preciso gerenciar questões administrativas do negócio, mas também conhecer as operações a campo. Por isso, a adoção de ferramentas de gestão do agronegócio é uma necessidade cada vez mais imprescindível.

Com o avanço tecnológico dos últimos anos, novas ferramentas de gestão do agronegócio são continuamente lançadas e implantadas nos mais diversos tipos de áreas do setor rural, como consultorias, revendas de insumos agrícolas e escritórios de gestão rural.

Essas ferramentas estão se tornando mais amplas, otimizando os trabalhos de agricultores e empresários rurais para que tenham melhores resultados em seus negócios.

A seguir, você vai conhecer a importância da gestão e quais são as ferramentas de gestão do agronegócio mais importantes para que o empresário rural consiga otimizar seu trabalho, fazendo com que a atividade atinja um novo patamar.

Importância da gestão no âmbito do agronegócio

A busca pela máxima qualidade na gestão é essencial em todo tipo de empresa ou negócio, cujo futuro depende da forma como se dá a análise de cada um dos setores que permitem maior presença no mercado.

No caso do agronegócio não pode ser diferente. Será uma boa gestão que vai determinar o sucesso diante desse mercado, garantindo certos cuidados externos e, principalmente, internos.

Processos de gestão proporcionam monitorar de perto o mercado onde a empresa atua. Também possibilitam identificar possíveis ameaças existentes capazes de afetar a atuação da empresa.

Dessa forma, será através de um eficaz processo de gestão que o profissional poderá:

  • Organizar toda a rotina em variadas atividades;
  • Selecionar objetivos, organizar metas e fazer planejamentos para alcançá-los;
  • Realizar um controle financeiro mais efetivo;
  • Ter todas as informações da sua propriedade rural reunidas, facilitando a tomada de decisões;
  • Otimizar toda a análise de custos de produção, buscando informar quais despesas podem ser reduzidas ou até eliminadas sem comprometer a atividade;
  • Contribuir com a redução dos riscos das atividades agropecuárias;
  • Avaliar as particularidades do agronegócio e saber como lidar com cada uma elas.

Dessa forma, pode-se dizer que a adoção de um processo de gestão de qualidade possibilita ao gestor enxergar melhor as oportunidades reais para assim tomar as melhores decisões.

Neste contexto, adotar ferramentas de gestão do agronegócio, assim como ter conhecimento para aproveitar o máximo delas, é ação imprescindível e precisa ser considerada por todo profissional do setor.

Conheça as principais ferramentas de gestão do agronegócio

Na atualidade, vários são os sistemas de gestão à disposição de profissionais do agronegócio, tais como softwares, hardwares e aplicativos para smartphones que contribuem com a gestão de todas as atividades relacionadas ao agronegócio.

Mas boa parte destes sistemas lançam mão de importantes e reconhecidas ferramentas de gestão que são utilizadas em todo tipo de gestão, inclusive aquelas relacionadas ao agronegócio.

Veja, então, uma seleção de três ferramentas de gestão do agronegócio capazes de fazer toda a diferença nesse setor.

1. Ciclo PDCA

Essa é uma das ferramentas de gestão do agronegócio mais simples e com fácil adaptação para propriedades rurais de diferentes portes. PDCA é a sigla para “Plan, Do, Check, Act”, que significa “Planejar, Fazer, Verificar, Agir”.

Essa ferramenta vai auxiliar o profissional do agronegócio a otimizar suas operações, processos e produtos de forma continuada, estimulando o aumento da qualidade e da produtividade, por meio da redução de gastos e desperdícios.

Essa ferramenta é baseada em quatro etapas:

  • PLAN (Planejar): são definidos os planos de ação, metas e métodos necessário para atingi-los;
  • Do (Fazer): com o planejamento em mãos, é necessário colocá-lo em prática, ou seja, é necessário fazer;
  • Check (Verificar): nesta etapa deve-se verificar se os resultados estão sendo obtidos. Deve ser realizada desde o planejamento;
  • Act (Agir): nessa fase são corrigidas todas as falhas e erros encontrados, aperfeiçoando o planejamento inicial e tornando a gestão ainda melhor.

Vale lembrar que esta ferramenta também pode ser utilizada em conjunto com outros recursos, possibilitando otimizar todo o agronegócio.

2. Matriz SWOT

Essa ferramenta é bastante indicada para produtores rurais, pois dá a possibilidade de eles poderem analisar o ambiente atual dos seus empreendimentos, verificando pontos fortes e fracos, bem como quais são as ameaças internas e externas.

O termo SWOT significa “Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats”, ou seja, “Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças”.

A aplicabilidade dessa ferramenta de gestão do agronegócio é bastante simples:

  • As forças são os elementos que representam o destaque do ambiente interno do Agronegócio. Exemplo: A elevada fertilidade do solo presente na propriedade rural;
  • As fraquezas são as características dentro do ambiente interno que desfavorecem a sua empresa diante dos concorrentes. Exemplo: o solo compactado da propriedade rural.

Já as oportunidades e ameaças se relacionam ao ambiente externo do agronegócio, sendo caracterizadas como:

  • As oportunidades representam as chances geradas para a sua atividade rural. Exemplo: selos de certificação que agregam valor aos produtos;
  • As ameaças são os elementos desfavoráveis externos ao negócio. Exemplo: condições climáticas adversas capazes de prejudicar a plantação;

Com todo o levantamento realizado, o gestor deve analisar o que ele pode fazer para aproveitar os pontos fortes e as oportunidades do seu negócio, assim como melhorar pontos fracos e tentar minimizar os efeitos das ameaças potenciais.

Em outras palavras, a matriz SWOT representa um plano de ação bastante necessário.

3. 5W2H

Dentre as ferramentas de gestão do agronegócio, essa é possivelmente a menos conhecida, mas ainda assim é bem simples e bastante prática.

Essa ferramenta funciona como um plano de ação no qual cada um dos elementos irá auxiliar o gestor a visualizar melhor as ações que precisam ser colocadas em prática, e de que forma deverão ser executadas.

Nesta ferramenta, os 5 Ws representam:

  • What (o que será feito?);
  • Why (por que será feito?);
  • Where (onde será feito?);
  • When (quando?);
  • Who (por quem será feito?)

Já os dois Hs representam:

  • How (como será feito?);
  • How much (quanto vai custar?);

O 5W2H é caracterizado como um método que pode ser aplicado tanto para alcançar metas e objetivos, como também para solucionar problemas que porventura ocorram. Entretanto, para aproveitar essa ferramenta, o nível de conhecimento sobre todo o agronegócio precisa ser bem maior.

Quer aproveitar essas ferramentas? Invista em conhecimento

As ferramentas de gestão do agronegócio aqui sugeridas são caracterizadas pela formulação de planos de ação baseados em oportunidades e falhas, forças e fraquezas, baseadas também em capacidade de planejamento e na realização de análises constantes.

Por essa razão, é essencial que o profissional do agronegócio tenha capacidade e conhecimento para aproveitar o máximo das funcionalidades e possibilidades de cada uma dessas ferramentas de gestão do agronegócio.

Esse conhecimento pode ser adquirido de diversas formas, seja pela experiência em gestão adquirida no dia-a-dia da atividade, seja com a realização de cursos de capacitação e especialização em gestão do agronegócio.

Entre esses cursos, a realização de um MBA em Gestão do Agronegócio é uma das melhores opções. Esse curso visa capacitar o profissional para que ele use as modernas ferramentas de gestão do agronegócio, possibilitando melhor planejamento, organização, direção e avaliação aplicadas ao setor, ajudando-o a analisar a situação doméstica e global da atividade.

Além disso, o MBA em Gestão do Agronegócio prepara o profissional para que ele possa identificar ameaças ao posicionamento estratégico da sua empresa, integrar equipes de trabalho, elaborar planos de marketing e de logística, construir previsões confiáveis de mercado e saber operar nos mercados futuros.

Dessa forma, a união “ferramentas de gestão + conhecimento especializado” certamente irá otimizar o trabalho ligado ao agronegócio, fazendo com que a atividade alcance um novo patamar.

Portanto, se você quer tirar o máximo proveito da sua atividade, adote as ferramentas de gestão do agronegócio e invista seu tempo/dinheiro na sua própria especialização.

Quer mais? Então receba conteúdos relacionados a marketing, gestão e muitas outras novidades para potencializar sua carreira profissional. Assine nossa newsletter

27
mar
Três profissionais se reúnem em volta de um computador enquanto discutem estratégias.

Desafios e boas práticas no Gerenciamento de Projetos de TI

20
mar
Mulher negra CFO se posiciona de braços cruzados sorrindo em frente a uma equipe de colaboradores.

Decifrando as funções estratégicas do CFO nas organizações

13
mar
Mulher negra anota em post it em uma parede cheia de post its organizados segundo o kanban.

Transforme sua Gestão com Kanban: Práticas Infalíveis

Assine e
mantenha-se
informado!
Nosso blog está cheio de novidades pra te ajudar na escolha da sua carreira. Assine e receba no seu emails as principais novidades publicadas por aqui!

    Unidades

    Unidades

    Araxá - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Passos - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870
    Bom Despacho - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Patos de Minas - MG
    Aulas realizadas na Av. Getúlio Vargas, 333 - Centro, Patos de Minas - MG - Parceria Fratelli
    (34) 9.9828-4463
    DIvinópolis - MG
    Aulas realizadas na Rua Serra do Cristal, 1688 - Centro, Divinópolis - MG - Parceria ACID
    (37) 9.9815-1870
    Varginha - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870