Blog

publicado em
18/09/2019
atualizado em
18/09/2019
às 10:26
por:
Século XXI
Tag's:
agonegocio, mba,
mba em agronegócio

MBA em agronegócio: Por que você deve fazer?

Na hora de buscar por uma especialização, o MBA em agronegócio é uma alternativa bastante interessante para quem deseja se destacar. Base da economia brasileira há algumas décadas, o setor não para de crescer no país. Não à toa, a busca por profissionais capacitados e com experiência também aumenta consideravelmente.

E motivos para isso não faltam, já que atualmente este é um mercado de grande relevância para o PIB nacional. Muito por conta disso, se preparar para ele é uma inteligente maneira de crescer profissionalmente e alcançar o sucesso. Para isso, entretanto, é preciso se preparar e estudar muito.

Ficou interessado nessa carreira? Então confira o texto a seguir para descobrir mais sobre o MBA em agronegócio. Ao longo dos próximos parágrafos, você poderá descobrir também o conteúdo deste curso, bem como a melhor instituição para estudar.

quem deve mba em agronegócio

Por que cursar um MBA em Agronegócio?

A relação do Brasil com o agronegócio é antiga, e a cada ano que passa ela se solidifica ainda mais. Grande exportador, o país é referência tanto na pecuária quanto no plantio de grãos e fabricação de sucos.

Tudo isso fez com que o setor ganhasse destaque e, consequentemente, a atenção dos investidores. Atualmente, porém, as atividades ligadas ao agronegócio — sejam aquelas destinadas à exportação ou as de pequenos produtores — estão mais técnicas.

Assim, exigem maior aprimoramento para se adequar ao mercado e manter tudo funcionando perfeitamente. Por isso, é preciso adquirir conhecimento e ter uma equipe capacitada para gerir os processos mais importantes. Em especial, destaca-se o entendimento do conceito, na prevenção de riscos e na busca por melhores oportunidades de mercado.

Neste cenário, cursar um MBA em Agronegócio pode significar a diferença entre o fracasso e o sucesso, o lucro e o prejuízo! Esse curso tem como objetivo apresentar a atual situação econômica global, conseguindo identificar os principais riscos do setor para se posicionar no mercado através de planos de marketing e estratégias seguras de crescimento.

Assim, é possível citar ao menos três bons motivos para se inscrever neste curso:

Atualização de conhecimento

Como qualquer outro mercado, tudo muda de forma muito rápida no agrobusiness — termo utilizado mundo afora. As tecnologias empregadas no campo, por exemplo, estão cada vez mais avançadas, garantindo assim os resultados expressivos dos últimos anos. Mas, para utilizar tais ferramentas, será preciso conhecimento.

Dessa forma, ao buscar por uma melhor capacitação, você investirá de modo bastante assertivo em seu futuro profissional. Este é um setor em expansão e que carece de trabalhadores experientes e com conhecimento atual. Assim, ao estudar na FGV as chances de uma recolocação ficarão muito maiores.

Evolução no modelo de gestão

Não foi apenas a inclusão da tecnologia que modificou o agronegócio nas últimas décadas. Na verdade, houve uma mudança geral no que diz respeito à gestão deste mercado. Sai de cena, portanto, o gerenciamento familiar ou amador, dando lugar a um processo muito mais embasado e profissional.

Para isso, porém, se faz necessário contar com profissionais que unam a experiência ao conhecimento técnico. O primeiro ponto diversos são os trabalhadores que apresentam, enquanto o outro fica reservado àqueles que realmente investiram em seu potencial. E um MBA em agronegócio na FGV é o que te fará dar o próximo passo nessa jornada.

Maior compreensão técnica de novos assuntos

Como explicado, há inúmeras novidades que aparecem a cada dia neste setor, mas não basta apenas saber disso. É preciso, mais do que estar ciente do fato, apresentar uma compreensão técnica a seu respeito. E isso significa entender o conceito e saber aplicá-lo, na prática, de preferência com resultados satisfatórios.

Esse tipo de ação, entretanto, será dificilmente ensinado no dia a dia de uma empresa. Sem tempo para isso, as organizações preferem investir em candidatos que já apresentem esse conhecimento, de modo a poupar tempo e esforços. Neste momento, então, ter um MBA em agronegócio em seu currículo será um grande diferencial.

quem deve mba em agronegócio

MBA em agronegócio: Qual o conteúdo desse tipo de curso?

Para quem se interessa por este mercado, cursar um MBA em agronegócio como o da FGV é a melhor opção. Mas, a fim de compreender o que será estudado, se faz interessante verificar o conteúdo apresentado ao longo do curso. Dessa forma, é bom saber que ele é dividido em módulos, os quais se complementam e garantem o aprendizado das matérias.

Os melhores cursos desse tipo estão geralmente divididos em módulos. Ao longo da especialização, o aluno passará por diversos aspectos desse mercado, da contabilidade ao marketing, da gestão de custos ao meio-ambiente.

Com isso, se forma com todo o conhecimento necessário para conseguir seu posto no mercado de trabalho e crescer profissionalmente. Um bom exemplo disso é o MBA Executivo em Economia e Gestão: Agronegócio da Século XXI, conveniada FGV em Minas Gerais.

Para entender ainda melhor tudo o que será estudado ao longo dos 19 meses de curso, confira os principais conteúdos:

Módulo Básico de Gestão

No módulo básico de gestão, o aluno do MBA em agronegócio FGV terá uma estrutura curricular comum aos cursos de outras áreas de conhecimento. Gestão de pessoas, gestão estratégica e gerenciamento de projetos são alguns dos conteúdos, além de finanças e marketing. Assim, durante as disciplinas do módulo básico de gestão, o aluno irá adquirir os seguintes conhecimentos:

  • Gestão de Pessoas na Sociedade do Conhecimento;
  • Gestão Estratégica;
  • Economia Empresarial;
  • Marketing.

Módulo Ênfase do Agronegócio

Neste módulo, a estrutura curricular é baseada nas particularidades inerentes ao agronegócio. Por isso, tem como foco a avaliação das empresas agroindustriais, o financiamento e a gestão de custos e de riscos dentro do setor. Dessa forma, durante suas disciplina o aluno aprenderá sobre a gestão do agronegócio, tendo como ênfase os seguintes tópicos:

  • Estratégia e Coordenação no Agronegócio;
  • Direito Tributário e Trabalhista;
  • Financiamentos do Agronegócio;
  • Gestão de Custos e de Riscos no Agronegócio;
  • Meio Ambiente e Agronegócios;
  • Formação de Preços Agropecuários. 

Módulo Fechamento

Ao final destes dois módulos, o aluno ainda terá um último módulo, dessa vez com foco em sua carreira. Chamado de Módulo Fechamento, ele tem como objetivo preparar o profissional para o mercado de trabalho.

  • Jogo de Negócios: Baseado na análise estrutural da indústria e de cenários econômicos globais. Conta com a elaboração de um plano estratégico ligado à gestão de marketing, recursos financeiros, produção, recursos logísticos e humanos.
  • Desenvolvimento de Carreira: Ao final do MBA em agronegócio, o profissional conhecerá as tendências na gestão de carreira, com qualidade de vida e empregabilidade no mundo atual. Também saberá como o intraempreendedorismo funcionará como diferencial competitivo na sua carreira. Por fim, terá um modelo de Negócios Pessoal (Business Model You).

Como um MBA em agronegócio pode ser útil para sua carreira?

Com tudo o que foi explicado acima, você já consegue compreender a importância deste setor para a economia brasileira. Ainda assim, é válido ressaltar que ter este conhecimento não te ajudará em nada. Na verdade, este é o primeiro passo de uma longa jornada que, de preferência, passará por uma especialização na área. E existe uma excelente justificativa para tal afirmação.

De acordo com a Graduate Management Admission Council (GMAT), 88% dos recrutadores pretendem buscar por candidatos com um MBA no currículo. Os números divulgados se baseiam em uma pesquisa que contou com respondentes de mais de 530 empresas em 40 países. Assim, exemplificam a necessidade da capacitação profissional no mercado atual.

quem deve Master in Business Administration executivo

Onde fazer MBA em agronegócio?

Em decorrência da alta demanda, diversas foram as universidades que incluíram em suas grades o MBA em agronegócio. Isso não significa, entretanto, que todas apresentem o mesmo nível de qualidade. Neste momento, o mais indicado para quem deseja crescer na carreira é buscar por instituições renomadas e confiáveis.

O curso pode ser encontrado tanto em sua versão presencial quanto à distância, mas é preciso cuidado. Antes de confirmar sua inscrição, verifique a classificação da faculdade, o corpo docente e a estrutura oferecida aos alunos. Este combo, entre outros fatores, é o que definirá a qualidade de seu estudo. Por isso, um dos mais respeitados cursos é o da FGV — Fundação Getúlio Vargas.

MBA em agronegócio FGV: Vale a pena?

Antes de qualquer outro ponto: SIM, vale a pena fazer o MBA em agronegócio da FGV. Há inúmeras justificativas para isso, que podem se iniciar na experiência de quase 80 anos da instituição.

É possível citar também o respeito que tanto o mercado quanto os ex-alunos têm a seu respeito. Mas, acima disso, se faz necessário destacar a confiança que todos têm em sua qualidade de ensino.

Sinônimo de uma educação executiva do mais alto nível, a FGV se destaca perante as demais. A estrutura, com três campus próprios e mais de 100 conveniados em todo o país, é um dos pontos altos.  Além disso, há o reconhecimento internacional, sua garantia de um ensino qualificado, corpo docente ativo no mercado e modelos a distância.

Como fazer MBA em agronegócio FGV a distância?

Se você não se encontra em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e seus arredores, onde se encontram os polos presenciais da FGV, não há com que se preocupar. Por meio de suas instituições conveniadas, como é o caso da Século XXI, em Minas Gerais, qualquer um pode realizar seus cursos. Tudo isso graças ao ensino a distância que a instituição investe constantemente.

A grade curricular do MBA em agronegócio à distância é a mesma de sua versão presencial. Assim, a FGV garante que todos os seus alunos, independentemente de sua localização, tenham acesso a um ensino respeitado e de qualidade. Mais do que isso, é a chance desse conhecimento chegar a mais lugares e, dessa forma, auxiliar no crescimento do país.

Quando fazer um MBA em agronegócio?

Ainda que a resposta ideal para tal questionamento seja “agora”, não há um momento correto para buscar pela especialização. O MBA em agronegócio da FGV, como já mencionado, é uma chance de crescimento, podendo ser um divisor de águas em sua carreira. Dessa forma, cabe ao estudante entender quando fazer sua inscrição.

Mesmo sabendo de tudo isso, é interessante mencionar que, em determinados cenários, um curso como esse pode ser ainda mais valioso. Alguns desses casos são:

  • Entrada em um novo mercado (agronegócio);
  • Promoção ou chance de promoção na empresa;
  • Carreira estagnada e sem perspectivas;
  • Busca por conhecimentos técnicos;
  • Necessidade de um currículo mais respeitável;
  • Atualização de conhecimentos e técnicas do setor.

MBA em agronegócio na FGV: Uma excelente escolha

Sem dúvida alguma, o mercado agro do Brasil é um dos que mais cresce no mundo. Investir em um MBA em agronegócio da FGV se apresenta, portanto, como um excelente diferencial frente a tantos outros concorrentes. O mais indicado, porém, é buscar por uma instituição capacitada e que te auxilie a alcançar seus objetivos profissionais.

A Século XXI é uma instituição de ensino conveniada da FGV — Fundação Getúlio Vargas — sendo a escolha perfeita para você. Com mais de 20 anos de mercado, oferece MBAs e Pós-Graduações nas modalidades presencial e online, se adaptando assim às suas necessidades. Mais do que isso, conta com cursos nas áreas de Direito, Negócios, Marketing e Vendas, Economia, Liderança e Tecnologia.

Ficou interessado e quer se desenvolver profissionalmente? Então pense em sua carreira, conheça o MBA Executivo em Economia e Gestão: Agronegócio da Século XXI e comece a estudar agora mesmo! 

quem deve Master in Business Administration executivo

30
jan
Homem negro estudo em frente a um computador, fazendo anotações e sorrindo.

Por que devo estudar após a graduação? 5 motivos para buscar uma pós-graduação

07
nov
mulher analisando dados em uma tela futurística de holograma

Business Analytics: a relevância na gestão empresarial

05
set
MBA em poços de caldas

MBA em Poços de Caldas: quais as melhores opções?

Assine e
mantenha-se
informado!
Nosso blog está cheio de novidades pra te ajudar na escolha da sua carreira. Assine e receba no seu emails as principais novidades publicadas por aqui!

    Unidades

    Unidades

    Araxá - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Passos - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870
    Bom Despacho - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Patos de Minas - MG
    Aulas realizadas na Av. Getúlio Vargas, 333 - Centro, Patos de Minas - MG - Parceria Fratelli
    (34) 9.9828-4463
    DIvinópolis - MG
    Aulas realizadas na Rua Serra do Cristal, 1688 - Centro, Divinópolis - MG - Parceria ACID
    (37) 9.9815-1870
    Varginha - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870