Blog

publicado em
14/08/2019
atualizado em
14/08/2019
às 09:54
por:
Século XXI
Tag's:
agronegócio, produtividade,

Saiba como aumentar a produtividade do agronegócio

O agronegócio sempre foi conhecido como uma das principais atividades econômicas do Brasil, com uma participação bastante relevante no Produto Interno Bruto (PIB). Mas, apesar de todo esse sucesso, a produtividade do agronegócio brasileiro ainda pode melhorar muito.

Mesmo diante de um território imenso e das condições climáticas quase sempre ideais, o produtor rural brasileiro ainda esbarra em variados entraves que não contribuem com a elevação da produtividade, ocasionando aumento dos custos e redução da lucratividade.

Por isso, para se manter competitivo, alcançar uma fatia ainda maior do mercado mundial e reduzir custos, a produtividade do agronegócio precisa se elevar de forma sustentada, eficaz e produtiva.

Veja, então, qual a importância da elevação da produtividade do agronegócio e conheça quais são as ações para que o produtor rural consiga produzir, comercializar e lucrar mais com sua atividade.

Por que elevar a produtividade do agronegócio?

Estamos em um momento no qual os problemas econômicos são recorrentes, e a preocupação com a sustentabilidade é muito grande. Por isso, um dos desafios do setor agrícola é encontrar formas para aumentar a produtividade do agronegócio, mas sem incorporar novas áreas, sem prejudicar a natureza e sem comprometer o meio ambiente.

Neste contexto, observa-se que, especialmente para o Brasil, as chuvas têm sido regulares e o clima tem sido propício para a produção agrícola. Temos também uma extensão de terras agricultáveis que corresponde a 400 milhões de hectares.

Dessa forma, “nunca faltará terra para lavouras e pastagens no Brasil”, certo? Não é bem assim. A situação mundial ajuda a explicar.

Acredita-se que em 2050 a população mundial será de quase 10 bilhões de pessoas. Por isso, o agronegócio mundial terá que produzir muito mais alimento para abastecer todo esse volume populacional, mas sem se esquecer da proteção ambiental.

Assim, o produtor rural brasileiro terá papel de protagonista mundial na produção agrícola nas próximas três décadas, devendo, com isso, conciliar a elevação na produção de alimentos com a proteção ambiental.

Mas como fazer isso?

A resposta está no avanço da produtividade do agronegócio, equilibrando a máxima produção em uma mesma área com o uso eficaz da água e do solo, tudo isso sem danificar o meio ambiente.

Dessa forma, para aumentar a produtividade do agronegócio de maneira mais sustentável, o produtor rural precisa, dentre outras coisas:

  • Ter uma percepção global do que é o agronegócio
  • Observar o desempenho de toda a cadeia produtiva
  • Utilizar recursos tecnológicos em diversas vertentes
  • Adquirir e repassar conhecimento de forma contínua

4 principais ações para aumentar a produtividade do agronegócio

Várias são as possibilidades e ações que o produtor rural brasileiro deve adotar para elevar a produtividade do agronegócio.

Tais possibilidades e ações têm relação direta com as grandes tendências do agronegócio mundial em variados aspectos, que englobam melhora na gestão, uso da tecnologia e de novas técnicas de cultivo, aprimoramento na gestão e conhecimento sobre como funciona o mercado global.

Veja a seguir quais são as quatro ações principais que o produtor rural brasileiro deve considerar para conseguir aumentar a produtividade do agronegócio.

1. Ação conjunta e conscientização entre todos os elos do agronegócio

Na sociedade em geral, ninguém consegue caminhar sozinho; com o agronegócio é a mesma coisa. Todos os envolvidos, incluindo produtores, indústrias, governantes, centros de pesquisa, bancos e consumidores precisam agir de forma conjunta na busca pela maior produtividade do agronegócio.

A ação conjunta entre todos esses elos permitirá maior gestão de toda a cadeia produtiva, permitindo incrementar a produtividade do agronegócio, resultando em benefícios que permitirão diluir riscos, reduzir e eliminar barreiras, incentivar e diversificar a produção e agregar valor aos produtos.

Além dessa integração entre todos os elos da cadeia produtiva, é importante que haja também maior conscientização por parte de todos os envolvidos. Estes deverão praticar um agronegócio menos agressivo e que esteja de acordo com a sustentabilidade ambiental.

2. Investimento maciço em tecnologia

Reduzir as perdas no campo e ao mesmo tempo aumentar a eficiência produtiva sempre foram grandes objetivos dos gestores do agronegócio. O uso da tecnologia será de grande valia nesse sentido.

Já faz certo tempo que o segmento tem sido palco de algumas das mais importantes transformações tecnológicas dos últimos anos. A adoção destas tecnologias torna possível uma produção muito mais ágil e efetiva, propiciando elevação da produtividade do agronegócio, acompanhada de uma significativa redução dos custos.

Na atualidade, muitas são as tecnologias e inovações capazes de contribuir com a elevação da produtividade do agronegócio. A lista abaixo indica algumas das mais importantes:

  • Uso de drones para monitorar todo o controle da atividade
  • Adoção da agricultura de precisão para direcionar decisões e ações de forma mais ágil e estratégica
  • Uso de sensores instalados por toda propriedade rural. Estes são capazes de gerar uma imensidão de dados em tempo real (big data), dando maior credibilidade e agilidade às informações
  •  Adoção de softwares capazes de tabular dados, contribuindo com a tomada de decisão

Por meio do uso destas tecnologias, será possível compreender as variantes de solo, fatores climáticos, componentes nutricionais do que está sendo produzido e muitos outros fatores que, quando bem analisados, contribuirão com as tomadas de decisão em prol da produtividade.

3. Adoção de boas práticas agrícolas

Na agricultura, as boas práticas agrícolas englobam um conjunto de princípios e métodos aplicáveis à cadeia produtiva. Estes objetivam o aprimoramento de técnicas tradicionais, adicionando conceitos de sustentabilidade e novas tecnologias que contribuem com o aumento da produtividade.

As boas práticas são ações planejadas e sistemáticas que visam obter excelentes resultados que serão convertidos em maior produtividade do agronegócio como um todo.

No ambiente do agronegócio, as boas práticas representam:

  • O coração do agronegócio moderno, ao abrigar sob um só conceito exigências agronômicas e de mercado
  • Um importante componente de competitividade
  • Ferramenta que leva à sustentabilidade ambiental, econômica e social
  • Uma atividade planejada e constante em prol da produtividade do agronegócio

Entre as boas práticas mais recorrentes para o aumento da produtividade, pode-se citar a adoção da ILPF, rotação de culturas e plantio direto. Estas técnicas priorizam a sustentabilidade, protegendo o solo e, claro, aumentando a produtividade agrícola.

4. Difusão do conhecimento: da sala de aula para o campo

Variadas são as opções para aumentar a produtividade do agronegócio, porém nenhuma delas funcionará corretamente se não existir conhecimento adequado.

Por isso, é preciso identificar os caminhos para suprir a carência de conhecimento sobre as práticas ligadas ao agronegócio, ou seja, é preciso adquirir conhecimento específico, que posteriormente será levado ao campo com eficiência.

Especificamente para o agronegócio, a busca pelo constante aprimoramento do conhecimento se justifica em razão de algumas exigências atuais desse mercado que andam lado a lado com o aumento da produtividade do agronegócio.

Entre as exigências mais comuns, pode-se citar:

  • Busca por atualização técnica e tecnológica, em concordância com a busca pela sustentabilidade
  • Busca pela eficiência na gestão do agronegócio
  • Desejo constante de melhorar os resultados produtivos e financeiros do negócio

Baseado nesse cenário, o aprimoramento técnico obtido por um curso de MBA em Agronegócio é uma excelente opção, representando um significativo avanço na gestão, capaz de auxiliar na incessante busca pela produtividade do agronegócio, principalmente na prevenção de riscos e busca das melhores oportunidades nesse mercado altamente competitivo.

Dessa forma, um MBA em Gestão do Agronegócio dará ao profissional a capacidade de analisar a situação econômica atual, identificar riscos e saber como se posicionar no mercado.

Por fim, o aprimoramento técnico obtido por um curso de MBA dará a possibilidade de o gestor adquirir conhecimento e repassá-lo a todos seus colaboradores da melhor maneira, fazendo com que a união de todos gere resultados na busca pela maior produtividade do agronegócio.

Você também quer aumentar a produtividade do seu agronegócio? Então saiba mais sobre nosso curso de MBA em Gestão do Agronegócio

27
mar
Três profissionais se reúnem em volta de um computador enquanto discutem estratégias.

Desafios e boas práticas no Gerenciamento de Projetos de TI

20
mar
Mulher negra CFO se posiciona de braços cruzados sorrindo em frente a uma equipe de colaboradores.

Decifrando as funções estratégicas do CFO nas organizações

13
mar
Mulher negra anota em post it em uma parede cheia de post its organizados segundo o kanban.

Transforme sua Gestão com Kanban: Práticas Infalíveis

Assine e
mantenha-se
informado!
Nosso blog está cheio de novidades pra te ajudar na escolha da sua carreira. Assine e receba no seu emails as principais novidades publicadas por aqui!

    Unidades

    Unidades

    Araxá - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Passos - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870
    Bom Despacho - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Patos de Minas - MG
    Aulas realizadas na Av. Getúlio Vargas, 333 - Centro, Patos de Minas - MG - Parceria Fratelli
    (34) 9.9828-4463
    DIvinópolis - MG
    Aulas realizadas na Rua Serra do Cristal, 1688 - Centro, Divinópolis - MG - Parceria ACID
    (37) 9.9815-1870
    Varginha - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870