Blog

publicado em
24/07/2019
atualizado em
24/07/2019
às 14:22
por:
Século XXI
Tag's:
agro, agronegócio,

Como profissionalizar o negócio rural em 3 passos

No Brasil, o agronegócio é um setor que, mesmo diante das dificuldades, tem muito sucesso. Para o futuro, as expectativas são grandes, entretanto os desafios estarão na mesma proporção. Por isso, cabe ao produtor buscar profissionalizar o negócio rural para superar desafios e continuar crescendo.

Como sabemos, a competitividade entre as empresas desse segmento é bastante alta. Assim, para que se mantenha competitivo e ganhe mercado, é preciso gerenciar diversos fatores, tais como cenários de mercado, custos de produção, tecnologia, oportunidades e margens de lucratividade.

Para conseguir gerenciar tudo isso, é essencial profissionalizar o negócio rural, tornando-a mais maduro, sustentável e com resultados mais expressivos.

Veja, então, na sequência deste texto, a importância dessa profissionalização do agronegócio, além de alguns dos passos mais cruciais para atingir esse patamar, mantendo a competitividade da atividade em um cenário de expectativas muito positivas.

Profissionalizar é tornar-se mais competitivo, eficiente e produtivo!

Mesmo sendo um dos setores que mais crescem no Brasil, além de ser o que mais contribui com o PIB (em torno de 23%), o agronegócio é uma área cuja competitividade é muito acirrada. Por isso, todo negócio rural que não evoluir está sujeito a perder mercado e até fechar as portas por dificuldades financeiras.

Por essa razão, visualiza-se a necessidade urgente de maior profissionalização e adequação ao que o mercado exige, ou seja, é preciso investir tempo, dinheiro e conhecimento para profissionalizar o negócio rural.

Vale salientar que a economia mundial tem também grandes expectativas sobre o agronegócio brasileiro. Para corresponder a essas expectativas torna-se necessário desenvolver métodos, técnicas e procedimentos administrativos e de gestão que sejam aplicados à especificidade das empresas alocadas nesse setor.

Os benefícios da busca por profissionalização são:

  • Identificar as oportunidades e gerenciar os riscos, delineando os guias para tomada de decisões;
  • Gerenciar estratégias para crescimento;
  • Minimizar problemas com estrutura corporativa;
  • Gerar produtos de qualidade e competitividade dentro do setor.

Por estas razões, as atenções não podem estar voltadas apenas para uma melhor profissionalização dos métodos de produção, mas para toda a condução gerencial do negócio, sendo preciso unir conhecimento técnico aos conhecimentos administrativos relacionados aos negócios rurais.

Seu negócio rural é uma empresa e você deve tratá-lo como tal!

O cenário atual do agronegócio brasileiro mostra que, se o produtor rural não tiver um nível de gerenciamento mais completo, ele terá enormes dificuldades para produzir e competir de uma forma mais eficaz.

Não importa se a renda do seu negócio vem da agricultura ou da pecuária, o importante é aprender a gerir e profissionalizar o negócio rural para maximizar a produção e, consequentemente, os lucros. Ou seja, é preciso tratar o negócio como uma empresa, o que ele verdadeiramente é!

Dessa forma, para ser mais produtivo, mantenha-se competitivo e sempre priorize a sustentabilidade. Nesse sentido, alguns passos são recomendados para que todo produtor agropecuário, no papel de empresário rural, siga para ser capaz de profissionalizar o negócio rural.

São eles:

1. Domine todas as etapas do processo e busque constante aperfeiçoamento

Conseguir dominar o processo como um todo ainda é um gargalo em grande parte das propriedades rurais e esse é um dos problemas mais sérios que fazem um negócio rural não evoluir nem ganhar diferenciais para ganhar em competitividade.

Por isso, o primeiro passo para profissionalizar o negócio rural é tentar criar mecanismos e ações que façam o gestor rural conhecer e acompanhar de perto todas as etapas do processo.

Podemos tomar como exemplo a produção agrícola. Nessa atividade, o produtor deve gerenciar todas as etapas da sua atividade, desde a aquisição de insumos e plantio, passando pelas aplicações de fertilizantes e defensivos, até o momento final, que será a colheita e o recebimento das vendas realizadas.

Dessa forma, quando o gestor rural se potencializa para acompanhar cada etapa do processo produtivo ele terá como benefícios:

  • Assertividade e confiança na apuração dos resultados;
  • Aperfeiçoamento na análise de problemas em cada processo ou etapa, com respaldo para tomada de decisões;
  • Uma equipe de trabalho mais motivada e engajada;
  • Elevação da capacidade e agilidade na aquisição de crédito com terceiros, devido ao maior potencial de gestão;
  • Máxima transparência e clareza na prestação de contas

Além disso tudo, quando tem um acompanhamento mais direto da atividade, o produtor tem a possibilidade de profissionalizar o negócio rural a ponto de reconhecer as virtudes e falhas de cada etapa, podendo manter processos ou aperfeiçoando-os, se necessário.

2. Faça mudanças gradativas para profissionalizar o negócio rural

Já é consenso que profissionalizar o negócio rural é um caminho sem volta. Mas, apesar disso, não há necessidade de rápidas revoluções e mudanças bruscas na forma de gerir a propriedade.

Ao decidir profissionalizar o negócio rural, o gestor não precisa – nem deve – revolucionar tudo, provocando um forte choque de gestão, fazendo mudanças drásticas de uma hora para outra. A possibilidade de falhar é grande!

Acontece que toda mudança – seja no negócio rural, seja numa grande multinacional – requer a geração de uma nova cultura e conscientização de todos os envolvidos. Isso leva certo tempo, devendo ser instalado de forma gradual até que todos entendam a transformação do negócio rural em uma verdadeira empresa baseada na profissionalização.

Neste contexto, o gestor deve iniciar as mudanças com pequenas alterações de hábitos e cultura entre os colaboradores. O simples fato de estruturar uma coleta de dados ou desenhar um diagrama simples caracterizando o processo produtivo do negócio já é um passo.

O mais importante é que todos os envolvidos tenham consciência do motivo das mudanças e principalmente da importância da gestão. Todos devem ter consciência que a gestão faz parte do dia-a-dia das atividades e que merece um trabalho contínuo para seu aperfeiçoamento.

3. Busque capacitação técnica e gerencial do agronegócio

Você sabia que, de cada cinco empresas abertas, uma entra em falência em apenas dois anos? O mesmo vale para as empresas do setor agropecuário, principalmente aquelas baseadas na sucessão familiar.

Dados do Grupo de Estudos de Empresas Familiares da Fundação Getúlio Vargas indicam que 70% das empresas rurais de porte menor não chegam à segunda geração e menos de 10% chegam à terceira.

Na maioria das vezes, as portas são fechadas tão cedo por falta de capacitação profissional de gestores. Para que esse quadro mude, é indispensável profissionalizar o negócio rural e o investimento em capacitação profissional de qualidade é uma das melhores opções.

Mas como começar?

Por sorte, são várias as iniciativas no sentido de capacitar profissionais para contribuir com o crescimento do setor rural. Cursos técnicos, palestras, dias de campo, seminários e outros eventos são atividades que certamente contribuem com essa profissionalização.

Já para gestores rurais, a busca por capacitação técnica e gerencial mais específica pode ser adquirida por meio do conhecimento acadêmico adquirido em um bom curso de MBA em Gestão do Agronegócio.

Neste tipo de capacitação técnica, gerencial e acadêmica, o gestor terá a possibilidade de:

  • Desenvolver uma visão holística do seu negócio rural, focando na criação de valor;
  • Adquirir conhecimentos técnicos sobre liderança e maior habilidade de gestão, possibilitando profissionalizar o negócio rural de forma mais eficaz, segura e sustentável;
  • Relacionar o ferramental teórico à prática de gestão;

Por esses e outros motivos, realizar um curso de MBA em Gestão do Agronegócio representa um avanço imenso na capacidade do gestor de profissionalizar o negócio rural. Portanto, se você tiver a possibilidade de fazer, não perca essa oportunidade!

Por fim, deve ficar claro que independentemente dos caminhos e dos formatos, o ato de profissionalizar o negócio rural deve ser realizado de forma contínua, somente assim o negócio rural pode se manter competitivo.

Para ficar sempre bem informado sobre a importância da capacitação técnica na gestão do agronegócio, continue lendo o nosso blog.

02
abr
4 pessoas se reúnem em mesa de reunião e uma mulher segura um gráfico apontando informações

Stakeholders: Gestão Eficaz para o Sucesso do Projeto

27
mar
Três profissionais se reúnem em volta de um computador enquanto discutem estratégias.

Desafios e boas práticas no Gerenciamento de Projetos de TI

20
mar
Mulher negra CFO se posiciona de braços cruzados sorrindo em frente a uma equipe de colaboradores.

Decifrando as funções estratégicas do CFO nas organizações

Assine e
mantenha-se
informado!
Nosso blog está cheio de novidades pra te ajudar na escolha da sua carreira. Assine e receba no seu emails as principais novidades publicadas por aqui!

    Unidades

    Unidades

    Araxá - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Passos - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870
    Bom Despacho - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Patos de Minas - MG
    Aulas realizadas na Av. Getúlio Vargas, 333 - Centro, Patos de Minas - MG - Parceria Fratelli
    (34) 9.9828-4463
    DIvinópolis - MG
    Aulas realizadas na Rua Serra do Cristal, 1688 - Centro, Divinópolis - MG - Parceria ACID
    (37) 9.9815-1870
    Varginha - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870