Blog

publicado em
10/04/2019
atualizado em
10/04/2019
às 08:00
por:
Século XXI
Tag's:
agronegócio, carreira,

Será que é hora de cursar uma especialização em agronegócio?

A busca pelo conhecimento é uma das principais virtudes do ser humano no século XXI, independente da área em que ele atua. Esse é o caso do agronegócio, uma área em que ter mais conhecimento é sempre importante e nunca é demais. Por isso, ter uma especialização em agronegócio é quase que uma questão de sobrevivência.

Mesmo diante dos problemas, podemos dizer que o desempenho da nossa agropecuária é incontestável e incomparável. Nenhum país do mundo cresceu tanto na agropecuária quanto o Brasil nos últimos anos.

Mas, para que continuemos no topo do mundo na produção agropecuária, a busca pelo conhecimento e pela informação, a adoção de tecnologias e a melhora na gestão são instrumentos imprescindíveis. Somente assim teremos resultados produtivos e econômicos melhorados, além de uma agricultura nacional com crescimento mais sustentável.

Tal fato representa um grande motivo para que o trabalhador do agronegócio brasileiro se sinta estimulado a voltar aos estudos. Fazer um curso de especialização em agronegócio pode ser uma ótima opção.

Com esse tipo de especialização, o trabalhador conseguirá melhorar a gestão de seu negócio, tornando-o mais profissional a ponto de ponderar melhores estratégias e antever futuros riscos, possibilitando a tomada de decisões mais assertivas, responsáveis por aumentar a produtividade e, consequentemente, o lucro.

Entretanto, apesar de reconhecer a importância de cursar uma especialização em agronegócio, muitas são as desculpas e justificativas do trabalhador para não realizar esse tipo de curso.

“Não tenho tempo”, “é muito caro”, “estou velho para estudar”, “minha empresa não investe em mim” são algumas das justificativas mais comuns, mas que hoje em dia podem ser contornadas com mais facilidade.

Saiba então quais são os benefícios ao cursar uma especialização em agronegócio, principalmente diante do atual momento e veja como as justificativas e desculpas não são mais motivo para que o profissional deixe de realizar esse tipo de curso.

Porque investir em um curso de especialização em agronegócio?

Não é mais novidade para ninguém que o mercado de trabalho atual está cada vez mais exigente e competitivo, pedindo uma melhor e constante qualificação dos profissionais.

No ambiente do agronegócio a necessidade é a mesma. As demandas para alavancar a carreira ou para gerir o negócio de maneira mais eficiente incentivam o trabalhador a voltar a estudar e fazer um curso de especialização em agronegócio, mesmo que ele “esteja velho e não tenha dinheiro nem tempo” para voltar aos estudos.

Além disso, especificamente para o agronegócio, a volta aos estudos e a realização de um bom curso de especialização se justificam em razão de algumas exigências atuais desse mercado.

Entre as exigências mais comuns pode-se citar:

  1. Necessidade de atualização técnica e tecnológica;
  2. Busca por maior capacidade na gestão da empresa ligada ao agronegócio;
  3. Desejo de melhorar os resultados produtivos e financeiros

Se essas exigências citadas não forem atendidas, a atividade agropecuária pode não atingir a totalidade da sua capacidade, principalmente no aspecto produtivo e econômico. Por isso, cursar uma especialização em agronegócio será essencial para que o profissional possa ter uma visão mais estratégica sobre seu negócio.

Veja então como um bom curso de especialização em agronegócio irá contribuir com essas exigências do mercado.

1. Maior atualização técnica e tecnológica do agronegócio

O agronegócio é um setor da economia brasileira que está em constante avanço e evolução, com novas tecnologias e técnicas surgindo continuamente.

Por essa razão, o profissional do agronegócio precisa sempre atentar-se às novas tecnologias do setor, bem como às técnicas de manejo e de gestão relacionadas à maior qualidade e produtividade de lavouras ou rebanhos.

Uma das maneiras para conseguir isso é se inscrever em um curso de especialização em agronegócio. Será por meio dessa especialização que o aluno poderá despertar uma concepção mais ampla sobre seu negócio, capacitando-se para conhecer novas tecnologias e técnicas que mais se enquadram à sua necessidade.

2. Maior capacidade na gestão da empresa rural

Nos últimos anos, a agricultura e a pecuária são atividades que se intensificaram bastante. Com isso, diversas variáveis são consideradas para que ocorra uma melhora significativa da produtividade.

Porém, por muitas vezes, observa-se que uma boa parcela dos produtores rurais ainda adota decisões condicionadas apenas à sua experiência, tradição e à disponibilidade de recursos financeiros e de mão-de-obra.

Quando a rentabilidade é baixa, o produtor até consegue identificá-la, mas geralmente ele tem dificuldade em quantificar e identificar os pontos de melhora, ou seja, falta-lhe capacidade de gestão.

Uma das formas mais interessantes para melhorar neste contexto é ingressar em um curso de especialização em agronegócio. Através desse tipo de especialização, o profissional irá aprender a gerir sua atividade da forma correta, possibilitando que ela seja um verdadeiro negócio.

Será por meio desse tipo de especialização que questões produtivas, logísticas, financeiras e tecnológicas serão mais bem entendidas, dando ao profissional a possibilidade conhecer seus problemas e saber tomar as melhores decisões para resolve-los.

3. Desejo de melhorar os resultados produtivos e financeiros

Em qualquer atividade ligada ao agronegócio, a meta sempre é produzir cada vez mais e gastar cada vez menos, ou seja, buscamos sempre melhorar nossos resultados produtivos e financeiros.

Entretanto, para atingir esse objetivo, o gestor rural precisa ter um conhecimento muito mais amplo sobre toda a sua atividade, tanto do lado de dentro da porteira quanto de fora dela. Para adquirir esse conhecimento, participar de uma especialização em agronegócio pode ser uma ótima opção.

Será por meio desse curso que o produtor rural terá melhor entendimento de todas as variáveis relacionadas ao seu negócio, dando a ele a oportunidade de otimizar processos, melhorando tanto seus resultados produtivos quanto financeiros.

Não dê justificativas nem desculpas para não fazer uma especialização

Dentro do ambiente do agronegócio, muitas são as pessoas que até sentem desejo e vontade de se inscrever em um curso de especialização em agronegócio para se profissionalizar e melhorar a gestão do seu negócio.

Porém, muitas dessas mesmas pessoas ficam somente na vontade, adiando a decisão de fazer uma especialização. Essas pessoas costumam colocar algumas desculpas e justificativas em primeiro lugar e deixam a busca pelo conhecimento em segundo plano.

Entre as desculpas e justificativas mais recorrentes estão:

  • Não tenho tempo
  • Não tenho dinheiro
  • Estou “velho” para voltar a estudar
  • Minha empresa não investe em meu conhecimento

Provavelmente você já ouviu algumas dessas justificativas ou até mesmo disse algumas delas, certo? Mas hoje em dia essas justificativas não passam de mitos e explicaremos o porquê a seguir.

De fato, a falta de tempo é um dos grandes desafios da atualidade, então se essa é sua justificativa, bem-vindo ao clube. Mas se você realmente quiser estudar, você pode organizar seus horários e assim encontrar tempo para adquirir mais conhecimento.

Além disso, hoje em dia já há diversos cursos de especialização em agronegócio com horários bastante flexíveis, possibilitando a realização dos estudos à distância ou em horários mais maleáveis nas aulas presenciais.

A falta de dinheiro também é uma realidade comum no Brasil, mas, assim como ocorre com a flexibilidade do tempo, já há a possibilidade de investir em uma especialização em agronegócio a custos mais reduzidos e condições de pagamento muito mais vantajosas, sendo essa uma desculpa que também cai por terra.

Há também a desculpa do “não tenho mais idade para estudar”. Esse talvez seja o maior mito de todos quando o assunto é a volta aos estudos. Mas nunca é tarde para aprender, nem para adquirir conhecimento!

Portanto, nunca haverá limite (e nem idade) para retomar os estudos após os 40, 50 anos e desenvolver novas habilidades e adquirir mais conhecimento. Enquanto formos capazes de desenvolver competências, seremos capazes de crescer e, desse modo, a idade não será uma desculpa.

A última desculpa tem relação com uma certa omissão do empregador que não investe no aperfeiçoamento de seus funcionários, fato comum em muitas empresas. Alguns profissionais costumam transferir para as organizações a responsabilidade total pela sua qualificação profissional e, com isso, se a empresa não oferece qualificação, ele não se qualifica.

De fato, a empresa tem papel importantíssimo na qualificação e desenvolvimento de seus colaboradores, entretanto sua omissão não pode ser um limitante para o crescimento do profissional. Precisamos sempre pensar que os grandes responsáveis pela nossa carreira somos nós mesmos.

Em resumo, ao fazer um curso de especialização em agronegócio, será possível combinar experiência com conhecimento e o resultado será um maior potencial de crescimento pessoal e profissional. Invista em você!

Ficou interessado em realizar uma especialização em agronegócio? Então conheça em detalhes o que você irá aprender em um MBA de Gestão Empresarial com ênfase em agronegócio

23
abr
Duas pessoas com EPI em fábrica analisam a produção em um tablet.

PERT: o que é e como aplicar

02
abr
4 pessoas se reúnem em mesa de reunião e uma mulher segura um gráfico apontando informações

Stakeholders: Gestão Eficaz para o Sucesso do Projeto

27
mar
Três profissionais se reúnem em volta de um computador enquanto discutem estratégias.

Desafios e boas práticas no Gerenciamento de Projetos de TI

Assine e
mantenha-se
informado!
Nosso blog está cheio de novidades pra te ajudar na escolha da sua carreira. Assine e receba no seu emails as principais novidades publicadas por aqui!

    Unidades

    Unidades

    Araxá - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Passos - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870
    Bom Despacho - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Patos de Minas - MG
    Aulas realizadas na Av. Getúlio Vargas, 333 - Centro, Patos de Minas - MG - Parceria Fratelli
    (34) 9.9828-4463
    DIvinópolis - MG
    Aulas realizadas na Rua Serra do Cristal, 1688 - Centro, Divinópolis - MG - Parceria ACID
    (37) 9.9815-1870
    Varginha - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870