Blog

publicado em
03/04/2019
atualizado em
03/04/2019
às 14:31
por:
Século XXI
Tag's:
direito civil,

O que estuda o Direito Civil e Processual Civil

Direito Civil e Processual Civil: haveria diferença entre esses dois campos do Direito? Essa pergunta se faz pertinente, pois há uma certa confusão no meio jurídico acerca do tema, sobretudo por parte de quem está iniciando os estudos na área. Afinal, o campo processual não seria parte integrante do Direito Civil?

No artigo de hoje, vamos tratar dessas e outras dúvidas, além de trazer os principais tópicos pertinentes a cada um desses campos do Direito. Não deixe de conferir!

Diferença conceitual entre o Direito Civil e Processual Civil

A respeito da diferença conceitual entre Direito Civil e Processual Civil, o jurista Calmon de Passos traz os seguintes esclarecimentos:

Incumbe ao processo penal, portanto, definir competências, fixar procedimentos e estabelecer as medidas processuais necessárias à realização do direito civil, razão pela qual o processo civil nada mais é do que um continuum do direito penal, ou seja, é o direito penal em movimento, e, pois, formam uma unidade.

Calmon é muito feliz ao destacar a condição de complementariedade entre o o Direito Civil e Processual Civil, afirmando não ser possível que um dos dois elementos existam em separado. Formam, portanto, uma unidade, sendo o processo civil a instrumentalização de todas as previsões do direito civil, inscritas no Código Civil.

Código Civil

O Código Civil, inscrito na lei 10.406/2002, normatiza e disciplina toda e qualquer atividade humana. É nesse código que se estabelece como serão as relações em suas obrigatoriedades, direitos e deveres.

Dessa forma, a compra de um automóvel, a venda de um carro e a constituição de uma sociedade empresarial estarão previstos nesse regramento, que deve servir como uma espécie de guia na busca por direitos sempre que se observar qualquer violação ou arbitrariedade em algumas das relações que ele regulamenta.

Código de Processo Civil

O Código Processo Civil, inscrito na lei 8.078/2015, regulamenta todo o trâmite processual que transcorre na esfera judicial civil. É neste instrumento que está previsto como devem ser propostas as ações judiciais, a apresentação dos pedidos e alegações das partes e toda as condutas permitidas e vedadas.

Principais tópicos e princípios do Direito Civil

Para que se tenha uma dimensão do que vínhamos falando em relação à abrangência do Direito Civil, vejamos quais são seus principais tópicos e princípios.

Tópicos

  • Direito civil (Direito das coisas, Direito de família e Direito das sucessões);
  • Direito comercial (Direito bancário, Direito autoral, Direito marítimo e Direito aéreo);
  • Direito internacional privado;
  • Direito do consumidor;
  • Direito do trabalho.

Princípios

● Princípio da Personalidade: garante que todo indivíduo seja reconhecido como tal;
● Princípio Inatingível da Família: entende que o núcleo familiar é de extrema importância para a formação deste indivíduo;
● Princípio da Solidariedade Social: refere-se à importância de conciliar interesses do coletivo com os interesses particulares de acordo com a relevância social da propriedade e negócios jurídicos;
● Princípio da Autonomia da Vontade: baseia-se de acordo com a apreciação de que cada indivíduo tenha capacidade legal para praticar ou abster-se de atos, de acordo com sua vontade;
● Princípio da Legitimidade da Herança e do Direito de Testar: garante que cada ser humano possa, de acordo com sua vontade, transferir seus bens para seus herdeiros;
● Princípio da Propriedade Individual: assegura que cada cidadão, por meio de seu trabalho, tenha personalidade exteriorizada pelos bens que possuir, para que estes sejam considerados seu patrimônio.

Com o post de hoje sobre Direito Civil e Processual Civil esperamos ter trazido os melhores esclarecimentos sobre o que essa área do Direito estuda e quais são suas principais diferenças. Como você mesmo deve ter percebido, é importante analisar esses dois campos de forma sistêmica, uma vez que um e outro regramento formam uma unidade.

Para continuar a ter acesso a conteúdos tão relevantes quanto esse, assine a nossa newsletter e receba novas publicações do blog diretamente em seu e-mail.

07
jul
vantagens do treinamento in company

Treinamento in company: vantagens e como implementar

Saiba o que é treinamento in company, como ele funciona e como implementar na empresa para obter excelentes resultados com a sua equipe.

24
ago
Equipe de trabalho debatendo projetos

O que é uma conveniada da FGV?

Saiba os benefícios de uma Conveniada - a Século XXI faz a diferença na sua formação!

26
jul
Estruture o seu negócio com o business canvas

Estruture o seu negócio com o Business Model Canvas

Business Canvas é uma solução estratégica para auxiliar empreendedores na criação de suas estruturas empresariais. Acesse e veja mais.

Assine e
mantenha-se
informado!
Nosso blog está cheio de novidades pra te ajudar na escolha da sua carreira. Assine e receba no seu emails as principais novidades publicadas por aqui!

    Unidades

    Unidades

    Araxá - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Passos - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870
    Bom Despacho - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Patos de Minas - MG
    Aulas realizadas na Av. Getúlio Vargas, 333 - Centro, Patos de Minas - MG - Parceria Fratelli
    (34) 9.9828-4463
    DIvinópolis - MG
    Aulas realizadas na Rua Serra do Cristal, 1688 - Centro, Divinópolis - MG - Parceria ACID
    (37) 9.9815-1870
    Varginha - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870