Blog

publicado em
07/08/2019
atualizado em
07/08/2019
às 09:49
por:
Século XXI
Tag's:
decisão,

Como melhorar a tomada de decisões na empresa

A tomada de decisões faz parte das atribuições dos líderes nas empresas. O problema é que nem sempre as decisões são feitas da maneira mais adequada e acabam não produzindo os resultados esperados. Mas o bom líder deve estar sempre preparado para abrir caminhos para o crescimento dos negócios.

Para melhorar a tomada de decisões, em primeiro lugar, é preciso reconhecer quais são os maiores entraves para que o processo seja realmente assertivo. Feito isso, os profissionais devem tomar as atitudes necessárias para superar as suas maiores limitações.

Saiba mais sobre o impacto das decisões nos rumos das empresas e verifique se você tem enfrentado alguma das dificuldades listadas abaixo. E, claro, você ainda descobre o que precisa saber para exercer seu papel de líder nos momentos decisivos.

Por que a tomada de decisões é tão importante?

O processo de tomada de decisões visa ajudar a empresa a alcançar os principais objetivos e também a garantir a sustentabilidade do negócio e o bom funcionamento da organização. Entretanto, este processo deve se dar de maneira cuidadosa, pois o impacto de algumas decisões pode ser tanto positivo quanto negativo.

Uma escolha errada é capaz de comprometer recursos, paralisar projetos, gerar retrabalho e até comprometer a sobrevivência de uma empresa. Por outro lado, uma decisão assertiva ajuda a empresa a crescer, inovar, aproveitar novas oportunidades de negócio, ingressar em novos mercados, etc.

É por isso que tanto se fala da importância da tomada de decisões no mundo dos negócios e das dificuldades em torno do processo. Enquanto líder, você com certeza deve enfrentar alguma delas todos os dias. Mas não se preocupe, pois para todo problema existe uma solução.

Essas limitações estão presentes no seu dia a dia?

Diferentes fatores podem prejudicar a tomada de decisões. No entanto, alguns entraves costumam ser bastante recorrentes na rotina dos líderes. Veja se eles têm afetado o seu desempenho ultimamente:

Insegurança

Embora seja algo subjetivo, a insegurança é capaz de comprometer todo o trabalho que você desempenha na empresa, sobretudo a tomada de decisões. Se você tem ficado com frequência em dúvida sobre qual atitude tomar, com medo de estar fazendo a escolha errada ou simplesmente se sentido perdido, talvez seja um sinal de que algo está errado.

As decisões devem ser feitas com segurança, com base em conhecimentos sólidos e dados fundamentados. Quando elas são tomadas da maneira correta, não há espaço para a insegurança. Portanto, esteja atento a isso daqui para frente.

Falta de conhecimento

Dependendo do caso, as incertezas que aparecem na hora de tomar decisões importantes podem estar relacionadas à falta de conhecimento sobre algum assunto. Por exemplo, como um líder pode decidir qual será a estratégia de vendas em uma nova cidade sem conhecer o mercado local?

É claro que esta não é a única situação possível, mas ela é válida para mostrar como certos conhecimentos são fundamentais. Sem eles, não é possível dar nenhum passo adiante, sobretudo quando se trata de decisões estratégicas.

Visão restrita

Sem uma perspectiva ampla, do todo, não é possível chegar a lugar algum. Pare para refletir se antes de tomar uma decisão você leva em consideração o impacto dela nas demais áreas da empresa. Quando as implicações são deixadas de lado, a escolha pode levar a perdas irreversíveis.

Por mais que não seja possível avaliar absolutamente todas as possibilidades de escolha, as consequências de uma decisão para a empresa como um todo devem ser consideradas. Caso você perceba que sua visão ainda é limitada, será preciso tomar alguma atitude.

Conflitos

Como as pessoas não são iguais, é normal que elas tenham perspectivas variadas sobre um problema ou pensem em soluções muito diferentes umas das outras. Porém, isso não deve ser motivo para conflitos entre as equipes. Estando na posição de líder, você jamais deve estar no centro deles, muito pelo contrário.

Para tomar a maioria das decisões, é necessário ouvir os profissionais da empresa, pois todos têm algo para contribuir. Os líderes devem estar abertos a ouvir e respeitar as diferentes opiniões. Não concordar com a ideia de um colega não é justificativa para uma discussão.

4 dicas para melhorar a tomada de decisões

1. Conheça o problema

Sem entender qual é o problema em questão, fica difícil encontrar a melhor solução, certo? É por isso que a primeira coisa com a qual você deve se preocupar é conhecer a fundo a situação que se configura como um problema. Assim, você conseguirá pensar sobre quais caminhos devem ser seguidos.

Embora isso pareça óbvio, o não entendimento sobre a situação é um dos fatores responsáveis por causar insegurança na tomada de decisões. Portanto, antes de começar a se dedicar à solução, faça os levantamentos, análises e estudos necessários com o máximo de atenção.

2. Apoie-se em dados

No mundo empresarial, os “achismos” jamais devem servir de justificativa para a tomada de decisões. Não interessa aqui os instintos, as suposições e previsões infundadas ou você pode acabar colocando tudo a perder.

Os principais componentes de qualquer escolha devem ser os dados e as informações concretas. Sendo assim, na hora de fazer qualquer decisão de negócio, use todos os dados que estiverem ao seu dispor. Caso necessário, utilize ferramentas e recursos tecnológicos para fazer análises relevantes.

3. Busque o autoconhecimento

O que autoconhecimento tem a ver com tomada de decisões? Várias das limitações apontadas no tópico anterior podem começar a ser superadas ao olhar para si mesmo. Quando o líder faz uma autoanálise, ele pode perceber o que falta para que ele consiga exercer suas funções com excelência e fazer as melhores escolhas.

Ao reconhecer as suas dificuldades, você pode começar a ir em busca do que falta para se tornar um profissional ainda melhor. Ou seja, estudar os assuntos que não domina, desenvolver determinadas habilidades e por aí vai.

4. Conte com uma formação especializada

Já pensou em investir em uma formação na área de gestão empresarial? Um curso especializado como um MBA em gestão empresarial pode fazer toda a diferença não apenas na tomada de decisões, mas no exercício de diversas funções do cargo de liderança.

Isso porque um dos objetivos do curso é desenvolver uma visão ampla da organização e capacitar líderes para usar as ferramentas mais práticas de gestão. Dessa maneira, é possível adquirir as competências mais importantes, além de aproveitar os conhecimentos adquiridos a partir da troca de experiências com outros profissionais.

Ficou interessando em investir em você mesmo e na sua carreira? Então não deixe de saber mais sobre o MBA em gestão empresarial da Século XXI Minas Conveniada FGV!

16
abr
Mulher de cabelos lisos brancos anota em caderno.

O que é Journaling? Conheça a prática usada por líderes

02
abr
4 pessoas se reúnem em mesa de reunião e uma mulher segura um gráfico apontando informações

Stakeholders: Gestão Eficaz para o Sucesso do Projeto

17
jan
Grupo 4 de pessoas interagindo enquanto mexem em um tablet e um computador.

Endomarketing: o que é e como engajar colaboradores

Assine e
mantenha-se
informado!
Nosso blog está cheio de novidades pra te ajudar na escolha da sua carreira. Assine e receba no seu emails as principais novidades publicadas por aqui!

    Unidades

    Unidades

    Araxá - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Passos - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870
    Bom Despacho - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Patos de Minas - MG
    Aulas realizadas na Av. Getúlio Vargas, 333 - Centro, Patos de Minas - MG - Parceria Fratelli
    (34) 9.9828-4463
    DIvinópolis - MG
    Aulas realizadas na Rua Serra do Cristal, 1688 - Centro, Divinópolis - MG - Parceria ACID
    (37) 9.9815-1870
    Varginha - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870