Blog

publicado em
14/02/2020
atualizado em
14/02/2020
às 17:06
por:
Século XXI
Tag's:
comunicação, pessoas, pnl, Practitioner,

Formação em PNL: conheça as possibilidades

Está em busca de uma boa formação em PNL e não sabe por onde começar? Vale adiantar desde já que você pode encontrar algumas diferentes possibilidades de curso. E a escolha da melhor opção vai depender dos seus objetivos.

Independentemente da abordagem da formação em PNL que você escolher, saiba que investir em qualificação é sempre uma ótima ideia. Mesmo que você já tenha anos de experiência como gestor, provavelmente deve lidar diariamente com alguns tipos de desafios que podem ser facilmente superados com a ajuda da PNL.

Sobretudo quando se trata de gestão de pessoas, ela apresenta muitos benefícios para os profissionais da área. Além de melhorar os relacionamentos interpessoais, a programação neurolinguística é uma excelente ferramenta para a formação de lideranças, resolução de conflitos e para a boa comunicação no ambiente de trabalho.

Antes de se matricular em um curso, não deixe de conhecer mais a fundo as diferentes abordagens de PNL. Assim, você terá certeza de que está fazendo a escolha certa.

Conheça as possibilidades de formação em PNL

Veja como a PNL pode ser abordada de diferentes formas para descobrir em qual tipo de formação você deveria investir:

Comunicação de alto impacto

Pela perspectiva da PNL, a comunicação inclui um conjunto de ferramentas que se baseiam na expressão de sentimentos para gerar um comportamento. A partir deles, o outro gera um comportamento de resposta. Seja qual for o contexto, as palavras não são as únicas ferramentas naturais utilizadas para se comunicar.

Os gestos, a postura, o tom de voz e as expressões também são elementos poderosos da comunicação. Ou seja, na hora de transmitir uma mensagem importante para alguém, pensar em quais palavras utilizar está longe de ser o suficiente. Antes disso, a comunicação passa pelos nossos pensamentos e causa reações em nossos corpos. Só depois é que as demais ferramentas são colocadas em prática.

Sendo assim, é importante que você compreenda de que maneira você se comunica e como as emoções afetam a eficiência da sua comunicação. A partir disso, fazer os ajustes necessários se torna algo mais simples e capaz de trazer ainda mais sucesso para a sua carreira profissional.

Caso tenha gostado da ideia, não pense duas vezes antes de apostar em uma formação em PNL voltada para a comunicação de alto impacto. Além de ajudar no relacionamento com a equipe, um curso pode potencializar a sua capacidade de influência e persuasão.

Outro benefício desse tipo de formação é o desenvolvimento de habilidades essenciais para os profissionais que precisam fazer apresentações, palestras, dar treinamentos e aulas. As técnicas de PNL são úteis para lidar com objeções dos participantes sem conflitos, dar feedbacks construtivos e manter um clima agradável e propício ao aprendizado.

Practitioner

Já para quem busca uma formação em PNL ainda mais completa, um curso de Practitioner em Programação Neurolinguística é uma excelente opção. Isso porque eles apresentam os principais pressupostos e processos, como encontrar oportunidades de aplicação das técnicas de PNL em diferentes áreas e obter acordos cada vez melhores.

O primeiro módulo do curso costuma se dedicar aos fundamentos básicos da PNL. Nele, os alunos têm o contato inicial com as técnicas, entendem como as emoções são geradas, entre outros conhecimentos de base. Conforme a formação em PNL avança, o estudo sobre o funcionamento da mente vai se aprofundando.

Caso você faça um curso desses, saiba que você aprenderá sobre atividade neurológica e suas implicações, plástica cerebral, química do cérebro, como criar sintonia com as pessoas, perfis comportamentais, relação do consciente com o inconsciente, entre outros assuntos.

Aprender sobre tais temas é fundamental para que você chegue ao final da formação em PNL sendo capaz de entender como as técnicas de PNL podem ser usadas na gestão, na carreira, nos negócios e para garantir uma comunicação eficaz.

Além da explicação teórica, os alunos costumam fazer exercícios práticos e participar de debates para entender como aplicar as ferramentas no ambiente empresarial. Mas vale ressaltar que o curso não foca apenas no lado profissional. A ideia é ampliar as possibilidades e preparar as pessoas para usar as técnicas de PNL para o desenvolvimento pessoal também.

Liderança e inteligência emocional

Sabia que você também encontra opções de formação em PNL voltadas especialmente para liderança e inteligência emocional? Essas são duas características que devem fazer parte do perfil de todos os gestores e a PNL pode ajudar você a aperfeiçoá-las.

Quando se trabalha com pessoas, saber gerenciar tanto as próprias emoções quanto as emoções dos outros é uma grande vantagem. Isso porque, muitas vezes, os problemas de relacionamento no ambiente corporativo existem pela falta de compreensão sobre o que mantém as pessoas motivadas, gatilhos emocionais, diferentes tipos de comportamentos, etc.

As técnicas de PNL ajudam, por exemplo, a descobrir o que nos faz perder o controle emocional, aprender a ser mais flexível, ter mais empatia e confiança. Com isso, você terá mais facilidade para lidar não só com as suas emoções, mas também com os sentimentos dos membros da sua equipe.

Além disso, esse tipo de formação em PNL também trabalha aspectos cruciais para você exercer seu papel de líder da melhor maneira possível. Os alunos do curso aprendem a desenvolver equipes, conduzir processos de mudança, aplicar teorias, entre outros assuntos. Tudo isso a partir da perspectiva da programação neurolinguística.

Sendo assim, a escolha ideal de curso deve estar de acordo com os propósitos que fazem parte deste momento da sua carreira. E, claro, dê preferência para instituições renomadas que possam garantir um ensino de qualidade.

Quer saber onde encontrar boas alternativas de formação em PNL? Confira mais detalhes sobre os cursos presenciais oferecidos pela Século XXI, conveniada da FGV!

16
abr
Mulher de cabelos lisos brancos anota em caderno.

O que é Journaling? Conheça a prática usada por líderes

02
abr
4 pessoas se reúnem em mesa de reunião e uma mulher segura um gráfico apontando informações

Stakeholders: Gestão Eficaz para o Sucesso do Projeto

13
mar
Mulher negra anota em post it em uma parede cheia de post its organizados segundo o kanban.

Transforme sua Gestão com Kanban: Práticas Infalíveis

Assine e
mantenha-se
informado!
Nosso blog está cheio de novidades pra te ajudar na escolha da sua carreira. Assine e receba no seu emails as principais novidades publicadas por aqui!

    Unidades

    Unidades

    Araxá - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Passos - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870
    Bom Despacho - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Patos de Minas - MG
    Aulas realizadas na Av. Getúlio Vargas, 333 - Centro, Patos de Minas - MG - Parceria Fratelli
    (34) 9.9828-4463
    DIvinópolis - MG
    Aulas realizadas na Rua Serra do Cristal, 1688 - Centro, Divinópolis - MG - Parceria ACID
    (37) 9.9815-1870
    Varginha - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870