PESQUISAR

PNL na liderança: como gestores de sucesso usam a técnica

Tempo de Leitura: 7 minuto(s)

Aplicar as técnicas de PNL na liderança é algo cada vez mais comum no dia a dia dos gestores. Isso porque o uso da programação neurolinguística traz vantagens significativas não só para os líderes como também para os liderados.

Já parou para pensar o quanto tais técnicas podem contribuir para a superação dos maiores obstáculos da sua vida profissional?

Se quiser saber mais sobre o assunto, não deixe de continuar lendo este post. A seguir, você vai entender como funciona a PNL na liderança, além de conhecer algumas das principais técnicas utilizadas pelos líderes de sucesso.

Como a PNL funciona?

A PNL (Programação Neurolinguística) nada mais é do que um tipo de abordagem cujo objetivo é compreender como se dão os processos de comunicação na mente das pessoas. Dessa maneira, estuda como as mensagens são transmitidas e recebidas e como elas afetam o estado emocional.

Não se trata apenas de estimular o pensamento positivo, pois a PNL na liderança vai muito mais longe. Por meio das técnicas certas, é possível aumentar a eficiência da comunicação e das interações humanas e também mudar como os objetivos e desafios são percebidos pelas pessoas.

Quais os impactos da PNL na liderança?

Se você ocupa um cargo de gestão, já deve ter lidado com os mais diversos desafios inerentes à função. Para conseguir comandar um time, os líderes precisam ser fontes de inspiração para que os demais queiram segui-lo. Afinal de contas, sem engajamento é praticamente impossível conquistar os resultados esperados.

Ao aplicar a PNL na liderança, os gestores se tornam capazes de acessar pontos importantes da comunicação, facilitando a persuasão e eliminando algumas barreiras na troca de mensagens. Além disso, a programação neurolinguística também colabora para a resolução de conflitos. Por meio das técnicas adequadas, o líder compreende as raízes dos problemas e consegue resolvê-los de maneira mais justa.

Esses são apenas alguns dos benefícios da PNL na liderança. Ao conhecer melhor o propósito de algumas das principais técnicas de programação neurolinguística, fica mais fácil compreender como usá-las a seu favor.

Conheça algumas técnicas de PNL usadas pelos líderes

Ponte rumo ao futuro

Nem todo mundo sabe lidar bem com mudanças. No entanto, é possível preparar a mente para recebê-las a partir do estabelecimento de objetivos claros e específicos. Dessa maneira, as mudanças se tornam mais reais e os resultados podem ser acelerados.

O nome dessa técnica de PNL na liderança traduz exatamente o processo de condicionamento mental usado como ferramenta dentro do ambiente corporativo. O que o gestor faz aqui é induzir um estado mental no colaborador a partir da criação de uma ligação entre o momento presente e a situação desejada.

Em vez de apenas mentalizar o resultado esperado, a técnica faz com que a pessoa planeje objetivos e teste procedimentos diferentes que ajudem a visualizar o caminho percorrido até onde se quer chegar. Assim, ela é convidada a experienciar emoções e sensações que causam um sentimento de empoderamento.

A ponte rumo ao futuro também é capaz de criar novos comportamentos e reações nas pessoas. Isso é algo bastante útil, por exemplo, na superação de medos. A PNL ajuda a pessoa a visualizar os estímulos ligados ao medo e às reações, criando novos padrões para lidar com a situação no futuro.

Ancoragem

Os nossos pensamentos e o modo como percebemos o mundo impactam diretamente os nossos comportamentos. Sendo assim, as ações e reações das pessoas estão sempre relacionadas ao estado emocional delas. Sabendo disso, a PNL na liderança consegue tirar um ótimo proveito da técnica de ancoragem positiva.

O que essa técnica faz é criar hábitos construtivos voltados ao desenvolvimento contínuo do indivíduo. A ideia é fixar um estado mental encorajador, oposto ao negativo, que a pessoa já tenha experienciado antes. Ou seja, a ferramenta é utilizada para fazer a pessoa sentir as mesmas sensações provocadas pela situação que ela mesma escolheu recordar. Com isso, as ações estarão ligadas a tal estado emocional.

No contexto profissional, essa técnica de PNL na liderança ajuda tanto os gestores quanto os colaboradores a alcançarem seus objetivos. A âncora pode ser tanto um objeto, uma frase ou um gesto que remeta à situação positiva escolhida por cada um. Quando o desânimo, a desmotivação, o medo ou qualquer outro estado emocional negativo surgir, a âncora faz a pessoa acessar um estado favorável.

A ancoragem é bastante utilizada, por exemplo, pelos profissionais que têm medo de falar em público, algo bastante comum no mundo corporativo. Muitas vezes, não há como fugir dessas situações, sobretudo se a pessoa ocupa um cargo de maior importância. Ao recorrer à âncora, o profissional acessa sensações positivas que vão ajudá-lo a manter o controle durante uma reunião importante ou uma palestra.

Metáfora

Outra técnica de PNL na liderança bastante eficaz é a metáfora. Como o próprio nome sugere, ela cria analogias com histórias, fábulas, contos, provérbios, etc. O principal objetivo é fazer com que a pessoa se identifique com alguma das histórias, criando novas percepções sobre uma dada situação e descobrindo alternativas que não eram percebidas antes.

Em grande parte dos casos, as alternativas ficam invisíveis por conta de emoções negativas ou bloqueios mentais inconscientes. Assim que a pessoa consegue se livrar desses tipos de bloqueios, fica mais fácil acessar novos estados mentais. Por meio das histórias, é possível ensinar lições, transmitir mensagens importantes que estimulem a reflexão e o surgimento de novas emoções, comportamentos e atitudes.

A metáfora, por exemplo, ajuda a evitar que alguém faça escolhas que só trarão prejuízos ou deixe de enxergar opções melhores para uma dada situação. Trata-se, portanto, de eliminar todos os bloqueios mentais que limitam a visão do todo.

Esses foram apenas alguns exemplos de PNL na liderança para que você possa visualizar melhor o poder dessas ferramentas na gestão de pessoas e na sua carreira profissional. Apesar de o assunto ser vasto, vale a pena investir um tempo para entender mais sobre PNL e como usá-la a seu favor.

Ficou com vontade de aprender mais sobre o assunto? Clique aqui e saiba mais sobre o curso de liderança e inteligência emocional através da PNL!

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM DE:

Comentários:

Século XXI Conveniada FGV - Cursos de MBA, Gestão Empresarial, Gestão Comercial

© 2020 - Todos os direitos reservados

Fundada em fevereiro de 2000, a Século XXI Desenvolvimento Organizacional Ltda. é uma empresa com atuação na área de prestação de serviços em Educação Continuada e Consultoria, com foco no setor empresarial. É conveniada da Fundação Getulio Vargas - FGV Management para as regiões Centro-Oeste, Sudoeste e Alto Paranaíba, do Estado de Minas Gerais.

Século XXI Conveniada FGV - Cursos de MBA, Gestão Empresarial, Gestão Comercial, Avenida São Vicente, 469 - 1º andar - Centro
Tel.: +55 (37) 3212-9525