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publicado em
23/07/2018
atualizado em
23/07/2018
às 08:45
por:
Século XXI
Tag's:
conteudo, linkedin, pessoas, publico,

Por que e como produzir conteúdo no LinkedIn

Está pensando em produzir conteúdo no LinkedIn? Quando você resolveu abrir um negócio ou começar a sua carreira profissional, definir com cuidado o propósito do que você pretendia fazer foi provavelmente essencial para atingir suas metas.

Afinal, os motivos pelos quais queremos fazer algo é o que serve de guia para as nossas atitudes e escolhas. Isso não é diferente quando falamos sobre produzir conteúdo no LinkedIn.

Antes de colocar a mão na massa, vale a pena entender melhor sobre a preparação inicial para produção de conteúdo e conferir algumas dicas valiosas para escrever bons conteúdos e criar uma presença ativa nessa rede social.

Por que começar a produzir conteúdo no LinkedIn?

Mais do que ser apenas uma rede social para encontrar vagas de emprego e estabelecer conexões com colegas e profissionais do mercado, o LinkedIn se tornou uma das maiores plataformas de conteúdo do mundo. Por meio da produção de textos, os usuários podem construir sua marca pessoal, conseguir um novo trabalho e até gerar mais negócios.

Para atingir esses objetivos, você precisa criar uma rotina e estabelecer uma frequência para as suas postagens, o que te ajuda a ser lembrado pelo público. Lembre-se de criar uma rotina de publicações adequada a sua realidade e que, ao mesmo tempo, não sobrecarregue os leitores dos seus conteúdos. Tenha em mente o seu público e os dias da semana e horários em que as redes sociais têm maior tráfego. Se você quer atingir as pessoas da área de negócios, por exemplo, os melhores dias para postar costumam ser terça e quinta, durante o horário de trabalho.

Uma boa ideia é compartilhar posts com insights sobre o setor em que você atua, dando preferência a conteúdos educativos, que fale sobre economia ou tendências do setor, e que contextualizem o público, trazendo novidades e dicas para conseguir um emprego ou crescer na carreira, por exemplo. Ainda, você também pode escrever artigos sobre os temas que você domina ou para compartilhar experiências com outros usuários que podem estar passando pela mesma situação ou enfrentando os mesmos desafios profissionais.

4 dicas para você produzir conteúdo no LinkedIn

1. Defina o objetivo, o público e o assunto do seu conteúdo

Antes de começar a usar todos os seus conhecimentos e experiências para redigir textos interessantes para a sua rede profissional, é fundamental definir o seu objetivo principal. Portanto, tente se perguntar por que você quer produzir conteúdo no LinkedIn. Mas, tenha em mente que seu conteúdo deve ter o intuito de ajudar os leitores a ampliarem seus conhecimentos em torno de determinado assunto ou encontrar uma solução para um possível problema enfrentado por eles.

Por isso, é preciso ir além e entender o que você realmente deseja atingir com o seu texto. Está buscando mais clientes? Deseja promover uma oferta bacana? Quer se tornar autoridade na área onde atua? Ao fazer as perguntas certas, você conseguirá facilmente definir o seu objetivo. Feito isso, você consegue utilizar esse propósito como guia na hora de produzir conteúdo no LinkedIn.

Depois, pense sobre para quem o conteúdo se direciona. Afinal de contas, o público leitor que você quer atingir é o que vai definir o tipo de abordagem e também de linguagem utilizados nos textos. Lembre-se sempre de dar um tom pessoal ao seu conteúdo, como se estivesse conversando com o leitor.

Agora, então, é a hora de se perguntar sobre o que você vai escrever. Além de escrever sobre notícias do setor, fazer entrevistas com profissionais ou opinar sobre algum acontecimento, você pode produzir outros tipos de texto que fazem sucesso nas redes sociais. Há os tutoriais, estudos de caso, histórias enriquecedores e motivacionais, dicas sobre como fazer algo, entre outros.

 

2. Escolha a forma de produzir conteúdo no LinkedIn

No LinkedIn, você pode contar com duas formas diferentes de produzir e compartilhar conteúdo: por meio de post no seu feed de notícias ou de artigos. Para te ajudar nessa etapa, nós te explicamos melhor quais são as vantagens e desvantagens de cada uma dessas formas.

Publicar um post no seu feed é algo bastante simples e rápido, além de ter uma boa visibilidade por aparecer no mural dos seus contatos do LinkedIn. Geralmente, os posts são mais usados para compartilhar notícias ou conteúdos interessantes produzidos por outras pessoas.

Porém, um dos principais problemas é que não é possível compartilhar esses posts em outras redes sociais. Ainda, há um limite de caracteres e o post pode acabar se perdendo rapidamente entre tantas outras publicações no mural dos usuários.

Os artigos são mais indicados para falar de assuntos mais complexos e que exigem um maior aprofundamento, já que eles não têm um limite de caracteres e podem ser compartilhados em outras redes sociais. E, um dos principais destaques é a possibilidade de aplicar técnicas de SEO (otimização para site de busca) aos artigos, aumentando a relevância do seu conteúdo e permitindo que ele seja impulsionado por meio de anúncios.

Talvez a única desvantagem seja a menor visibilidade no feed, porque, diferentemente dos posts, a pessoa precisa clicar para ler o conteúdo. É por isso que o seu artigo precisa ser interessante, abordar um assunto útil para os leitores e ser escaneável – que é a nossa próxima dica.

 

3. Aplique escaneabilidade ao seu conteúdo

Sabe-se hoje que a nossa experiência de leitura mudou muito nos últimos tempos, seja pelo uso das redes sociais, da falta de tempo ou por fazermos inúmeras tarefas ao mesmo tempo. A leitura se tornou mais dinâmica e é comum “pularmos” de um conteúdo para outro ou de uma parte para outra de um texto para saber se ele realmente nos interessa.

É aqui que a escaneabilidade entra em cena. Um conteúdo escaneável nada mais é do que aquele texto que possui alguns elementos que facilitam a identificação do assunto e ajudam o leitor a verificar se ele realmente quer e/ou tem tempo de fazer uma leitura completa.

Para que o seu conteúdo seja escaneável, é importante que ele siga algumas regras essenciais:

  • os parágrafos não devem ter mais de cinco linhas;
  • o texto deve ser organizado em tópicos, subtópicos ou em listas;
  • deve conter partes em destaque que permitam ao leitor captar a essência do conteúdo.

4. Conheça as funções da ferramenta de edição de textos

Embora não tenha nada muito complexo, a ferramenta para editar e produzir conteúdo no LinkedIn oferece algumas funcionalidades com as quais os escritores menos experientes talvez não estejam familiarizados.

O editor de textos possui algumas funções básicas para formatação de textos, como colocar o texto em negrito, itálico e sublinhá-lo. Nele, você também configura a fonte para os títulos, subtítulos e outras partes do texto; inclui tópicos ou listas numeradas; e pode fazer citações e criar hiperlinks para outros conteúdos e páginas da internet.

Explore todas as vantagens do LinkedIn

Então, está pronto para produzir conteúdo no LinkedIn? Fique sabendo que, além de te dar mais visibilidade a partir da produção de textos e artigos, a plataforma possui diversos outros recursos que você pode explorar para gerar ainda mais oportunidades de negócio e crescimento na carreira.

 

Se você ainda não conhece todos os benefícios do LinkedIn, clique aqui e entenda como essa rede social pode colaborar para a sua vida profissional!

 

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