Blog

publicado em
13/11/2019
atualizado em
13/11/2019
às 09:17
por:
Século XXI
Tag's:
Gerenciamento de projetos, mba, projetos,
mba em gerenciamento de projetos

MBA em Gerenciamento de Projetos: será que é para você?

Está pensando em investir numa formação acadêmica de alto nível? O MBA em Gerenciamento de Projetos pode ser o que você precisa para atuar na área com competência e qualidade. 

Afinal, em um mercado aquecido e concorrido, mais do que saber o que é MBA, é preciso manter-se atualizado, o que é um pré-requisito para profissionais que desejam ocupar as melhores posições e salários, aplicar habilidades que podem ajudar uma empresa a crescer e ter sucesso.

Além disso, conforme a 54ª edição da Pesquisa Salarial, a pós-graduação pode aumentar o salário do profissional em até 118%, dependendo da área de atuação e da formação escolhida. 

Outro levantamento realizado pelo site Vagas em sua base de dados mostrou que mais de 70% das oportunidades de emprego oferecidas a profissionais pós-graduados(as) são para os níveis pleno, sênior e gestão ou supervisão.

Logo, além de uma ampla gama de oportunidades de trabalho e maior potencial de ganhos, um MBA em Gerenciamento de Projetos pode ajudá-lo a se conectar com um grupo diversificado de profissionais, fazendo networking. 

No entanto, antes de se especializar em Gerenciamento de Projetos, é preciso saber mais sobre o curso e descobrir como ele consegue atender às demandas dos profissionais que atuam na área. Veja, a seguir, algumas considerações importantes sobre a pós-graduação!

curso gratuito da FGV mba em gerenciamento de projetos

Por que o MBA em Gerenciamento de Projetos foi criado?

A área de gerenciamento de projetos cresceu muito no mundo todo. Isso se deve a um conjunto de mudanças na própria dinâmica das organizações e do mercado. O ciclo de desenvolvimento de produtos precisa ser mais ágil, os custos devem ser reduzidos e a qualidade tem que ser mantida.

Diante disso, há uma maior necessidade por parte dos profissionais em dominar os conhecimentos relacionados à gestão de projetos. Pensando em atender essa demanda, foi criado o curso de MBA.

Além disso, sobretudo a partir dos anos 1990, o Brasil observou um movimento em direção à profissionalização da área. Foi nessa época também em que órgãos certificadores de gerenciamento de projetos, como o PMI (Project Management Institute) chegaram ao país.

Essa nova realidade fez com que o modo amador de gerenciar projetos perdesse força, dando lugar ao gerenciamento profissional. Afinal, mais do que nunca, a área ganhou status de vantagem competitiva.

Descubra se você tem o perfil do MBA em Gerenciamento de Projetos

Geralmente, os estudantes que optam pelo curso somam as características ou necessidades apontadas a seguir. Confira! 

Atende aos requisitos

Uma dúvida comum que surge entre os profissionais é quem pode fazer o MBA. O público-alvo deste curso são profissionais que já tem uma graduação

Além disso, para conseguirem tirar o máximo de proveito, a recomendação é que tenham, pelo menos, dois anos de experiência em gerenciamento de projetos ou desejam desenvolver sua carreira nessa área.

Busca um alto nível de formação

Ao chegar em certo ponto na carreira, o investimento em formação acadêmica é fundamental. Do contrário, você arrisca ficar estagnado na área, sem promoções e avanços significativos. Não é isso que você deseja, não é mesmo? 

Por isso que a busca por um nível crescente de qualificação faz parte do perfil do MBA em Gerenciamento de Projetos.

Busca desenvolver competências

Para assumir algumas responsabilidades como a administração de projetos, portfólios, programas ou até para estar à frente de escritórios de projetos, certas competências são necessárias. 

Nesse sentido, o curso de MBA ajuda a desenvolver competências específicas de planejamento, operação e controle de projetos.

curso gratuito da FGV mba em gerenciamento de projetos

Tem que implementar mudanças

Seja qual for o cargo, estão dentro do perfil do MBA em Gerenciamento de Projetos os profissionais responsáveis por colocar mudanças organizacionais em prática. Nessa tarefa, os conhecimentos de gestão de projetos ajudam a superar os maiores desafios.

Precisa de conhecimentos específicos

A experiência profissional é algo extremamente válido para a carreira de qualquer pessoa. Afinal, é na prática que se aprende a trabalhar. No entanto, para ter ainda mais sucesso ao desempenhar certas tarefas, os conhecimentos específicos de gerenciamento de projetos fazem toda a diferença.

Precisa se reciclar

A necessidade de reciclagem também é algo que costuma fazer parte do perfil do MBA em Gerenciamento de Projetos. Entrar na rotina e criar vícios de trabalho é normal depois de muito tempo trabalhando na área. Por isso, tem hora em que é preciso se renovar.

Aspira a altos cargos

Se você parar para observar, perceberá que a maioria dos executivos de empresas tem um currículo excelente e um alto nível de formação acadêmica. Isso significa que, para chegar a ocupar esses lugares na organização, vale a pena investir em um curso de MBA.

8 benefícios do curso para a sua carreira

Se você acha que tem o perfil do MBA em Gerenciamento de Projetos, não deixe de conferir a seguir quais são as principais vantagens que o curso oferece para você:

1. Visão holística

A visão holística diz respeito ao entendimento que um sistema não pode ser definido e caracterizado apenas pela soma de suas partes, mas sim na totalidade. Essa perspectiva ficou amplamente conhecida, principalmente após a utilização nas grandes escolas de gestão da Europa.

As vantagens dessa prática são palpáveis no dia a dia da empresa, como:

  • promoção e maior retenção de talentos do que grandes salários;
  • aumento o desempenho dos colaboradores;
  • melhoramento o ambiente de trabalho, facilitando a comunicação e aumentando a interação entre equipes;
  • entre outras.

Nesse sentido, ter uma visão holística é fundamental para a escolha e implementação das melhores estratégias. Logo, essa é uma das habilidades essenciais que você vai adquirir ao longo do MBA. 

A partir da visão holística de todas as atividades empresariais, fica mais fácil focar na criação de valor para o negócio.

2. Conhecimentos técnicos

O conhecimento técnico é essencial para que as pessoas consigam atuar em suas áreas de especialização. Ele está relacionado ao nível de escolaridade que o profissional tem, ou seja, se ele é graduado, pós-graduado, além da experiência adquirida ao longo da carreira.

Contar com conhecimentos técnicos traz impactos positivos para o trabalho do gestor e faz parte das necessidades dos profissionais com o perfil do MBA em Gerenciamento de Projetos. 

Tais conhecimentos podem ser aplicados não apenas no ambiente das organizações quanto no desenvolvimento de novos empreendimentos.

curso gratuito da FGV

3. Jogo de negócios

A gamificação é tendência no ambiente corporativo e de ensino. Essa prática torna mais simples o entendimento de conceitos, além de dinamizar tarefas burocráticas do dia a dia. 

Entendendo essas vantagens, as instituições de ensino e as empresas mais modernas já fazem dos jogos de negócios uma parte importante de seu dia a dia. 

Assim, o jogo de negócios é uma estratégia usada no curso de MBA para alinhar o ferramental teórico à prática de gestão. Ou seja, serve como um recurso valioso para ajudar os alunos a aplicar as teorias aprendidas em sala de aula no dia a dia do trabalho e na superação dos maiores obstáculos.

Nessa dinâmica, há uma simulação onde os participantes são encarados como donos de uma empresa, sendo apresentados a diversos desafios. Desse modo, eles devem colocar em prática seus conhecimentos e habilidades, além de aprender com os erros sem colocar em risco a organização.

4. Autoconhecimento

O que o autoconhecimento tem a ver com gerenciamento de projetos? Assim como em outras áreas, as competências comportamentais são necessárias para o sucesso dos gestores alinhados ao perfil do MBA em Gerenciamento de Projetos. 

Elas são adquiridas por meio de um processo de autoconhecimento, em que o profissional aprende a reconhecer certos comportamentos e a elaborar um projeto de carreira.

Portanto, identificar pontos fortes da sua personalidade, como uma comunicação clara e precisa, gerenciamento de tempo bem feito, inteligência emocional, entre outros; ou seja, as softs skills que você domina, fica mais simples entender quais pontos devem ser desenvolvidos e em quais características focar suas energias para auxiliar no crescimento da empresa. 

5. Competências do PMI

O Project Management Institute, ou PMI, fez alguns estudos sobre as aptidões necessárias para um bom gerente de projetos, descreveu e editou na 6ª edição do PMBOK. Nele, foram esquematizadas algumas competências em um Triângulo de Talentos. Nele, todas as habilidades e competências em três conjuntos: 

  • Gerenciamento de Projetos Técnico: competências relativas a domínios específicos de gerenciamento de projetos, programas e portfólios. 
  • Liderança: habilidades necessárias para orientar, motivar e dirigir uma equipe, para ajudar a organização a atingir suas metas de negócio. 
  • Gerenciamento estratégico e de negócios: relativas à expertise no setor, de forma a melhorar o desempenho e os resultados do negócio. 

Com base nelas, os alunos do MBA em Gerenciamento de Projetos constroem competências para trabalhar com um projeto ou programa desde o planejamento até a finalização.

6. Networking

O fortalecimento do networking é um dos benefícios para os profissionais com o perfil do MBA em Gerenciamento de Projetos. Durante as aulas, os alunos podem trocar grandes ideias e experiências com outros colegas e professores, fortalecendo o contato com pessoas que atuam na mesma área.

Por isso, você deve valorizar as oportunidades de estabelecer relações positivas com os demais participantes do curso. Isso porque eles podem ser contatos importantes para abrir portas no futuro.

7. Troca de experiências

Em sala, existem pessoas do Brasil — ou mundo — inteiro, que atuam em empresas de ramos similares ou diferentes do seu. Portanto, o contato com os colegas é um momento único e especial para uma troca de insights sobre situações vividas, dicas e conselhos, tanto pessoais quanto profissionais. 

O curso é um espaço no qual é possível conhecer a história de vida, os desafios e os maiores sucessos de outros profissionais que também se encaixam no perfil do MBA em Gerenciamento de Projetos.

curso gratuito da FGV mba em gerenciamento de projetos

8. Melhores oportunidades

Segundo pesquisa realizada pelo SINE, o salário de Gerente de Projetos no Brasil varia de R$ 5.800 a R$ 28.000. Nesse sentido, quanto mais especializado em um determinado assunto, maior é a capacidade do profissional para desenvolver suas tarefas e atingir salários maiores.

Ter um diploma de MBA  de Gerente de Projetos no currículo te dá muito mais chances de conseguir a vaga dos sonhos na área. É algo que demonstra seu interesse em investir em formação e um maior preparo para ocupar altos cargos. E, principalmente, que você vai se tornar um profissional melhor, com  as qualidades que mais interessam os grandes players de mercado. 

Onde fazer um MBA em Gerenciamento de Projetos?

Na hora de escolher em qual instituição fazer o seu MBA em Gerenciamento de Projetos, é importante avaliar a qualidade da instituição de ensino. 

A Século XXI Desenvolvimento Organizacional é conveniada da FGV — instituição de referência em ensino e pesquisa no Brasil e no mundo — oferecendo formação executiva de alto nível no interior do Estado de Minas Gerais.

Somamos uma longa trajetória de serviços prestados, desenvolvendo pessoas formando centenas de executivos em todo estado de Minas Gerais. Consequentemente, adquirimos expertise em cursos de Especialização, Pós-graduação Lato Sensu, MBA, cursos de Atualização e Aperfeiçoamento, além de outros cursos presenciais e à distância. 

Conclusão

As melhores empresas olham com olhos diferentes para profissionais que se atualizam, principalmente em um MBA de Gestão de Projetos, área fundamental para o desenvolvimento de qualquer negócio. 

Por isso, investir em um MBA é uma forma de acelerar sua carreira, conquistar novas oportunidades, se manter em um mercado aquecido e ter confiança para executar ações de forma assertiva. 

E aí, ainda não se decidiu pelo MBA em Gerenciamento de Projetos? Enquanto você pensa sobre, conheça o Curso gratuito da FGV: gestão e liderança clicando no banner abaixo e tenha contato com a qualidade de ensino FGV.

curso gratuito da FGV

30
jan
Homem negro estudo em frente a um computador, fazendo anotações e sorrindo.

Por que devo estudar após a graduação? 5 motivos para buscar uma pós-graduação

07
nov
mulher analisando dados em uma tela futurística de holograma

Business Analytics: a relevância na gestão empresarial

05
set
MBA em poços de caldas

MBA em Poços de Caldas: quais as melhores opções?

Assine e
mantenha-se
informado!
Nosso blog está cheio de novidades pra te ajudar na escolha da sua carreira. Assine e receba no seu emails as principais novidades publicadas por aqui!

    Unidades

    Unidades

    Araxá - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Passos - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870
    Bom Despacho - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Patos de Minas - MG
    Aulas realizadas na Av. Getúlio Vargas, 333 - Centro, Patos de Minas - MG - Parceria Fratelli
    (34) 9.9828-4463
    DIvinópolis - MG
    Aulas realizadas na Rua Serra do Cristal, 1688 - Centro, Divinópolis - MG - Parceria ACID
    (37) 9.9815-1870
    Varginha - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870