PESQUISAR

Certificação PMP ou MBA em Gerenciamento de Projetos?

Tempo de Leitura: 7 minuto(s)

Publicado em 22 de Janeiro de 2020. Por: SÉCULO XXI - CONVENIADA FGV.

TAG's: certificacao, gerenciamento, projetos

Esta é uma dúvida cruel para os profissionais da área. Você quer investir em capacitação profissional, mas ainda não sabe se deveria escolher a certificação PMP ou MBA em gerenciamento de projetos?

As duas contribuem para o enriquecimento do currículo e para o desenvolvimento profissional. No entanto, são os seus objetivos de carreira que vão determinar qual delas é a ideal para você.

Sendo assim, vale a pena você conhecer a fundo as principais características delas antes de tomar uma decisão. É isso o que este post vai apresentar a seguir. Boa leitura!

Certificação PMP ou MBA em gerenciamento de projetos?

Para que você possa descobrir qual delas atende melhor as suas necessidades, é importante que você entenda como a certificação e o curso funcionam:

MBA em gerenciamento de projetos

As pessoas que se preocupam em se desenvolver nunca param de estudar. Depois de já ter um tempo de experiência no mercado, muitos desses profissionais vão em busca de uma especialização. No caso dos que trabalham com gestão de projetos, o MBA aparece como primeira opção.

Com o aumento da procura, as principais instituições de ensino do país passaram a oferecer o curso. Diante da ampla oferta de capacitação, o mercado de trabalho passou a ser mais exigente, dando preferência aos profissionais que possuem a especialização no currículo. Quanto mais qualificados, mais chances eles têm de ocupar as melhores vagas em gestão de projetos.

Diferentemente dos cursos básicos ou de curta duração, o MBA oferece tanto a base teórica quanto os conhecimentos práticos de que os profissionais precisam no dia a dia. Ao longo da formação, os alunos aprendem a usar os processos, conceitos e ferramentas em situações bem parecidas às que eles enfrentam no mundo corporativo.

Certificação PMP (Project Management Professional)

A dúvida entre investir na certificação PMP ou MBA em gerenciamento de projetos é compreensível. Isso se deve a um motivo relevante: essa certificação é a principal no mundo inteiro quando se trata de gestão de projetos. Ela atesta que o profissional possui as competências necessárias para trabalhar com o ciclo completo de vida de um projeto.

A valorização da certificação se deve, sobretudo, ao fato de ela ser emitida pelo PMI (Project Management Institute), a principal instituição global da área de gestão de projetos. Por conta da sua abrangência, o PMI está em contato com os profissionais mais experientes do mundo, reunindo as melhores práticas de gestão.

No Brasil, ela começou a se popularizar no começo dos anos 2000, quando as organizações passaram a valorizar os gestores certificados. Esses profissionais começaram, portanto, a ter mais benefícios e a ganhar salários mais altos que os demais colegas.

3 fatores que você deve levar em consideração

Já parou para refletir sobre onde você pretende estar no futuro? Tanto os seus objetivos quanto a sua situação funcionam como critérios importantes para você se decidir entre a certificação PMP ou MBA em gerenciamento de projetos.

Porém, vale adiantar que ambos vão exigir esforços da sua parte. Seja para o PMP ou MBA, horas de estudo serão necessárias, além de dinheiro, tempo e planejamento. Portanto, confira abaixo quais são os principais fatores que você deve avaliar:

1. Momento da carreira

A situação em que você se encontrar na carreira é crucial na hora de descobrir se a melhor opção é a certificação PMP ou MBA. Se você está no começo da carreira, o exame não é uma opção. Isso porque a certificação requer anos de experiência em gestão de projetos e atuação em posição de liderança.

Por outro lado, se você é experiente, talvez a certificação PMP seja o suficiente. Afinal de contas, ela vai servir para atestar que você está apto a trabalhar como gestor de projeto. Mas é claro que isso não elimina a possibilidade de fazer uma formação completa, mesmo que você já ocupe um cargo de gestão.

2. Aprendizado

Quem pretende obter a certificação costuma fazer um curso preparatório. Entretanto, você precisa se lembrar de que o exame é direcionado a profissionais experientes, o que significa que o curso pressupõe uma série de conhecimentos prévios.

Se o seu dilema entre PMP ou MBA diz respeito ao aprendizado que cada um deles pode proporcionar, o MBA parece ser mais adequado. Isso porque a formação trabalha os assuntos mais importantes para a prática profissional e o aprendizado também se dá pelo compartilhamento de experiências de professores renomados no mercado.

3. Disponibilidade de tempo

Tratando-se de um exame, a certificação PMP não exige tanto tempo de dedicação por parte dos candidatos. Embora eles precisem se preparar, os anos de experiência são os maiores responsáveis pelo resultado.

Mais tempo é exigido de quem escolhe fazer um curso de MBA em gerenciamento de projetos. Ao longo do curso, várias disciplinas são ministradas em encontros que acontecem geralmente uma vez por mês.

Que tal aproveitar as duas opções?

Como você notou, não há como dizer se a certificação PMP ou MBA é a melhor alternativa para a sua carreira. Isso vai depender de cada caso. Mas uma coisa é certa: ter os dois títulos dá a você uma enorme vantagem competitiva no mercado de trabalho. Ambos são vistos com bons olhos pelas empresas e servem como um diferencial no seu currículo.

Agora é chegada a hora de revelar o segredo deste post! Instituições de ensino como a Século XXI, conveniada da FGV, oferecem cursos de MBA em gerenciamento de projetos que preparam os alunos para obter a certificação PMP. Durante toda a formação, as competências mais importantes de gestão de projetos são trabalhadas com base nas áreas de conhecimento preconizadas pelo PMI.

Portanto, se você achava que precisava escolher entre o PMP ou MBA, agora sabe que pode optar pelos dois! Com isso, você investe em qualificação e ao mesmo tempo conquista a validação do mercado enquanto profissional qualificado para ocupar os cargos mais altos em gestão de projetos.

Está esperando o que para sair em busca da carreira de sucesso com a qual você sempre sonhou? Saiba mais sobre o curso de MBA em gerenciamento de projetos da Século XXI!

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM DE:

Comentários:

Século XXI Conveniada FGV - Cursos de MBA, Gestão Empresarial, Gestão Comercial

© 2020 - Todos os direitos reservados

Fundada em fevereiro de 2000, a Século XXI Desenvolvimento Organizacional Ltda. é uma empresa com atuação na área de prestação de serviços em Educação Continuada e Consultoria, com foco no setor empresarial. É conveniada da Fundação Getulio Vargas - FGV Management para as regiões Centro-Oeste, Sudoeste e Alto Paranaíba, do Estado de Minas Gerais.

Século XXI Conveniada FGV - Cursos de MBA, Gestão Empresarial, Gestão Comercial, Avenida São Vicente, 469 - 1º andar - Centro
Tel.: +55 (37) 3212-9525