Blog

publicado em
18/07/2017
atualizado em
18/07/2017
às 17:29
por:
Século XXI
Tag's:
DEVE, gestor, LIVROS, projetos, TODO,

Mais 7 livros que todo gestor de projetos deve ter

Se você lida com gerenciamento de projetos na sua empresa sabe que um dos maiores desafios para um líder é motivar e engajar a sua equipe.

O que você precisa ter em mente para começar um projeto é que o objetivo deve estar claro para TODOS os envolvidos. Conhecer também cada função e cada responsável pelas etapas dos projetos é primordial para a criação de um ambiente favorável de trabalho.

Indicamos 6 livros num outro artigo com assuntos que te dão base para gerenciar o seu projeto e agora finalizamos com mais 7 livros que todo gestor deve ter em casa, abordando noções de planejamento estratégico, marketing e gestão de pessoas.

1. Planejamento Estratégico. Formulação, Implementação e Controle 

Autor: Arnaldo Rosa de Andrade

Este livro apresenta uma visão atual e operativa sobre a administração estratégica e propõe uma metodologia coerente para o desenvolvimento de processos de planejamento estratégico. Oferece informações e instrumental técnico para que você possa desenvolver tanto as suas habilidades teóricas como práticas no campo do planejamento empresarial.

Cada uma das etapas do planejamento estratégico é apresentada de forma clara e objetiva, proporcionando uma ampla visão a respeito de sua operacionalização. Com uma proposta de desdobramento do planejamento estratégico em planos de ação, fundamentais para a transformação das estratégias em resultados, traz recomendações sobre a aplicação do planejamento estratégico em diferentes contextos empresariais.

2. Cultura Organizacional e Gestão Estratégica

Autores: Francisco Conejero Perez e Marcos Cobra

Este livro aborda a cultura organizacional, ensina a compreender o seu significado e trata da formulação estratégica, pois é parte do processo de gestão empresarial. Traz como exemplos de cultura organizacional as companhias aéreas brasileiras, que é um fator chave para o sucesso em outros segmentos da atividade.

Obra recomendada para profissionais das áreas de gestão estratégica, planejamento estratégico, marketing, gestão de pessoas, gestão de competências e empresários do setor de transporte aéreo. E se você não atua nesse segmento a leitura ainda assim é recomendada e indispensável, afinal você pode perceber até pontos comuns e estudar tentando criar analogias com sua área de atuação.

3. Marketing Existencial

Autor: Luiz Felipe Pondé

“Este não é um livro sobre marketing. É um livro sobre a existência”, avisa o filósofo Luiz Felipe Pondé, logo na abertura de Marketing existencial. Seu objetivo não é indicar caminhos para o mercado, nem auxiliar os leitores a serem consumidores mais felizes. É analisar por que a produção de bens em nossa época foi, pouco a pouco, se confundindo com os anseios existenciais dos indivíduos e deixou de atender à mera satisfação de necessidades básicas.

Neste século XXI, a difusão de “bens de significado” passa à vanguarda do mercado, conduzido por um “marketing existencial” que busca vender produtos não apenas materiais, mas, sobretudo, os imateriais, na forma de bálsamos para as angústias mais profundas das pessoas.

Em sua provocante reflexão, o autor recorre à filosofia da existência – de Kierkegaard a Sartre, de Unamuno a Camus – para examinar como as questões essenciais dos seres humanos permanecem vivas e sem resposta, mesmo na “sociedade do cartão de crédito”.

4. Princípios De Marketing

Autores: Philip Kotler e Gary Armstrong

Reúne os conceitos mais modernos sobre o marketing com aplicações práticas, atuais e alinhadas com as tendências da nova economia global. Novamente com a renomada parceria entre Philip Kotler e Gary Armstrong, esta edição ilustra conceitos de marketing por meio de casos e exemplos de empresas internacionais e brasileiras.

5. Gestão de Pessoas – A Nova Fase do Recursos Humanos 

Coordenação de Andréia Roma, Christiane Sarate, Poliana Landin e Cyndia Laura Bressan

A obra mostra a relação entre felicidade e aumento de desempenho profissional. Trabalho e satisfação estão cada vez mais em destaque no contexto atual. Empresas de recrutamento e seleção investem frequentemente em pesquisas sobre o nível de felicidade no mercado e revelam que, no Brasil, ainda estamos longe ter pessoas satisfeitas com suas escolhas profissionais.

Um estudo da Catho, em parceria com uma empresa de avaliação comportamental, evidenciou que 60% dos trabalhadores brasileiros estão infelizes com o trabalho. Mas será que felicidade traz resultados para empresas e colaboradores? O bem estar no trabalho melhora o clima organizacional e aumenta o desempenho nas organizações? Temas como esses são discutidos nesta obra.

Escrita por 17 coautores, a obra trata ainda de assuntos como liderança e emoções positivas, respeito e valorização no trabalho, comunicação organizacional, atração e retenção de talentos que são boas práticas trabalhistas na gestão de pessoas.

6. Gestão de Pessoas

Autor: Idalberto Chiavenato

A obra parte dos novos desafios da gestão de pessoas e direciona a atenção do leitor para seis ações que, inerentemente, se conectam em rede: agregar, recompensar, desenvolver, monitorar, manter e, por fim, aplicar pessoas. Juntos, esses tópicos constituem a base estrutural do livro e a base da gestão de qualquer equipe dentro de uma organização.

7. Gestão de Pessoas – Enfoque Nos Papéis Estratégicos

Autor: Antonio Carlos Gil

A nova edição de Gestão de pessoas se desprende de conceitos tradicionais e mostra que o tema deve ser tratado de maneira ampla, e não apenas como administração de pessoal ou de recursos humanos. A ênfase se dá na estratégia desempenhada pelos gestores, visto que a gestão de pessoas na atualidade vai muito além do que se referir a questões trabalhistas.

Para que a engrenagem das empresas funcione bem, é preciso reconhecer a importância das pessoas que fazem parte dessa estrutura organizacional. De modo inovador e com conceitos atualizados, a obra proporciona ao leitor acesso à análise dos novos papéis do profissional de gestão de pessoas: comunicador, planejador estratégico, motivador, líder, negociador, gestor da qualidade, coach e educador corporativo.

Gerenciamento de projetos implica lidar diretamente com pessoas, seja a equipe que desenvolverá o projeto seja o público do qual se destina o projeto.

Conhecer as nuances do mercado e o comportamento humano nunca foi tão necessário para alcançar o sucesso da implementação de um projeto.

Não deixe de conferir a lista anterior de livros que todo gestor deve ter! Se gostou deste post compartilhe nas suas redes sociais e acompanhe a nossa fanpage

17
jan
Grupo 4 de pessoas interagindo enquanto mexem em um tablet e um computador.

Endomarketing: o que é e como engajar colaboradores

09
jan
Pessoas se reúnem e conversam em volta de uma mesa de reunião de um espaço de trabalho.

Você conhece a economia colaborativa? Conheça esse modelo e suas vantagens

04
dez
Três pessoas observando post-its coloridos colados em uma divisória transparentes.

A arte da estratégia corporativa no mundo moderno

Assine e
mantenha-se
informado!
Nosso blog está cheio de novidades pra te ajudar na escolha da sua carreira. Assine e receba no seu emails as principais novidades publicadas por aqui!

    Unidades

    Unidades

    Araxá - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Passos - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870
    Bom Despacho - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Patos de Minas - MG
    Aulas realizadas na Av. Getúlio Vargas, 333 - Centro, Patos de Minas - MG - Parceria Fratelli
    (34) 9.9828-4463
    DIvinópolis - MG
    Aulas realizadas na Rua Serra do Cristal, 1688 - Centro, Divinópolis - MG - Parceria ACID
    (37) 9.9815-1870
    Varginha - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870