Blog

publicado em
18/12/2019
atualizado em
18/12/2019
às 16:30
por:
Século XXI
Tag's:
Gerenciamento de projetos, gestor, projetos,

O que as empresas esperam de um gestor de projetos?

Ninguém se torna gestor de projetos da noite para o dia. Geralmente, são anos de experiência na área até conquistar o cargo, não é?

Mais do que experiência, esse profissional deve ter algumas características para alcançar o tão esperado sucesso.

Assim como as competências do maestro são fundamentais para o funcionamento de uma orquestra, as dos gestores também são para a execução de um projeto. Veja quais são elas abaixo:

7 habilidades do gestor de projetos mais valorizadas pelas empresas

1. Liderança

Na empresa, o gestor de projetos ocupa o lugar do maestro em uma orquestra. Isso significa que é ele quem deve liderar a equipe.

Mas não se trata de dar ordens, pois liderança não é isso. Um líder de verdade é aquele que inspira respeito, confiança e motiva as outras pessoas.

2. Disciplina e organização

Não dá para ter sucesso no gerenciamento de um projeto em meio à bagunça. O bom gestor precisa ser organizado, focado e disciplinado para concretizar o planejamento.

Do contrário, ele corre o risco de comprometer o trabalho de todos os membros da equipe.

3. Visão holística

A orquestra é organizada em forma de meia lua para que todos os músicos fiquem de frente para o maestro. Assim, ele pode ver o todo, o que é essencial para garantir a boa harmonia.

Quando se trata de um projeto não é diferente. Afinal, o gestor deve ter uma visão holística para conseguir entregar os resultados esperados.

4. Comunicação clara

Se o trabalho é em conjunto, todos precisam estar alinhados. Para isso, é fundamental que o gestor saiba se comunicar bem.

Isso significa ser claro ao transmitir as mensagens e atribuir responsabilidades. Numa orquestra, se o maestro cometer um erro nessa tarefa, a música não flui.

5. Inovação

Os gestores de projetos inovadores são bastante valorizados pelas empresas. Essa característica é importante para diversas áreas do trabalho.

Profissionais inovadores se destacam pela criatividade e por sempre buscarem novas soluções e novas formas de trabalhar.

6. Criação de equipes

A seleção dos músicos de uma orquestra de excelência é feita a dedo. O maestro precisa escolher os melhores em cada tipo de instrumento.

Na gestão de projetos não seria diferente. O líder é quem fica responsável por montar o time com os profissionais cujas habilidades são adequadas para cada função.

7. Feedbacks adequados

Além de reger a orquestra, o maestro aponta para os músicos quais foram os principais erros e acertos. E o mesmo deve ser feito pelo gestor de projetos.

Os feedbacks são valiosos para que as equipes se desenvolvam e se tornem cada vez melhores. Saber dar essa devolutiva é uma habilidade bastante valorizada.

Que tal conferir outros conteúdos sobre gestão de projetos? Você encontra diversos posts interessantes sobre a área aqui no blog da Século XXI! 

27
mar
Três profissionais se reúnem em volta de um computador enquanto discutem estratégias.

Desafios e boas práticas no Gerenciamento de Projetos de TI

20
mar
Mulher negra CFO se posiciona de braços cruzados sorrindo em frente a uma equipe de colaboradores.

Decifrando as funções estratégicas do CFO nas organizações

13
mar
Mulher negra anota em post it em uma parede cheia de post its organizados segundo o kanban.

Transforme sua Gestão com Kanban: Práticas Infalíveis

Assine e
mantenha-se
informado!
Nosso blog está cheio de novidades pra te ajudar na escolha da sua carreira. Assine e receba no seu emails as principais novidades publicadas por aqui!

    Unidades

    Unidades

    Araxá - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Passos - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870
    Bom Despacho - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Patos de Minas - MG
    Aulas realizadas na Av. Getúlio Vargas, 333 - Centro, Patos de Minas - MG - Parceria Fratelli
    (34) 9.9828-4463
    DIvinópolis - MG
    Aulas realizadas na Rua Serra do Cristal, 1688 - Centro, Divinópolis - MG - Parceria ACID
    (37) 9.9815-1870
    Varginha - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870