Blog

publicado em
17/07/2019
atualizado em
17/07/2019
às 14:00
por:
Século XXI
Tag's:
Gerenciamento de projetos, PMBOK, pmi, projetos,

O que você sabe sobre o PMI e PMBOK?

Não há organização hoje que não trabalhe com projetos. Assim como criamos planos para as nossas vidas, as empresas também planejam o que desejam alcançar no futuro. E essas metas podem ser traçadas e inseridas dentro de projetos. Mas o que isso tem a ver com PMI e PMBOK?

Primeiro, é preciso pensar sobre o que significa um projeto. Ele pode ser encarado como um esforço para obter um resultado, que pode ser concretizado em um serviço ou produto. Outra característica é que ele só termina quando as metas são alcançadas. Para terem sucesso, as empresas precisam de pessoas dedicadas ao gerenciamento de projetos.

Nesse campo, essas duas siglas, PMI e PMBOK, representam elementos fundamentais para as organizações terem o sucesso que desejam. Se quiser entender o que cada um significa, continue lendo o post.

PMI e PMBOK: entenda do que se tratam

O PMI (Project Management Institute) é uma instituição consolidada, presente no mundo inteiro e com foco em gerenciamento de projetos. Foi ela a responsável por criar o PMBOK (Project Management Body of Knowledge), um guia de boas práticas para os profissionais da área. Entenda mais sobre PMI e PMBOK a seguir:

PMI

Fundado em 1969 nos Estados Unidos, o PMI é uma das principais organizações dedicadas aos profissionais de gerenciamento de projetos. Ela existe em mais de 185 países e conta com mais de 700 mil membros no mundo inteiro, incluindo profissionais certificados e voluntários. Mas qual é o objetivo do instituto?

Ao reunir profissionais de diferentes países para trocar ideias, conhecimentos e experiências na área, o PMI visa agrupar as melhores práticas de gerenciamento de projetos. Ao mesmo tempo, ele colabora para o amadurecimento da profissão, discutindo questões éticas, os desafios da carreira e como colaborar para o sucesso dos negócios.

O PMI também oferece certificações na área para assegurar a competência dos profissionais – mais de 370 mil já são certificados. Por serem reconhecidas e valorizadas no mundo inteiro, as certificações ajudam os gerentes de projeto a se destacarem no mercado, conseguirem melhores oportunidades e salários mais altos.

Isso porque o PMI definiu padrões para gerenciamento de projetos que foram ganhando cada vez mais reconhecimento com o passar do tempo até se tornarem modelos usados tanto por empresas quanto pelos governos. Tais padrões foram criados pelos voluntários do PMI com experiência em diferentes tipos de projeto. Assim, foi possível criar uma linguagem única para os profissionais do mundo inteiro.

PMBOK

Há quem pense que o PMBOK seja uma metodologia, embora se trate, na verdade, de um guia do PMI. Nele, estão apresentadas as ferramentas, métodos e processos usados para diferentes projetos, de acordo com a necessidade de cada um. Além disso, os profissionais integrantes do PMI fazem constantes atualizações no material.

O PMI e PMBOK não estabelecem regras para serem seguidas. A proposta foi unir em um único material sugestões de boas práticas para o gerenciamento de projetos. Quem determina quais são as mais apropriadas são os próprios gestores, ou seja, quem realmente entende as características de cada projeto.

De que adianta compartilhar um amplo conjunto de conhecimentos por meio de uma linguagem que prejudica a comunicação? Como o maior objetivo do PMI e PMBOK é colaborar para o sucesso dos projetos, houve uma preocupação em utilizar no guia um vocabulário comum entre os profissionais da área.

Talvez você veja o PMBOK e sinta falta de alguma prática aplicada na empresa onde você trabalha. Isso não quer dizer que ela não funcione, mas saiba que o guia contém apenas as práticas cujo aumento das chances de sucesso é um consenso geral entre os profissionais de gerenciamento de projetos.

Como os gestores podem tirar proveito disso?

O PMI e PMBOK surgiram não apenas para facilitar a vida de quem trabalha com gerenciamento de projetos como também para profissionalizar a área. Veja quais são os principais aspectos que você deve levar em consideração:

Conhecer o guia

Em primeiro lugar, você deve identificar quais são os requisitos do projeto e as necessidades e expectativas dos interessados. Isso vale para todo tipo de projeto, funcionando como o ponto de partida. Mas as práticas descritas no guia precisam ser aplicadas de acordo com as características de cada um e durante todo o projeto.

O PMBOK está dividido em capítulos e é importante que você estude todos eles. Os primeiros contêm os principais conceitos ligados ao gerenciamento de projetos, seguidos pelos grupos de processos a serem seguidos, as interações dos processos com outras áreas de conhecimento e por aí vai.

Escritórios de projetos

A criação dos chamados escritórios de projetos é uma das práticas sugeridas no PMBOK. Para que eles servem? Os escritórios funcionam como unidades onde a coordenação dos projetos está centralizada. Portanto, é a estrutura responsável pela condução e acompanhamento deles dentro da empresa.

Ao mesmo tempo, os escritórios de projetos servem de apoio a todos os colaboradores envolvidos. Tendo em mente a importância de seguir a metodologia escolhida, essas estruturas também asseguram que todas as áreas envolvidas estejam trabalhando de acordo. Ainda, podem oferecer treinamento e prestar consultoria.

Ferramentas tecnológicas

Mais do que conceitos e métodos, a gestão de projetos pode contar com diversas opções de ferramentas tecnológicas. Elas potencializam os recursos já utilizados, melhoram a performance, aumentam a produtividade e, consequentemente, colaboram para melhores resultados.

A questão aqui é saber escolher a ferramenta mais adequada. Por isso, é preciso conhecer a fundo as funcionalidades de cada uma e como elas podem ajudar você. Pesquise muito bem para não acabar desperdiçando recursos.

Qualificação adequada

O último aspecto deve ser encarado como o mais importante pelos profissionais que desejam aproveitar os conhecimentos do PMI e PMBOK. Afinal de contas, para conduzir os projetos da empresa e tirar o máximo de proveito das práticas do guia, você deve estar devidamente qualificado.

Isso não significa que a experiência do dia a dia seja menos importante. No entanto, os conhecimentos fornecidos em um MBA em Gerenciamento de Projetos, por exemplo, são mais estruturados. Ainda, além de permitir que você tenha maior domínio sobre o PMBOK, contar com essa qualificação no currículo aumenta as suas chances de conseguir uma promoção.

Quer ficar por dentro de outros conteúdos interessantes de gestão? Então não deixe de acompanhar a Século XXI Conveniada FGV nas redes sociais! Siga a gente no Linkedin, no Facebook e no Instagram!

16
abr
Mulher de cabelos lisos brancos anota em caderno.

O que é Journaling? Conheça a prática usada por líderes

02
abr
4 pessoas se reúnem em mesa de reunião e uma mulher segura um gráfico apontando informações

Stakeholders: Gestão Eficaz para o Sucesso do Projeto

17
jan
Grupo 4 de pessoas interagindo enquanto mexem em um tablet e um computador.

Endomarketing: o que é e como engajar colaboradores

Assine e
mantenha-se
informado!
Nosso blog está cheio de novidades pra te ajudar na escolha da sua carreira. Assine e receba no seu emails as principais novidades publicadas por aqui!

    Unidades

    Unidades

    Araxá - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Passos - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870
    Bom Despacho - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Patos de Minas - MG
    Aulas realizadas na Av. Getúlio Vargas, 333 - Centro, Patos de Minas - MG - Parceria Fratelli
    (34) 9.9828-4463
    DIvinópolis - MG
    Aulas realizadas na Rua Serra do Cristal, 1688 - Centro, Divinópolis - MG - Parceria ACID
    (37) 9.9815-1870
    Varginha - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870