Blog

publicado em
04/12/2019
atualizado em
04/12/2019
às 15:18
por:
Século XXI
Tag's:
Gerenciamento de projetos, mba, projetos,

Qual a importância do MBA para o gestor de projetos?

Com o crescimento exponencial da área de gerenciamento de projetos, a importância do MBA só aumentou. Trata-se de um diferencial competitivo para o gestor de projetos que deseja se destacar no mercado e avançar na carreira.

Mas como essa formação ajuda você a crescer profissionalmente?

É o que você vai descobrir no post de hoje. Continue lendo para saber mais sobre o curso, a importância do MBA e como ele ajuda você a se diferenciar dos demais!

Como é o MBA em Gerenciamento de Projetos?

Quem é gestor de projetos encontra no MBA uma oportunidade única de se aprimorar profissionalmente. Isso porque a formação prepara o aluno para atender às principais demandas do mercado quando se trata de gerenciamento de projetos.

O curso ajuda os profissionais a desenvolverem tanto competências técnicas quanto comportamentais. Na parte técnica, a importância do MBA está em oferecer as melhores ferramentas e uma visão holística sobre as atividades empresariais.

Mas parte fundamental dessa formação está ligada ao autoconhecimento e às competências comportamentais. Elas são necessárias para a elaboração do projeto de carreira, capacidade de liderança e para lidar com pessoas, que são os recursos mais valiosos de qualquer projeto.

O curso é voltado para os profissionais que precisam fazer uma reciclagem profissional, alcançar novos níveis de formação acadêmica, desenvolver novas competências de gestão ou conquistar cargos mais altos dentro da organização.

Principais benefícios da formação para o gestor de projetos

Está pensando em apostar no MBA em Gerenciamento de Projetos? Confira abaixo quais são as principais vantagens que o curso oferece:

Maior bagagem de conhecimento

Assim como qualquer investimento em qualificação, um dos maiores benefícios do MBA para o gestor de projetos é a ampliação do conhecimento. Você vai perceber ao longo do curso que as disciplinas não ficam apenas restritas ao gerenciamento de projetos.

Além do estudo sobre Viabilidade, Custos, Qualidade, Aquisições, Escopo, Recursos, Riscos e Integração de Projetos, outros assuntos relevantes para a prática profissional são abordados também. Esse é o caso, por exemplo, da Economia Empresarial, Ética e Sustentabilidade, Liderança e Motivação, Gestão Estratégica, Negociação e Administração de Conflitos.

Mais segurança para tomar decisões

O gestor de projetos tem que tomar decisões importantes quase que diariamente. O problema é que nem sempre os gestores se sentem confiantes o bastante para decidir algumas questões. Isso acontece com você?

A importância do MBA está diretamente ligada à maior segurança para os profissionais fazerem as melhores escolhas. Essa é umas das tarefas mais importantes do cargo e, portanto, não há como fugir. A partir dos ensinamentos do curso, você aprende a interpretar dados e analisar métricas para entender o contexto e escolher quais caminhos seguir.

Utilização de recursos

Um dos maiores desafios das empresas é aumentar a eficiência. Isso significa saber utilizar os recursos disponíveis de maneira adequada, sempre evitando desperdícios. Mas nem sempre o gestor de projetos está preparado para lidar com essas questões. Diante disso, a importância do MBA só aumenta.

A formação ajuda você a fazer o alinhamento correto entre as tarefas e os recursos disponíveis para executá-las, o que inclui pessoas, dinheiro e tempo. Além disso, você aprende a identificar desperdícios e a aumentar o engajamento dos colaboradores para que não seja preciso contratar mais profissionais para atender às demandas do projeto.

Gerenciamento de riscos

Os riscos são inerentes a todo negócio. Sendo assim, o gestor de projetos deve aprender a lidar com eles, pois não é possível eliminá-los por completo. Uma das vantagens do MBA é que o curso fornece aos participantes os conhecimentos voltados ao gerenciamento de riscos.

Algumas ferramentas também podem ser usadas na gestão de riscos de um projeto. Todos esses ensinamentos devem ser aplicados pelo gestor na hora de verificar quais são os caminhos para chegar ao lugar esperado, sobretudo quando é preciso tomar decisões mais ousadas.

Certificação PMP

Outro benefício que evidencia a importância do MBA, como o oferecido pela Século XXI, conveniada da FGV, é a preparação para a certificação de Profissional de Gerenciamento de Projetos (PMP) do Project Management Institute (PMI).

Ter essa certificação no currículo faz uma diferença enorme. Isso porque ela é exigida e reconhecida mundialmente. Por atestar que o profissional tem experiência, formação e competência para dirigir projetos, ela aumenta as suas chances de alçar voos cada vez mais altos.

Importância do MBA: como o curso impacta a sua carreira

Veja a seguir como a especialização na área vai ajudar a dar um gás na sua carreira de gestor de projetos:

Melhores oportunidades de emprego

É claro que os anos de experiência e a prática são levados em consideração pelos recrutadores. No entanto, quando você tem o MBA no currículo, as empresas te veem com outros olhos. Ou seja, as chances de você conseguir bons empregos e cargos cada vez mais altos aumentam.

Maiores salários

Os salários pagos aos gestores de projeto podem variam bastante. O que ajuda os profissionais a conquistarem salários mais atrativos é o diploma de especialização na área. Por isso, a importância do MBA deve ser ressaltada quando se trata de remuneração.

Desenvolvimento da liderança

Como foi dito anteriormente, não são apenas as competências técnicas que contam na carreira do gestor de projetos. A capacidade de liderança, por exemplo, é fundamental. E o curso trabalha bastante as habilidades dos profissionais para motivar as equipes, comunicar-se com os colaboradores e servir de inspiração para a empresa.

Networking

O MBA também é uma oportunidade para você conhecer outros profissionais, trocar contatos e experiências. Como as pessoas vêm de empresas de diferentes ramos, a troca é bastante rica. Além disso, os colegas podem abrir novas portas para a sua carreira.

Atualização profissional

Sobretudo se você já atua na área há vários anos, a formação é essencial para te atualizar. Com a correria da rotina, é normal que você entre no fluxo de trabalho e não consiga acompanhar as inovações do mercado. Assim, o MBA ajuda você a atualizar seus conhecimentos e conhecer as práticas mais recentes.

Ficou interessado em investir na sua formação? Não deixe de conhecer mais sobre o MBA em Gerenciamento de Projetos.

16
abr
Mulher de cabelos lisos brancos anota em caderno.

O que é Journaling? Conheça a prática usada por líderes

02
abr
4 pessoas se reúnem em mesa de reunião e uma mulher segura um gráfico apontando informações

Stakeholders: Gestão Eficaz para o Sucesso do Projeto

30
jan
Homem negro estudo em frente a um computador, fazendo anotações e sorrindo.

Por que devo estudar após a graduação? 5 motivos para buscar uma pós-graduação

Assine e
mantenha-se
informado!
Nosso blog está cheio de novidades pra te ajudar na escolha da sua carreira. Assine e receba no seu emails as principais novidades publicadas por aqui!

    Unidades

    Unidades

    Araxá - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Passos - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870
    Bom Despacho - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Patos de Minas - MG
    Aulas realizadas na Av. Getúlio Vargas, 333 - Centro, Patos de Minas - MG - Parceria Fratelli
    (34) 9.9828-4463
    DIvinópolis - MG
    Aulas realizadas na Rua Serra do Cristal, 1688 - Centro, Divinópolis - MG - Parceria ACID
    (37) 9.9815-1870
    Varginha - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870