Blog

publicado em
04/09/2019
atualizado em
04/09/2019
às 16:30
por:
Século XXI
Tag's:
gestao,

7 passos para impulsionar sua carreira de gestor empresarial

A carreira de gestor empresarial, como tantas outras, não nasce da noite para o dia. É um cargo estratégico e, portanto, exige um vasto conhecimento e competências fundamentais para trilhar um caminho sólido na área.

Se é isso o que você está buscando para o seu futuro, saiba que você chegou ao lugar certo!

Este artigo fala um pouco sobre o papel exercido pelos profissionais e dá as dicas que você precisa para construir sua carreira de gestor empresarial. Não deixe de conferir!

Do que se trata a gestão empresarial?

Qualquer profissional que deseja crescer na carreira de gestor empresarial deve, antes de tudo, entender o propósito desta função. O principal objetivo da gestão empresarial é conduzir o negócio de maneira estratégica, visando sempre obter melhores resultados.

Sobretudo nas pequenas e médias empresas, geralmente o dono é considerado o gestor. Porém, é preciso ter em mente que uma boa gestão demanda formação e habilidades específicas de quem estiver à frente.

Afinal, não se trata apenas de administrar os processos necessários para o funcionamento da empresa. As ações também envolvem controle de finanças, divisão de funções, administração de recursos humanos, planejamento estratégico, planos de venda, busca de maior produtividade, entre outros.

Este conjunto de práticas é que garante a longevidade de um negócio. Todas as áreas da empresa precisam estar unidas em buscas de objetivos comuns. Mais do que sobreviver, as organizações querem sempre crescer e expandir as suas operações, certo?

Sendo assim, contar com um gestor empresarial de excelência é uma necessidade. Do contrário, a empresa corre o risco de comprometer o sucesso do negócio por conta dos erros cometidos, da instabilidade do mercado e do avanço da concorrência.

Uma gestão empresarial eficiente faz a organização caminhar sem deixar os obstáculos se tornarem empecilhos para o crescimento. Diante disso, o gestor empresarial vem sendo cada vez mais valorizado e requisitado pelas empresas. O problema é que nem sempre elas encontram nos profissionais o perfil mais adequado para o exercício da função.

Como crescer na carreira de gestor empresarial?

Para ocupar o cargo de gestor em uma organização, é preciso atender a alguns requisitos. Eles correspondem a certas competências, habilidades e formação necessária para ser um profissional de excelência.

Se você deseja crescer na carreira de gestor empresarial, vale a pena ficar atento aos itens listados a seguir.

1. Boa comunicação

Apesar de este ser um requisito da maioria das vagas de emprego, saber se comunicar bem é ainda mais fundamental nos cargos de gestão. Isso porque, ao longo de toda a carreira de gestor empresarial, o profissional fica responsável por mediar a relação entre a organização e os colaboradores.

A mediação envolve delegar funções, saber comunicar a estratégia de negócios, ser flexível, dialogar com diferentes perfis de pessoas, etc. E em todas estas situações a comunicação deve ser o mais clara e assertiva possível.

2. Mediação de conflitos

Os conflitos fazem parte da vida cotidiana de todas as pessoas, e não seria diferente no ambiente corporativo. Cada indivíduo tem sua própria personalidade e opiniões sobre os mais diversos assuntos, o que de vez em quando acaba gerando atritos.

A carreira de gestor empresarial costuma ser recheada desses episódios. Portanto, é preciso saber encontrar respostas para os conflitos, sem tomar partido e respeitando todas as partes envolvidas. As emoções devem ser controladas para não ferir ninguém nem trazer ainda mais prejuízos para a empresa.

3. Experiência em diferentes áreas

Os gestores podem ser formados em diferentes cursos ligados aos negócios. Com o objetivo de crescer na carreira de gestor empresarial, a especialização excessiva em uma única área não é a melhor solução. Isso porque esses profissionais devem ser capazes de ter uma visão ampla sobre a organização.

A melhor estratégia é passar por diferentes departamentos da empresa para aumentar o seu entendimento sobre cada um deles. Tanto que é isso o que boa parte dos líderes fizeram para serem capazes de evoluir na organização e alcançar cargos de gestão.

4. Liderança

Ser um bom líder vai além de apenas delegar funções e transmitir tarefas para os membros da equipe. A liderança no universo corporativo demanda habilidades cruciais para o desenvolvimento de um bom relacionamento com os colaboradores.

Quem deseja evoluir na carreira de gestor empresarial precisa ser capaz de confiar nos profissionais, de motivá-los e de servir de inspiração. Não se trata de fazer os colaboradores seguirem ordens, mas de conquistar o respeito para que todos unam esforços para atingir objetivos em comum.

5. Avaliação da equipe

Se os colaboradores se desenvolvem profissionalmente, a empresa se desenvolve também. Para que isso aconteça, os gestores devem dar a atenção necessária por meio do acompanhamento do trabalho realizado e de avaliações constantes.

Dessa maneira, é possível parabenizar os profissionais pelos acertos e ao mesmo tempo identificar pontos de melhoria. Mas isso não pode ser feito de qualquer jeito. O gestor precisa estar preparado para avaliar a equipe a partir de critérios precisos e propor ações para os pontos negativos.

6. Análise de dados

Tomar decisões, uma das maiores responsabilidades dos gestores. As decisões jamais devem ser tomadas a partir da intuição, mas, sim, com base em informações precisas. Nas organizações de grande porte, há profissionais que se dedicam exclusivamente à análise de grandes volumes de dados.

Ainda assim, para crescer na carreira de gestor empresarial, é necessário saber ler e interpretar os dados mais importantes. Isso porque é partir deles que são identificados os melhores caminhos para se seguir.

7. Qualificação

A graduação é parte importante da formação. Entretanto, ela é apenas o ponto de partida da carreira de gestor empresarial. Diante da dinâmica do mercado e das constantes mudanças nas empresas, os profissionais nunca devem parar de se atualizar.

Além de cursos de especialização, o MBA em Gestão Empresarial tem se mostrado fundamental para quem deseja evoluir profissionalmente. Por meio dele, é possível desenvolver novas habilidades, aprender novas práticas de gestão e, ao mesmo tempo, fazer trocas valiosas com outros profissionais.

Quem investe em qualificação, possui determinação e comprometimento tem tudo para se desenvolver cada vez mais.

É isso o que você busca para a sua carreira? Que tal conhecer o MBA em Gestão Empresarial da Século XXI? Clique aqui e veja tudo o que o curso oferece para os estudantes.

16
abr
Mulher de cabelos lisos brancos anota em caderno.

O que é Journaling? Conheça a prática usada por líderes

02
abr
4 pessoas se reúnem em mesa de reunião e uma mulher segura um gráfico apontando informações

Stakeholders: Gestão Eficaz para o Sucesso do Projeto

27
mar
Três profissionais se reúnem em volta de um computador enquanto discutem estratégias.

Desafios e boas práticas no Gerenciamento de Projetos de TI

Assine e
mantenha-se
informado!
Nosso blog está cheio de novidades pra te ajudar na escolha da sua carreira. Assine e receba no seu emails as principais novidades publicadas por aqui!

    Unidades

    Unidades

    Araxá - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Passos - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870
    Bom Despacho - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Patos de Minas - MG
    Aulas realizadas na Av. Getúlio Vargas, 333 - Centro, Patos de Minas - MG - Parceria Fratelli
    (34) 9.9828-4463
    DIvinópolis - MG
    Aulas realizadas na Rua Serra do Cristal, 1688 - Centro, Divinópolis - MG - Parceria ACID
    (37) 9.9815-1870
    Varginha - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870