Blog

publicado em
14/06/2017
atualizado em
14/06/2017
às 15:30
por:
Século XXI
Tag's:
AUMENTAR, EQUIPE, produtividade,

Como aumentar a produtividade da sua equipe

Ser cobrado pelas metas que deve alcançar e a produtividade do serviço é comum a qualquer trabalhador, seja ele um operador ou um gerente. Quem pretende se desenvolver e ser promovido na empresa que trabalha deve estar atento ao mercado e as boas práticas de gestão.

Algumas estratégias e metodologias amplamente usadas em grandes empresas, como a análise SWOT, possuem a simplicidade e a eficiência na implementação. Uma delas é o ciclo PDCA que foi criado em 1930 nos EUA, é uma sigla em inglês que significa Plan/Do/Check/Act, traduzindo literalmente fica: planejar, fazer, checar, agir e por isso tem como premissa a melhoria contínua.

O ciclo PDCA promove uma integração entre todas as etapas de execução de um projeto que está iniciando ou de processos que precisam ficar mais orgânicos no cotidiano da empresa, consequentemente o desempenho e a produtividade da sua equipe aumentam.

A vantagem é que essa metodologia é facilmente adaptável em qualquer área de atuação. Sim, ela vale se você tem uma grande empresa ou um ateliê com 10 funcionários. Continue com a gente que você entenderá como aplicar o ciclo PDCA na gestão da sua empresa.

Etapa P – Planejamento 

Esta é a primeira fase para iniciar qualquer projeto ou processo na sua empresa e garantir a qualidade e resultados esperados. Este é o momento de identificar o contexto, ou seja, ter um diagnóstico da situação que precisa ser resolvida, estabelecer objetivos e metas, definir o que e como serão feitos cada ação e quem está responsável por cada uma. E finalmente determinar prazos.

Etapa D – Execução

Aqui cada colaborador vai dar início a suas tarefas e buscar cumprir tudo o que foi planejado. É o trabalho propriamente dito. Uma dica para que a equipe esteja coesa e falando a mesma língua é que o planejamento seja compartilhado entre todos com as principais informações como tarefa, responsável e datas.

Etapa C – Acompanhamento

Uma das etapas essenciais do ciclo, como o projeto está em andamento acompanhar e monitorar é de extrema importância para identificar gargalos, falhas de comunicação e execução que vão ajudar na última etapa.

Você não precisa esperar o fim das tarefas para fazer este acompanhamento, se está na função de coordenação pode pedir relatórios semanais ou quinzenais e em alguns casos diários. Marcar reuniões de monitoramento com o seu time também é uma excelente tática, além de aproximar a equipe cada colaborador expõe seu desempenho avaliando os pontos positivos e negativos durante a execução dos serviços.

Etapa A – Correção

Relatórios em mãos é hora de avaliar, analisar e agir corretivamente consertando o que está sendo feito errado e buscar melhorar o que pode ser aprimorado.

Assim o ciclo se reinicia, com novas metas, novas datas, mas sempre com a ideia de continuidade. Como dissemos no início essa é uma metodologia simples, mas altamente eficaz pela sua objetividade.

Uma última orientação: documente todas as etapas, tenha registrado o planejamento, a execução, os relatórios e as ações corretivas indicando os erros e os acertos. Isso auxilia a implementação do ciclo PDCA em um novo processo.

Se esse conteúdo foi útil para você compartilhe nas suas redes sociais e acompanhe a nossa página no facebook

 

16
abr
Mulher de cabelos lisos brancos anota em caderno.

O que é Journaling? Conheça a prática usada por líderes

02
abr
4 pessoas se reúnem em mesa de reunião e uma mulher segura um gráfico apontando informações

Stakeholders: Gestão Eficaz para o Sucesso do Projeto

17
jan
Grupo 4 de pessoas interagindo enquanto mexem em um tablet e um computador.

Endomarketing: o que é e como engajar colaboradores

Assine e
mantenha-se
informado!
Nosso blog está cheio de novidades pra te ajudar na escolha da sua carreira. Assine e receba no seu emails as principais novidades publicadas por aqui!

    Unidades

    Unidades

    Araxá - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Passos - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870
    Bom Despacho - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Patos de Minas - MG
    Aulas realizadas na Av. Getúlio Vargas, 333 - Centro, Patos de Minas - MG - Parceria Fratelli
    (34) 9.9828-4463
    DIvinópolis - MG
    Aulas realizadas na Rua Serra do Cristal, 1688 - Centro, Divinópolis - MG - Parceria ACID
    (37) 9.9815-1870
    Varginha - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870