Blog

publicado em
21/11/2017
atualizado em
21/11/2017
às 17:22
por:
Século XXI
Tag's:
CAIXA, FLUXO, SERVE, USAR,

FLUXO DE CAIXA: o que é, para que serve e como usar?

Você sabe o que quer para sua empresa: ampliar o estoque, pagar dívidas, buscar um financiamento, abrir uma filial ou fechar as portas? Com certeza você dirá abrir uma filial ou deseja quitar as dívidas.

Para tomar qualquer uma dessas decisões, o fluxo de caixa é o instrumento da gestão financeira fundamental que o ajudará a controlar e ter a base necessária para escolhas importantes como as citadas.

 

Mas, afinal, o que é o Fluxo de Caixa?

Tenha em mente que o fluxo de caixa é a ferramenta que registra todas as transações financeiras de um negócio desde que seja mantida a organização e clareza dos dados.

Todo pagamento, rendimento, investimento, gasto, empréstimo feito na sua empresa deve ser cadastrado no fluxo de caixa com descrição de origem e destino, ou seja, é registro de todo dinheiro que entra e sai da empresa.

Quanto mais transparente for com a prestação de contas do seu negócio, mais saudável e rentável ele será. Com essa ferramenta executada estrategicamente você pode ter uma projeção do quanto pode investir, do quanto deve pagar e se seu negócio é viável ou não.

 

Qual a real importância de fazer um Fluxo de Caixa?

Você preza pelo seu dinheiro? Quer que a sua empresa dê lucro e cresça? Quer oferecer aos seus clientes um produto ou serviço de qualidade? Se disse sim a todas essas perguntas, presumimos que saiba que o quanto a base financeira da sua empresa é importante.

Manter o controle da quantia que entra e sai é identificar “quanto” de recurso você dispões, mas um Fluxo de Caixa bem feito vai além, ele te mostra “quando” esses valores irão entrar ou sair e “quais” investimentos foram realizados.

 

5 dicas sobre como usar o Fluxo de Caixa de forma eficiente

  1. Faça o controle diário: quer evitar surpresas desagradáveis? Faça o acompanhamento diário do seu Fluxo de Caixa. Dessa forma você consegue planejar e prever situações atípicas e qual atitude tomar em relação a elas.
  2. Categorize todas as despesas, custos e investimentos: nomeie seus “gastos” e “ganhos”, mas não use apenas estes nomes. Você deve registrar todo valor gasto e recebido, assim você evita desperdícios e cria as categorias que mais precisa analisar nos relatórios.
  3. Faça o controle do Estoque: organizar e controlar seu estoque revela o contingente geral de produtos e recursos que dispõe e o quanto você pode investir ou economizar em relação ao valor do estoque e seu limite máximo e mínimo.
  4. Planeje e analise a longo e curto prazo: um dos tipos de Fluxo de Caixa existentes é o fluxo de caixa projetado, ou seja, quando se trabalha com projeções dos seus gastos e ganhos pensando sempre a longo e curto prazo.
  5. Gere relatórios frequentes: em qualquer gestão, os relatórios serão seus melhores amigos, eles trazem informações relevantes que apresentam o cenário completo de todas as ações financeiras e os resultados atingidos. Delimite os períodos que vai gerar os relatórios e sobre o que cada um será, como de despesas, investimentos, custos e um comparativo entre eles.

Para uma boa gestão financeira ter conhecimento e controle dos recursos que entram e saem do seu caixa é imprescindível que você conheça as melhores práticas de gestão financeira.

A Século XXI traz para o centro-oeste mineiro a oportunidade de estudar   com professores da FGV garantindo uma abordagem teórico-prática global contando com a experiência empresarial de grandes administradores e professores do Brasil.

Gostou deste artigo? Compartilhe nas redes sociais e confira mais novidades da Século XXI Conveniada FGV na nosso FacebookLinkedIn e Instagram.

16
abr
Mulher de cabelos lisos brancos anota em caderno.

O que é Journaling? Conheça a prática usada por líderes

02
abr
4 pessoas se reúnem em mesa de reunião e uma mulher segura um gráfico apontando informações

Stakeholders: Gestão Eficaz para o Sucesso do Projeto

20
mar
Mulher negra CFO se posiciona de braços cruzados sorrindo em frente a uma equipe de colaboradores.

Decifrando as funções estratégicas do CFO nas organizações

Assine e
mantenha-se
informado!
Nosso blog está cheio de novidades pra te ajudar na escolha da sua carreira. Assine e receba no seu emails as principais novidades publicadas por aqui!

    Unidades

    Unidades

    Araxá - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Passos - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870
    Bom Despacho - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Patos de Minas - MG
    Aulas realizadas na Av. Getúlio Vargas, 333 - Centro, Patos de Minas - MG - Parceria Fratelli
    (34) 9.9828-4463
    DIvinópolis - MG
    Aulas realizadas na Rua Serra do Cristal, 1688 - Centro, Divinópolis - MG - Parceria ACID
    (37) 9.9815-1870
    Varginha - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870