Blog

publicado em
27/11/2017
atualizado em
27/11/2017
às 14:00
por:
Século XXI
Tag's:
EMPRESA, ESTRATEGICAMENTE, USAR, VENDARKETING,

Saiba como usar o Vendarketing estrategicamente na sua empresa

Vendarketing é a junção de Vendas e Marketing, ou seja, é o alinhamento entre os times de vendas e marketing.

Seguindo a lógica do próprio nome, estabelecer uma postura conjunta entre essas duas áreas passa por práticas de acordo mútuo de metas para ambos os times, conversas e feedbacks periódicos para manter a linguagem e promover o alcance do mesmo objetivo: resultado.

Se você é empresário já presenciou algum atrito entre esses dois departamentos, parece que eles não falam a mesma língua. O desafio é mostrar aos líderes dos dois times a importância de observar atentamente as alterações do mercado.

Comunicação e suporte

Hoje em dia é muito mais fácil e rápido para o consumidor procurar e conseguir informação sobre determinado produto ou serviço quando ele “joga no Google”.

Grandes e médias empresas já entenderam que para vender mais e melhor a marca deve estar genuinamente interessada em educar, informar e entreter seus clientes, ou seja, se relacionar.

Isso significa que o papel do marketing, mais do que nunca, é de agir de forma estratégica pensando e acompanhando todo o processo da jornada de compra do consumidor. Dessa forma são passados para o time de vendas pessoas mais qualificadas e com um potencial de compra maior.

3 práticas que você deve fazer para que Marketing e Vendas se entendam

1 Criar o Acordo de Vendarketing

Em inglês usa-se a sigla SLA (Sales Level Agreement) que são um conjunto de normas, responsabilidades e metas claras e reais para ambos os times. Metas decididas em conjunto e baseadas em dados.

2 Fluxo de Informação

Você já entendeu que estes departamentos são interdependentes e as ações de um influenciam diretamente as ações do outro. Então, não faz sentido conflitos que o time de marketing “fez isso” ou o pessoal de vendas “faz aquilo”.

As informações também são baseadas em dados e transparência, só assim você consegue o alinhamento entre seus dois times.

3 Reuniões Periódicas

Faça os times apresentarem um para o outros seus resultados mensais. Se você trabalha sua presença digital consegue mensurar e qualificar estratégias em tempo real, periódicas e prever um crescimento escalável.

O time de marketing precisa de informação sobre as dúvidas e dores dos clientes para que consiga entregar um conteúdo relevante e atraente ao usuário. Quem normalmente tem essas informações mais reais e locais é o time de vendas.

E novamente, os argumentos de ambos os times devem ser mostrados e validados com base em dados.

Quando o objetivo é o mesmo e se trabalha com uma comunicação transparente não faz sentido um departamento brigar com o outro.

O que você acha sobre essa metodologia de Vendarketing? É possível aplicar hoje o alinhamento entre seus times de marketing e de vendas?

Essa prática é um dos novos desafios da Gestão Empresarial, as novidades e o comportamento das pessoas tem mudado constantemente. Estudar, observar e decidir seus objetivos são a base para uma excelente gestão.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais e siga nosso facebook, LinkedIn e Instagram.

16
abr
Mulher de cabelos lisos brancos anota em caderno.

O que é Journaling? Conheça a prática usada por líderes

02
abr
4 pessoas se reúnem em mesa de reunião e uma mulher segura um gráfico apontando informações

Stakeholders: Gestão Eficaz para o Sucesso do Projeto

17
jan
Grupo 4 de pessoas interagindo enquanto mexem em um tablet e um computador.

Endomarketing: o que é e como engajar colaboradores

Assine e
mantenha-se
informado!
Nosso blog está cheio de novidades pra te ajudar na escolha da sua carreira. Assine e receba no seu emails as principais novidades publicadas por aqui!

    Unidades

    Unidades

    Araxá - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Passos - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870
    Bom Despacho - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Patos de Minas - MG
    Aulas realizadas na Av. Getúlio Vargas, 333 - Centro, Patos de Minas - MG - Parceria Fratelli
    (34) 9.9828-4463
    DIvinópolis - MG
    Aulas realizadas na Rua Serra do Cristal, 1688 - Centro, Divinópolis - MG - Parceria ACID
    (37) 9.9815-1870
    Varginha - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870