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A importância do marketing como estratégia

Tempo de Leitura: 6 minuto(s)

Publicado em 15 de Janeiro de 2020. - Atualizado em 15 de Janeiro de 2020 às 09:40. Por: SÉCULO XXI - CONVENIADA FGV.

TAG's: importancia, marketing, estrategia

Ao fazer uma busca na internet, você vai encontrar diversas definições para o conceito de marketing. Geralmente, ele está associado à propaganda e às vendas. Porém, será que a importância dele se deve apenas a isso?

Este foi feito exatamente para tratar sobre o assunto. Abaixo, você vai entender como as estratégias de marketing impactam os negócios e quais são os maiores benefícios. Confira!

Por que o marketing deve fazer parte da estratégia da sua empresa?

A ideia de que as estratégias de marketing são usadas apenas pelas grandes empresas deve ficar para trás de uma vez por todas. Não é preciso ter um grande poder aquisitivo para implementá-las no negócio. Fique sabendo que muitas micro e pequenas empresas já perceberam a importância de contar com um bom plano de marketing.

A realidade não é mais a mesma, pois os canais de comunicação mudaram e a internet trouxe facilidades bastante interessantes para as empresas. Hoje o mundo virtual oferece diversos meios de aplicar estratégias de marketing sem grandes custos.

Antes, as marcas precisavam aparecer em espaços publicitários na televisão, revistas e jornais para serem vistas. Tudo isso custava muito caro, impedindo as empresas menores de aparecer. Por outro lado, com o digital, a criatividade pode valer muito mais do que ter dinheiro no bolso.

Portanto, não existem mais desculpas para deixar de aproveitar as vantagens que o marketing apresenta para qualquer negócio. Embora não haja fórmulas prontas, saiba que é possível encontrar aquela que funciona melhor para cada organização; basta saber onde se quer chegar.

6 benefícios do marketing para o negócio

Conheça abaixo algumas das principais vantagens das estratégias de marketing para a sua empresa:

1. Ótimo custo-benefício

Boa parte das estratégias de marketing são implementadas nos meios digitais. Isso significa que elas não geram custos altos para a empresa. Com um investimento baixo, é possível alcançar ótimos resultados por meio das ações de marketing.

Diferentemente do que muita gente pensa, o marketing não está restrito apenas à divulgação de produtos e serviços. Quando trabalhado de forma estratégica, com base no plano de negócio da empresa, ele funciona como uma ferramenta poderosa para o alcance das metas.

2. Ganho de autoridade

Você já ouviu falar sobre marketing de conteúdo? Por meio dele, as marcas são capazes não só de se fazer presentes no universo online como também de ganhar autoridade. Isso acontece a partir da produção de conteúdos interessantes para o blog, site, redes sociais, e-mail marketing, etc.

Se a sua empresa vende alimentos orgânicos, por exemplo, ela deve se tornar uma referência quando se trata de alimentação saudável, sustentabilidade e temas relacionados. Dessa maneira, é possível atrair mais clientes em potencial e mostrar que a empresa tem legitimidade para vender seus produtos.

3. Aumento das vendas

O marketing também é capaz de alavancar as vendas. Tanto que esse costuma ser o principal objetivo das empresas ao adotar essa ferramenta. Para isso, é fundamental que toda a estratégia seja desenvolvida em parceria com a equipe comercial para alinhar os objetivos.

Ao contar com o poder das ações de marketing, a empresa consegue identificar mais facilmente seu público-alvo, conhecer a fundo o consumidor e atraí-lo com conteúdos relevantes. Dessa maneira, a venda acontece porque a pessoa gostou da marca e acredita no produto. Ou seja, ela não é convencida a realizar uma compra.

4. Fortalecimento da marca

Além de ter produtos de qualidade e ser bem administrado, um negócio precisa ter uma marca forte para sobreviver. Como a concorrência sempre vai existir, é preciso se esforçar bastante para garantir a longevidade da empresa.

Nesse caso, o marketing é a ferramenta ideal. A partir de um trabalho consistente, que mostre os diferenciais da marca e atinja o público certo, sua empresa pode ganhar vantagem competitiva frente às concorrentes.

5. Mensuração de resultados

As ações de marketing não devem ser encaradas como gasto, mas como investimento. Isso porque, como você viu aqui, elas impactam positivamente o negócio, produzindo resultados reais. E o melhor de tudo é que dá para provar que esses investimentos valem a pena.

Isso graças às métricas. Elas devem ser definidas de acordo com os objetivos do negócio e apontam o desempenho das estratégias usadas. Assim, é possível identificar possíveis falhas, otimizar as campanhas, corrigir erros e, claro, mostrar os resultados positivos em números.

6. Fidelização de clientes

Você já deve ter ouvido falar bastante sobre a importância de manter um relacionamento próximo com os clientes, certo? As ações voltadas para esse objetivo fazem parte das estratégias de marketing.

Não basta ter uma boa relação com o consumidor somente até a venda ser feita. É necessário ter um relacionamento duradouro para a empresa conseguir fidelizar seus clientes. Isso significa manter o contato mesmo no pós-venda.

Cuidado para não ser deixado para trás

O modo como o marketing é interpretado pelos gestores é algo fundamental. Os benefícios são vários, mas, se as estratégias não forem encaradas de forma correta, os frutos colhidos não serão os mesmos.

Em primeiro lugar, deve estar claro para a empresa que investir em marketing não é mais uma opção. As organizações que não se atentarem para isso vão ser deixadas para trás pelas concorrentes, colocando o futuro dos negócios totalmente em risco.

Além disso, os gestores não podem achar que a adoção de estratégias de marketing vai resolver problemas do dia para a noite, pois não é assim que funciona. Algumas ações podem produzir resultados a curto prazo. No entanto, quando se trata de estratégias, é preciso pensar, sobretudo, a médio e longo prazo.

Pensando nos benefícios que foram listados aqui, dá para ter uma noção de que vários deles serão observados com o passar do tempo. Conforme as ações vão sendo aplicadas, o marketing estratégico se torna parte do DNA da organização. É a construção de um caminho seguro até a empresa chegar no lugar em que deseja estar.

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