PESQUISAR

Saiba os benefícios de usar o LinkedIn para a sua vida profissional

Tempo de Leitura: 8 minuto(s)

Publicado em 6 de Julho de 2018. Por: SÉCULO XXI - CONVENIADA FGV.

TAG's: beneficios, usar, linkedin, vida, profissional

Você já ouviu falar sobre alguns dos benefícios de usar o LinkedIn? Mais do que apenas um banco de currículos, a plataforma não parou de evoluir desde que foi criada. Agora ela é usada não apenas pelas pessoas em busca de novas oportunidades de trabalho, mas também para o desenvolvimento do marketing pessoal de profissionais das mais variadas áreas.

 

Até mesmo as empresas estão usando o LinkedIn para aumentar a sua presença digital. Com 29 milhões de inscritos, o Brasil é o terceiro país com o maior número de usuários nessa rede social que conecta profissionais de diversos segmentos. Além disso, a plataforma tem se desenvolvido como um espaço importante para o compartilhamento de ideias e experiências por personalidades influentes no mercado brasileiro.

 

Você sabe utilizar essa rede social de forma estratégica? Para te ajudar nessa tarefa, nós vamos te contar um pouco mais sobre a evolução da plataforma, os benefícios de usar o LinkedIn e algumas dicas valiosas para você promover a sua carreira e gerar ainda mais negócios para sua empresa.

 

Sobre o LinkedIn


Lançado em 2003 com algumas funções básicas, o LinkedIn tinha inicialmente o intuito de servir apenas como uma ferramenta voltada ao aumento do networking dos profissionais de diversas áreas de atuação. Com o passar dos anos, a rede social foi ganhando cada vez mais inscritos e novas funcionalidades. Está disponível em 24 idiomas para atender usuários de 200 países diferentes.

 

Além de poderem estabelecer conexões com outros profissionais, o compartilhamento de conteúdo e a busca por vagas de emprego foram incorporados aos benefícios de usar o LinkedIn. Agora as empresas também podem ter suas próprias páginas para publicação de materiais e divulgação de vagas, o que contribuiu para que a rede social se tornasse uma poderosa ferramenta de marketing.

 

Tanto que, segundo dados da pesquisa Social Media Trends 2018 da Rock Content, mais de 60% das empresas consideram que as redes sociais são muito importantes para os negócios, sendo o LinkedIn a terceira rede social mais usada por elas. Além disso, a pesquisa também mostrou que quase 70% dos usuários entrevistados utilizam o LinkedIn. E, quando se trata dos assuntos mais procurados por eles na plataforma, mais de 85% disseram buscar informações sobre sua profissão ou área de atuação.

 

Dicas e benefícios de usar o LinkedIn


Você já parou para pensar que estar presente no LinkedIn pode ser excelente para a sua carreira profissional e/ou para sua empresa? Por conta dos inúmeros benefícios de usar o LinkedIn, essa rede social funciona como uma ferramenta importante para quem deseja se destacar no mercado e investir na própria carreira.

 

Vale ressaltar que, você tendo ou não um perfil no LinkedIn, é fundamental que, em primeiro lugar, os seus objetivos profissionais estejam claros. Afinal de contas, é a partir deles que você poderá estabelecer um verdadeiro rumo para a sua profissão.

 

Confira 4 dicas importantes para você aproveitar todos os benefícios de usar o LinkedIn.

 

1. Mantenha seu perfil atualizado


Tendo em mente que o seu currículo está disponível para empresas, recrutadores e inúmeros profissionais, é essencial que o seu perfil esteja sempre atualizado. Isso porque um dos principais benefícios de usar o LinkedIn é poder se posicionar no mercado e procurar novas oportunidades de emprego ou encontrar novos talentos.

 

Por isso, complete o seu perfil com as suas experiências profissionais, formação acadêmica, competências e um resumo sobre você. Além disso, você também pode incluir informações sobre conhecimento de idioma, certificados, cursos, projetos, prêmios, entre outros.

 

Procure preencher todos os campos de forma clara e objetiva. O mais importante aqui é deixá-lo o mais completo possível, valorizando a sinceridade na hora de falar sobre você mesmo.

 

2. Encontre conexões e grupos relevantes para sua carreira e negócios


A possibilidade de participar de grupos formados por profissionais da sua área é um dos grandes benefícios de usar o LinkedIn. Você amplia sua presença digital, estabelece novas conexões com colegas de profissão e, ao mesmo tempo, consegue ficar por dentro de tudo o que acontece no mercado.

 

Você pode investir no networking e discutir sobre os principais assuntos, eventos e novidades relevantes para o seu negócio ou para a sua carreira. O que é bastante interessante também é que os integrantes conseguem visualizar os perfis dos colegas de grupo sem precisarem estar necessariamente conectados entre si.

 

Isso quer dizer que, ao participar de grupos, você consegue habilitar o recurso de envio de mensagens para profissionais que ainda não fazem parte da sua rede de contatos. E quem sabe gerar negócios com eles? Você ainda pode visualizar os perfis dos integrantes de grupos dos quais você faz parte.

 

3. Produza e compartilhe conteúdo


Assim como em outras redes sociais, você pode compartilhar e publicar conteúdo no LinkedIn. Por se tratar de uma rede profissional, o conteúdo compartilhado é mais focado no mercado ao qual você faz parte ou ligados a assuntos como negócios, finanças e carreiras.

 

Sendo assim, um dos benefícios de usar o LinkedIn é a qualidade das interações dentro da rede, já que o conteúdo diz respeito a temas realmente do seu interesse profissional. Você pode, por exemplo, compartilhar vídeos ou recomendar artigos que considere relevante para a sua área ou negócio.

 

É possível também publicar conteúdo próprios no LinkedIn. A rede possui uma plataforma chamada Pulse que funciona como um blog onde os usuários podem fazer publicações, compartilhá-las em outras redes e abrir para comentários.

 

4. Siga perfis e empresas de seu interesse


A nossa última dica está relacionada a mais um dos benefícios de usar o LinkedIn: estar em contato com os profissionais que são as principais referências no mercado e empresas que produzem conteúdo especializado. Assim como no Facebook, Twitter e Instagram, você pode seguir as pessoas mais interessantes para a sua área e acompanhar o que elas publicam e compartilham na rede.

Algumas recomendações de profissionais para você seguir no LinkedIn: Olívia Bulla, jornalista e pesquisadora especializada em economia e influente na rede; Abílio Diniz, criador do grupo Pão de Açúcar, ex- aluno da FGV e uma das principais referências de sucesso no país; e Ricardo Amorim, economista e apresentador considerado um dos brasileiros mais influentes pela Forbes.

 

Outra dica interessante é seguir a página de empresas relevantes para a sua profissão como, por exemplo, a Hotmart, startup referência em venda e distribuição de produtos digitais; a FGV, uma das melhores instituições de ensino superior do país; e a Século XXI - Conveniada FGV que vêm formando executivos no Centro-Oeste, Triângulo e Alto Paranaíba de Minas Gerais.


Portanto, se você tem o objetivo de gerar mais oportunidades de negócio e crescer na carreira profissional, não fique de fora do LinkedIn. Se você ainda não faz parte da rede, aproveite as nossas dicas e crie seu perfil agora mesmo!

 

E aí? Está pronto para usar o LinkedIn como sua vitrine profissional e começar a compartilhar suas experiências? Conte pra gente e aproveite para seguir a página do LinkedIn da Século XXI.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM DE:

Comentários:

Século XXI Conveniada FGV - Cursos de MBA, Gestão Empresarial, Gestão Comercial

© 2018 - Todos os direitos reservados

Fundada em fevereiro de 2000, a Século XXI Desenvolvimento Organizacional Ltda. é uma empresa com atuação na área de prestação de serviços em Educação Continuada e Consultoria, com foco no setor empresarial. É conveniada da Fundação Getulio Vargas - FGV Management para as regiões Centro-Oeste, Sudoeste e Alto Paranaíba, do Estado de Minas Gerais.

Século XXI Conveniada FGV - Cursos de MBA, Gestão Empresarial, Gestão Comercial, Avenida São Vicente, 469 - 1º andar - Centro
Tel.: +55 (37) 3212-9525