PESQUISAR

Gestão Comercial e Marketing: quais seus desafios

Tempo de Leitura: 5 minuto(s)

Publicado em 20 de Janeiro de 2017. - Atualizado em 9 de Março de 2017 às 08:52. Por: SÉCULO XXI - CONVENIADA FGV.

TAG's: gestao, comercial, marketing, quais, seus, desafios

Afinal, são setores que se complementam, uma vez que as ações de marketing são essenciais para a venda de produtos e serviços e que os objetivos do marketing só podem ser atingidos se as vendas forem concretizadas.

Tanto a Gestão Comercial quanto o Marketing Empresarial são atividades complexas, que envolvem uma série de ações importantes para a boa performance da empresa. Por essa razão, as dificuldades que os profissionais desses dois campos enfrentam dentro de um negócio são muitas.

Continue a leitura para conferir alguns dos desafios que as equipes de Gestão Comercial e de Marketing têm de superar para atingir sempre os melhores resultados.

Implantar melhores ferramentas e metodologias comerciais

É preciso acompanhar a evolução das técnicas comerciais para assegurar a competitividade da organização. Constantemente os softwares comerciais são aperfeiçoados e surgem melhores ferramentas de gestão, bem como procedimentos mercadológicos mais eficientes.

Estruturar preços

Estabelecer o preço de produtos e serviços de maneira adequada é fundamental para a saúde financeira do negócio. O valor do que é oferecido tem de ser definido levando em conta os custos com matérias-primas e mão de obra, além de outras despesas relacionadas à produção.

Gerenciar prazos

Os prazos estabelecidos devem considerar basicamente as necessidades dos clientes e o fluxo de caixa da empresa. Se o pagamento do fornecedor deve ser feito em 30 dias, não convém parcelar a venda num período maior que este.

Estabelecer estratégias de vendas

Boas estratégias de venda são necessárias para obter os melhores resultados, e para definir essas táticas é indispensável que se analise o mercado, compreenda o comportamento dos consumidores e utilize ferramentas de controle. Deve-se planejar também o cotidiano dos vendedores, a fim de assegurar melhores volumes de vendas.

Traçar metas claras e atingíveis

Nada de metas absurdas, que apenas visam lucro alto e rápido e só servem para desmotivar a equipe. Metas bem definidas e compatíveis com a realidade da empresa e do mercado funcionam como um estímulo para o time e garantem o bom desempenho do negócio.

Capacitar os colaboradores

Conhecer o produto ou serviço não é suficiente. Para desenvolver boas negociações e conquistar os melhores resultados, a equipe deve ter noções de gestão, organização e conhecimentos técnicos. Assim, os colaboradores serão capazes de aumentar as vendas e até recuperar clientes.

Motivar os vendedores

Vendedores motivados vendem mais e melhor. Para manter o ânimo do time, o gestor tem de estar atento às necessidades de cada profissional e demonstrar reconhecimento pelo bom trabalho apresentado.

Elaborar um plano de marketing eficiente

O planejamento de todas as ações que serão colocadas em prática torna a trajetória para o sucesso mais clara e sólida, e permite que as estratégias sejam ajustadas rapidamente quando necessário.

Comprovar o ROI das ações de marketing

A pressão por atestar o retorno sobre o investimento em atividades de marketing é grande e constante. Por isso, todos os resultados devem ser mensurados: duração do ciclo de compra, influência das práticas de marketing nas vendas, custo da atração e retenção de clientes, entre outros.

Constituir valores

Desenvolver valor para a marca é um desafio e tanto. Afinal, o consumidor não escolhe o produto ou serviço apenas pelo preço, mas pelo valor a ele agregado. Isso inclui a preocupação social da empresa, sua missão e também sua responsabilidade ambiental.

Automatizar ações

A automação de marketing permite atender a todos que interagem com a organização de modo personalizado e escalável, utilizando os canais online da melhor maneira possível. Isso contribui para o aumento das vendas, a ampliação da receita, a redução de custos, a retenção de clientes e a consolidação da imagem da empresa.

Otimizar a presença online

Manter o site da empresa sempre atualizado e ampliar e fortalecer a presença da marca nas redes sociais e em portais de grande credibilidade são ações extremamente viáveis e de custo relativamente baixo que surtem efeitos bastante positivos em relação à atração e fidelização de público.

Alinhar discurso e ação

Entregar aquilo que se promete e proporcionar ao consumidor a melhor experiência de compra são atitudes cruciais para o sucesso da organização. Por isso, treinar os colaboradores, alinhando discurso e ação, é uma iniciativa essencial na gestão de marketing.

Construir relações e parcerias

Desenvolver um bom relacionamento com clientes, empresas do seu meio de atuação e veículos de notícias sobre o setor é uma ótima forma de disseminar produtos e serviços de um jeito credível e econômico.

Para ser capaz de encarar e superar todos esses desafios, o profissional precisa ter uma boa formação. O conhecimento de conceitos clássicos e o domínio de técnicas modernas são requisitos fundamentais para construir uma bela carreira no próspero setor comercial. Tem interesse? Então confira nosso artigo sobre bons motivos para se especializar em gestão comercial.

 

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM DE:

Comentários:

Século XXI Conveniada FGV - Cursos de MBA, Gestão Empresarial, Gestão Comercial

© 2018 - Todos os direitos reservados

Fundada em fevereiro de 2000, a Século XXI Desenvolvimento Organizacional Ltda. é uma empresa com atuação na área de prestação de serviços em Educação Continuada e Consultoria, com foco no setor empresarial. É conveniada da Fundação Getulio Vargas - FGV Management para as regiões Centro-Oeste, Sudoeste e Alto Paranaíba, do Estado de Minas Gerais.

Século XXI Conveniada FGV - Cursos de MBA, Gestão Empresarial, Gestão Comercial, Avenida São Vicente, 469 - 1º andar - Centro
Tel.: +55 (37) 3212-9525