PESQUISAR

Por que o MBA é um ótimo investimento em tempos de crise?

Tempo de Leitura: 4 minuto(s)

Publicado em 12 de Julho de 2016. - Atualizado em 8 de Março de 2017 às 17:46. Por: Suporte.

TAG's: otimo, investimento, tempos, crise

Falar em investimento durante a crise é algo desafiador, não é mesmo? Afinal, quem está trabalhando teme ser demitido de uma hora para outra, e quem está desempregado procura enxugar os gastos ao máximo até conseguir uma recolocação.

Todos esses medos são justos, mas não podem estagnar o desenvolvimento da carreira, visto que a boa qualificação e a reciclagem profissional são requisitos básicos para a contratação e a manutenção de colaboradores em períodos instáveis como esse. Por essa razão, podemos afirmar que o MBA é um ótimo investimento em tempos de crise, sim.

Por que fazer MBA?

Segundo especialistas, a desestabilização econômica faz as empresas desejarem colaboradores polivalentes, ou seja, capazes de se adaptar às situações e promover soluções eficientes para as dificuldades. Quem tem apenas a graduação e se especializa num único campo acaba tendo capacidades limitadas para lidar com a crise.

O MBA é um ótimo investimento porque ajuda o profissional a assumir um estilo generalista, com uma visão mais ampla de negócio. Essa postura estratégica o põe em vantagem na hora de conseguir uma recolocação ou de assumir uma nova posição na empresa.

Quem conta com efetividade operacional, foco no controle e eficácia na produção de resultados – capacidades estimuladas com o MBA – sempre tem boas oportunidades de trabalho, mesmo com a economia instável. Afinal, empregadores valorizam essas habilidades, sobretudo, quando não sabem o que esperar do mercado.

Para escapar da crise, vale a pena aplicar tempo e dinheiro num MBA que propicie uma percepção astuta do negócio e de tendências futuras, já que inovação e competência são as palavras de ordem diante da recessão.

Quer mais motivos para investir num MBA? Confira a lista que preparamos.

8 razões que fazem do MBA um ótimo investimento em tempos de crise

1 – De acordo com estudo realizado pela consultoria Robert Half, 68% dos 70 executivos brasileiros entrevistados veem relevância nessa formação. Isso porque, em momentos turbulentos, aptidões de gestão, senso de oportunidade, capacidade de liderança, criatividade e eficiência são requisitos muito procurados pelas empresas.

2 – O levantamento da Robert Half indicou ainda que, para 69% dos diretores ouvidos, cursos de especialização como o MBA dão ao profissional uma vasta visão de negócios, contemplando vários setores de uma empresa. Eles também destacaram como pontos positivos, a ampliação do networking e a troca de experiências promovidas pelo curso.

3 – Segundo pesquisa realizada pela HR Academy e pela Nextview People, a maior dificuldade apontada pelos recrutadores na hora de preencher uma vaga, principalmente de nível gerencial e executivo, é a falta de qualificação profissional.

4 – A análise da HR Academy e da Nextview People mostrou ainda que na contratação de profissionais juniores faltam competências técnicas em especial; na seleção para cargos plenos destaca-se a falta de capacidades relacionadas à gestão de negócios e à liderança; na escolha de colaboradores seniores há falta de adesão à cultura da empresa e de talento para liderar.

5 – O MBA é um ótimo investimento por promover o contato direto com professores que atuam no mercado. São profissionais que exercem cargos de diretores, presidentes e consultores e que praticam a disciplina ministrada no dia a dia. Por isso, conseguem transmitir e exemplificar os conceitos de forma mais efetiva e atualizada, aliando bem teoria e prática.

6 – Os professores experientes se tornam boas referências na hora da contratação, e indicações podem surgir entre os colegas de turma, uma vez que muitos alunos são profissionais atuantes ou têm o próprio negócio.

7 – Os estudos de caso e a troca de experiências em sala de aula são constantes e essenciais para quem deseja formar um bom know how, destacar-se no mercado e construir uma carreira bem-sucedida.

8 – O MBA é ideal para dar novos rumos à vida profissional, pois garante uma formação segura, mesmo que a carreira almejada não tenha relação direta com a graduação e as experiências conquistadas.

Se animou com essa lista de razões que mostram como o MBA é um ótimo investimento em tempos de crise? Então, compartilhe o conteúdo e descubra também como escolher o MBA mais adequado para sua carreira.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM DE:

Comentários:

Século XXI Conveniada FGV - Cursos de MBA, Gestão Empresarial, Gestão Comercial

© 2018 - Todos os direitos reservados

Fundada em fevereiro de 2000, a Século XXI Desenvolvimento Organizacional Ltda. é uma empresa com atuação na área de prestação de serviços em Educação Continuada e Consultoria, com foco no setor empresarial. É conveniada da Fundação Getulio Vargas - FGV Management para as regiões Centro-Oeste, Sudoeste e Alto Paranaíba, do Estado de Minas Gerais.

Século XXI Conveniada FGV - Cursos de MBA, Gestão Empresarial, Gestão Comercial, Avenida São Vicente, 469 - 1º andar - Centro
Tel.: +55 (37) 3212-9525