Blog

publicado em
13/12/2017
atualizado em
13/12/2017
às 15:30
por:
Século XXI
Tag's:
DIFERENCA, ENTRE, GRADUACAO, mba, MESTRADO,

Qual a diferença entre Pós-graduação, MBA e Mestrado?

Quando a graduação acaba alguns alunos por inexperiência e insegurança podem se acomodar ou até desistir de seus sonhos, entenda as opções de pós-graduação e faça planos para o futuro.

O que fazer depois de se formar na faculdade? É uma das perguntas mais frequentes entre os recém graduados de qualquer curso. É mais um momento de importante decisão para o universitário e muitos, por não saberem a diferença básica entre os cursos de Pós-graduação, podem se equivocar na escolha.

É verdade que se tem muitos caminhos a seguir e é por isso que o nosso primeiro conselho será para você se conhecer. Saiba exatamente o que você gosta de fazer e faz bem ou tem vontade de se aprimorar e invista nisso.

Para decidir o que fazer numa pós graduação você precisa entender a diferença entre especialização, MBA, Mestrado e Doutorado. Essas 4 modalidades de curso se dividem entre dois grupos: Lato Sensu e Stricto Sensu.

Lato Sensu é uma expressão latina que significa sentido amplo, ou seja, são os cursos de aprimoramento profissional, como as especializações e os MBAs, e são as melhores escolhas para as pessoas que querem construir uma trajetória sólida e rentável no mercado de trabalho dentro de uma empresa ou para começar o próprio negócio.

Fica fácil saber o que são os cursos de Stricto Sensu não é mesmo? A expressão também vem do latim e significa sentido restrito, e estão incluídos os cursos de Mestrado e Doutorado, que têm como principal foco a formação de professores e pesquisadores acadêmicos.

Ainda na dúvida para onde ir? Siga 3 dicas básicas:

Procure saber como é a rotina de estudo de cada curso, converse com pessoas que estão fazendo um mestrado ou um MBA e veja qual se adequa melhor a sua realidade.

Verifique as condições de entrada nestes cursos: provas de seleção, valores, exigência de conhecimento em língua estrangeira, carga horária e matriz curricular.

Aposte naquilo que você gosta, sabe fazer bem e defina metas claras para alcançar teus sonhos.

Normalmente cursos de MBA tem uma duração menor e carga horária mais flexível, se você trabalha o dia todo vai conseguir conciliar melhor as duas coisas, já os mestrados exigem uma rotina mais exclusiva e quase total para se dedicar ao estudo.

Mas afinal, o que é um MBA?

Um MBA ou Master in Business Administration, traduzindo para o português fica literalmente mestre em administração de negócios. É um tipo de curso lato sensu como dizemos acima e completamente voltado para a prática profissional e formação de executivos de alta performance nas áreas de gestão e negócios.

Se você pretende acelerar sua carreira executiva ou almeja um cargo de gerência em alguma empresa o MBA é a melhor escolha. Com um conjunto de vantagens que são indispensáveis para uma vida profissional de sucesso.

É um conjunto de ferramentas que permite ampliar a percepção de riscos e oportunidades na empresa que o aluno atua e se tem um retorno rápido e prático. No final de um MBA você está apto para tomar decisões e realizar negociações de forma mais segura e assertiva.

Gostou deste artigo? Compartilhe e se tem alguma dúvida ou se quiser acrescentar algo deixe nos comentários. Aproveite para curtir nossa fanpage!

30
jan
Homem negro estudo em frente a um computador, fazendo anotações e sorrindo.

Por que devo estudar após a graduação? 5 motivos para buscar uma pós-graduação

07
nov
mulher analisando dados em uma tela futurística de holograma

Business Analytics: a relevância na gestão empresarial

05
set
MBA em poços de caldas

MBA em Poços de Caldas: quais as melhores opções?

Assine e
mantenha-se
informado!
Nosso blog está cheio de novidades pra te ajudar na escolha da sua carreira. Assine e receba no seu emails as principais novidades publicadas por aqui!

    Unidades

    Unidades

    Araxá - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Passos - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870
    Bom Despacho - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Patos de Minas - MG
    Aulas realizadas na Av. Getúlio Vargas, 333 - Centro, Patos de Minas - MG - Parceria Fratelli
    (34) 9.9828-4463
    DIvinópolis - MG
    Aulas realizadas na Rua Serra do Cristal, 1688 - Centro, Divinópolis - MG - Parceria ACID
    (37) 9.9815-1870
    Varginha - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870