Blog

publicado em
28/07/2016
atualizado em
28/07/2016
às 23:14
por:
Século XXI
Tag's:
carreira, PLANO, POSSUI, VOCE,

Você possui um plano B para sua carreira?

Você possui um plano B para sua carreira?

A crise trouxe instabilidade para todos os setores da economia e tornou o mercado, que já era bastante acirrado, ainda mais competitivo. Quem está empregado procura maneiras de conservar o trabalho; quem não está, busca soluções criativas para se recolocar profissionalmente. Em momentos assim, é sempre bom ter um plano B para carreira.

Mas será que compensa mesmo gastar tempo e dinheiro numa alternativa extra? Confira os principais motivos de ter essa carta na manga.

A importância do plano B para carreira

De acordo com especialistas, você não precisa ter muita grana para colocar um plano B em prática. Basta saber por onde começar e dedicar-se. Essa segunda atividade, que muitas vezes se torna primeira, pode ser o coringa na hora de virar o jogo e alavancar a vida profissional. Veja por que um plano alternativo é importante:

  • Manter a empregabilidade: com um plano B, é possível permanecer como um profissional ativo no mercado. A atividade ainda pode contar como know how para um novo emprego.
  • Diminuir a vulnerabilidade financeira: o segundo plano pode ser uma alternativa de renda interessante no caso de uma demissão inesperada ou voluntária.
  • Expandir e aprimorar habilidades: além de uma experiência profissional, que exigirá foco e proatividade, o plano alternativo pode ser uma oportunidade de desenvolvimento pessoal, envolvendo criatividade, persistência e inteligência emocional.
  • Ampliar a versatilidade: normalmente o plano B para carreira é desenvolvido numa área diferente daquela em que o plano A se estabelece. Isso amplia a visão e as capacidades de mercado do profissional.

Não ter um plano B é arriscado

Para dar certo todo plano precisa ser bem estruturado, o que demanda tempo e dedicação. Por isso, ter que criar uma alternativa profissional de uma hora para outra – por ter sido surpreendido com uma demissão ou com uma necessidade de saúde ou de família – é complicado e arriscado demais. A qualidade do plano pode ficar comprometida e o rendimento da atividade pode não ser o esperado nem o suficiente para manter-se.

Como o plano B deve ser

O fundamental é que o plano B para carreira seja pautado por uma oportunidade realista, ou seja, algo que pode ser colocado em prática de fato. E para aumentar as chances de sucesso, todas as etapas de um bom planejamento estratégico precisam ser cumpridas. Confira mais alguns conselhos importantes para quem está pensando numa alternativa para a carreira.

5 dicas fundamentais para criar um bom plano B

Para traçar um plano profissional alternativo que seja eficiente é necessário seguir alguns passos básicos.

1- Descubra suas habilidades pessoais e competências profissionais. Aliar o que se sabe fazer ao que se gosta de fazer é a melhor forma de criar uma opção de carreira promissora, que pode se tornar a sua principal fonte de renda e de satisfação.

2- Tenha cuidado com soluções prontas. Para “facilitar o processo”, muita gente acaba optando por investir em negócios prontos, como franquias e ações. Esse tipo de investimento, embora pareça prático, exige análise cautelosa e perfil empreendedor aguçado para evitar naufrágios profissionais.

3- Pesquise o mercado para saber o caminho mais adequado a seguir. Lembre-se de que o plano B para carreira pode partir de um sonho, mas não de um delírio. De nada adiantará fazer aquilo que você sempre quis se não haverá consumidores para a sua ideia.

4- Busque respaldo técnico. A experiência acumulada com o plano A pode não ser suficiente para alavancar sua atividade alternativa. Por essa razão, sempre procure por entidades competentes de apoio a novos negócios. Nelas você encontrará orientações importantes para o sucesso do seu plano B.

5- Capacite-se constantemente. Adquirir competências essenciais de gestão e gerenciamento é uma excelente forma de elaborar um bom plano B e obter sucesso ao colocá-lo em prática. Fazer MBA é a maneira perfeita de obter e desenvolver capacidades para ser bem-sucedido. O curso, voltado para as exigências do mercado, reúne conhecimentos atualizados e fundamentais e promove a troca de experiências entre os profissionais.

Curtiu as dicas? Então, compartilhe o post com os amigos e peça sugestões de negócios a eles. Esse é um bom começo para criar um plano B para carreira e espantar o fantasma da crise.

16
abr
Mulher de cabelos lisos brancos anota em caderno.

O que é Journaling? Conheça a prática usada por líderes

02
abr
4 pessoas se reúnem em mesa de reunião e uma mulher segura um gráfico apontando informações

Stakeholders: Gestão Eficaz para o Sucesso do Projeto

30
jan
Homem negro estudo em frente a um computador, fazendo anotações e sorrindo.

Por que devo estudar após a graduação? 5 motivos para buscar uma pós-graduação

Assine e
mantenha-se
informado!
Nosso blog está cheio de novidades pra te ajudar na escolha da sua carreira. Assine e receba no seu emails as principais novidades publicadas por aqui!

    Unidades

    Unidades

    Araxá - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Passos - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870
    Bom Despacho - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Patos de Minas - MG
    Aulas realizadas na Av. Getúlio Vargas, 333 - Centro, Patos de Minas - MG - Parceria Fratelli
    (34) 9.9828-4463
    DIvinópolis - MG
    Aulas realizadas na Rua Serra do Cristal, 1688 - Centro, Divinópolis - MG - Parceria ACID
    (37) 9.9815-1870
    Varginha - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870