Blog

publicado em
10/10/2016
atualizado em
10/10/2016
às 08:00
por:
Século XXI
Tag's:
outubro, rosa,

Afinal, o que é o câncer de mama

O INCA, Instituto Nacional de Câncer é um órgão do Ministério de Saúde do Brasil voltado a ações nacionais integradas para o controle e prevenção da neoplasia, o câncer. No site da instituição estão disponíveis muitas informações acerca do câncer, e foi lá que encontramos a explicação sobre a doença.

“Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida. ”

E o câncer de mama?

Ainda segundo o INCA, o câncer de mama, como o próprio nome já diz, afeta as mamas, que são glândulas formadas por lobos, que se dividem em estruturas menores chamadas lóbulos e ductos mamários. E, devido a rapidez com que as células de dividem e atingem outras células é que a prevenção ao câncer de mama, a conscientização para o diagnostico precoce se fazem tão importantes.

Como um tipo de câncer, nem todo tumor é maligno, a maioria dos nódulos (ou caroços) detectados na mama é benigna, mas isso só pode ser confirmado por meio de exames médicos.

Existem diversos tipos e subtipos de câncer de mama. No geral, o diagnóstico leva em conta alguns critérios: se o tumor é ou não invasivo, seu tipo histológico, avaliação imunoistoquímica e seu estadio (extensão).

O câncer de mama não invasivo é aquele que está contido somente em algum ponto da mama. O tipo invasivo acontece quando essa membrana se rompe e as células cancerosas invadem outros pontos do organismo.

 O tipo histológico é como se fosse o nome e o sobrenome do câncer. Os tipos histológicos se dividem em vários subtipos, de acordo com fatores como a presença ou ausência de receptores hormonais e extensão do tumor.

A avaliação imunoistoquímica para o câncer de mama avalia se aquele tumor tem os chamados receptores hormonais. Esses receptores fazem com que o determinado hormônio seja atraído para o tumor, se ligando ao receptor e fazendo com que essa célula maligna se divida, agravando a doença.

A extensão estadiamento do câncer pode ser dividida em quatro estágios:

  • Estadio 0: as células cancerosas ainda estão contidas nos ductos, por isso o problema é quase sempre curável

  • Estadio 1: tumor com menos de 2 cm, sem comprometimento das glândulas linfáticas da axila

  • Estadio 3: nódulo com mais de 5 cm que pode alcançar estruturas vizinhas, como músculo e pele, o que não é indicio de que o câncer tenha se espalhado pelo corpo

  • Estadio 4: tumores de qualquer tamanho com metástases, que já estão espalhando pelo corpo e, geralmente, há comprometimento das glândulas linfáticas.

No Brasil cerca de 60 a 70% dos casos são diagnosticados em estadio 3 ou 4, o que reforça mais uma vez a importância da campanha Outubro Rosa

Quais os fatores que colocam a mulher em risco?

Os principais fatores de risco para o câncer de mama são:

  • Histórico familiar

Avaliação do número de casos anteriores de câncer de mama na família e o grau de parentesco;

  •     Idade

Mulheres de 40 a 69 anos são principais vítimas, mas a partir dos 50 anos os riscos aumentam;

  • Menstruação precoce

É na menstruação que a mulher passa a produzir em maiores quantidades o estrógeno, hormônio responsável por facilitar a proliferação desordenada de células mamárias, resultando em um tumor.

  • Menopausa tardia

Enquanto a menstruação não cessa, os ovários continuam a produzir o estrógeno, deixando as glândulas mamárias mais expostas ao crescimento celular desordenado;

  • Reposição hormonal

A reposição – principalmente de esteroides, como estrógeno e progesterona – pode aumentar as chances de câncer de mama;

  • Colesterol alto e Obesidade

São comorbidades que podem influenciar e acelerar o processo da doença.

Se você tem alguns desses fatores é imprescindível que seu cuidado seja maior com suas mamas e opte sempre por um acompanhamento junto ao seu ginecologista.

Outubro Rosa é uma campanha de prevenção e conscientização do câncer de mama. A Século XXI apoia essa causa.

Descobri o câncer de mama, e agora? Saiba como proceder.

Nós da Século XXI almejamos com estes últimos conteúdos apoiar o Outubro Rosa, para que a informação chegue a mais mulheres, e o câncer de mama alcance números mais positivos de cura.

Compartilhe estes conteúdos com as mulheres do seu círculo, ajude-nos a fortalecer essa corrente.

01
fev
cinco pessoas rabalham felizes com cadernos e computadores.

1º de fevereiro: Dia do Publicitário

07
jul
vantagens do treinamento in company

Treinamento in company: vantagens e como implementar

Saiba o que é treinamento in company, como ele funciona e como implementar na empresa para obter excelentes resultados com a sua equipe.

24
ago
Equipe de trabalho debatendo projetos

O que é uma conveniada da FGV?

Saiba os benefícios de uma Conveniada - a Século XXI faz a diferença na sua formação!

Assine e
mantenha-se
informado!
Nosso blog está cheio de novidades pra te ajudar na escolha da sua carreira. Assine e receba no seu emails as principais novidades publicadas por aqui!

    Unidades

    Unidades

    Araxá - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Passos - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870
    Bom Despacho - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Patos de Minas - MG
    Aulas realizadas na Av. Getúlio Vargas, 333 - Centro, Patos de Minas - MG - Parceria Fratelli
    (34) 9.9828-4463
    DIvinópolis - MG
    Aulas realizadas na Rua Serra do Cristal, 1688 - Centro, Divinópolis - MG - Parceria ACID
    (37) 9.9815-1870
    Varginha - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870