Blog

publicado em
18/10/2016
atualizado em
18/10/2016
às 14:57
por:
Século XXI
Tag's:
outubro, rosa,

Descobri o câncer de mama, e agora?

Busque por ajuda médica. 

Se você é usuária de plano de saúde privado e já tenha um ginecologista de confiança, que acompanhe seu histórico de saúde da mulher, entre em contato e informe o que foi identificado e peça urgência no atendimento.

Para as usuárias do atendimento público, o SUS (Sistema Único de Saúde) disponibiliza auxílio e acompanhamento para as mulheres, em todo processo de diagnóstico e atendimento inicial. O acolhimento à mulher é realizado em Unidades Básicas de Saúde, instaladas estrategicamente em todo o país. Para encontrar a unidade mais próxima de sua região o SUS disponibiliza um telefone para contato, que é 136.

Só um médico é capaz de dar um posicionamento seguro sobre esta descoberta. A doença tem extensões e características diferentes de pessoa para pessoa.

Confirmação do câncer de mama

A ultrassonografia (USG) é o método de escolha para avaliação e certificação do nódulo. O diagnóstico de câncer só é obtido pela biópsia de área suspeita que seja analisada por um patologista e laudada como sendo um câncer.

O que é Biópsia é a remoção de uma pequena quantidade de tecido para avaliação anatomopatológica da presença (ou não) de câncer.

Uma vez com o câncer, serão necessários exames para estadiamento, ou seja, ver a progressão da doença no corpo. Neste caso serão pedidos exames de sangue, Raio-x de tórax, Ultrassom de abdome e cintilografia óssea, entre outras específicas para cada caso e a critério médico.

Segundo site da Ong Oncoguia, atualmente não basta dizer que se trata de diagnóstico de câncer de mama, pois existem diversos tipos e dentro destes, diversas características tumorais, que podem determinar de maneira distinta desde o planejamento da cirurgia, até o da quimioterapia e radioterapia.

O tratamento do câncer de mama

Muitos avanços no tratamento de câncer de mama aconteceram nos últimos anos. Cirurgias mutilantes e tratamentos agressivos ficaram pra trás. Hoje, é completamente possível seguir a vida junto com o tratamento e seguir em frente pós tratamento.

O Instituto Nacional de Câncer informa que há duas modalidades de tratamento do câncer de mama utilizadas hoje. São elas:

  • Tratamento local: cirurgia e radioterapia (além de reconstrução mamária)
  • Tratamento sistêmico: quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica

Segundo o INCA, o tratamento varia de acordo com a extensão da doença, suas características biológicas, bem como das condições da paciente. Só um médico poderá avaliar cada caso e definir quais as estratégias de tratamento serão usadas.

Retirei parcial ou totalmente a mama

Os seios são símbolos de feminilidade, importantes órgãos para a mulher, por toda simbologia que carregam.  Em muitos casos a retirada parcial ou total da mama afetada – mastectomia – é ponto decisivo no tratamento do câncer de mama.

O que é:  A mastectomia é uma cirurgia de retirada total ou parcial da mama, associada ou não à retirada dos gânglios linfáticos da axila (esvaziamento axilar).

Em muitos casos a paciente que passou por essa retirada pode optar pela reconstrução mamária. A reconstrução da mama é obtida através de várias técnicas de cirurgia plástica que tentam restaurar a mama considerando-se a forma, a aparência e o tamanho após a retirada.

A cirurgia de reconstrução pode ser realizada imediatamente pós mastectomia ou algum tempo depois do tratamento.

Fique atenta!

Direitos do paciente com Câncer

Importante informar que a paciente com câncer tem direitos sociais e auxílios previstos durante todo o processo. Os direitos vão de retirada de FGTS até aposentadoria. Neste link, o INCA disponibiliza todas as informações cabíveis para acesso aos direitos.
http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/orientacoes/site/home/direitos_sociais_cancer

Amigas do Peito

Junto com o avanço da campanha Outubro Rosa pelo mundo, muitas mulheres se uniram para se ajudar e se apoiarem nessa caminhada do câncer de mama. Verdadeiras amigas do peito.

A busca por amigos e familiares é certa, mas, imagine quando outras mulheres na mesma situação se unem por causa do câncer de mama? Aí um elo de confiança e amor se forma.

É exatamente isso que todos os projetos abaixo fazem. Vamos conhecer um pouco de cada um deles.

http://www.mulherconsciente.com.br/ – Tem por objetivo conscientizar um número cada vez maior de pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce na cura do câncer de mama, oferecendo informação de qualidade para que todas as mulheres acima dos 40 anos realizem anualmente seus exames de rotina, incluindo a mamografia.

http://www.femama.org.br/ –   Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama é uma associação civil, sem fins econômicos, que busca reduzir os índices de mortalidade por câncer de mama no Brasil.   Está presente na maioria dos estados brasileiros por meio de ONGs associadas, atuando na articulação de uma agenda nacional única para influenciar a formulação de políticas públicas de atenção à saúde da mama.

http://www.associacaorosamulher.org/ – Beatriz venceu um câncer de mama em 2001, em seguida iniciou uma luta em prol de transportes gratuitos para o tratamento de pacientes vítimas da doença. Desde então nasceu o sonho de fazer um grupo de apoio à mulher que luta contra o câncer de mama. Levou a ideia para outras mulheres guerreiras e em 08 de março de 2012 fundaram a Associação Rosa Mulher – Grupo de Apoio e Autoajuda às Mulheres na Luta contra o Câncer de Mama.

Nós da Século XXI almejamos com estes últimos conteúdos apoiar o Outubro Rosa, para que a informação chegue a mais mulheres, e o câncer de mama alcance números mais positivos de cura.

Compartilhe estes conteúdos com as mulheres do seu círculo, ajude-nos a fortalecer essa corrente.

01
fev
cinco pessoas rabalham felizes com cadernos e computadores.

1º de fevereiro: Dia do Publicitário

07
jul
vantagens do treinamento in company

Treinamento in company: vantagens e como implementar

Saiba o que é treinamento in company, como ele funciona e como implementar na empresa para obter excelentes resultados com a sua equipe.

24
ago
Equipe de trabalho debatendo projetos

O que é uma conveniada da FGV?

Saiba os benefícios de uma Conveniada - a Século XXI faz a diferença na sua formação!

Assine e
mantenha-se
informado!
Nosso blog está cheio de novidades pra te ajudar na escolha da sua carreira. Assine e receba no seu emails as principais novidades publicadas por aqui!

    Unidades

    Unidades

    Araxá - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Passos - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870
    Bom Despacho - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Patos de Minas - MG
    Aulas realizadas na Av. Getúlio Vargas, 333 - Centro, Patos de Minas - MG - Parceria Fratelli
    (34) 9.9828-4463
    DIvinópolis - MG
    Aulas realizadas na Rua Serra do Cristal, 1688 - Centro, Divinópolis - MG - Parceria ACID
    (37) 9.9815-1870
    Varginha - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870