Blog

publicado em
06/10/2016
atualizado em
06/10/2016
às 09:09
por:
Século XXI
Tag's:
outubro, rosa,

Uma onda chamada Outubro Rosa

Nós da Século XXI abraçamos essa onda, por acreditarmos que o conhecimento pode ser a principal arma na cura do câncer de mama de nossas mulheres. Hoje, vamos contar um pouco sobre esse movimento.

Outubro Rosa é uma ação que tem por objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença através da mamografia e do autoexame.

Onde tudo começou…

O movimento nasceu em outubro de 1990, em Nova Iorque, em uma Corrida para a Cura promovida pela Fundação do Câncer de Mama de Susan G. Komen (www.komen.org) . Todas as mulheres que sobreviveram ao câncer de mama, naquela oportunidade, receberam bonés rosa para participar da corrida. No ano seguinte, em 1991[LC1] , todas as participantes receberam um laço rosa, e desde então o laço vem sendo o símbolo da campanha.

Nos Estados Unidos, várias iniciativas isoladas referentes ao câncer de mama seguiam acontecendo. Foi aí que o Congresso Americano aprovou o mês de outubro como o mês nacional americano de prevenção ao câncer de mama.  Inicialmente as cidades enfeitavam os principais locais públicos com laços rosas, depois surgiram outras ações como corridas, desfiles de moda,  partidas de boliche e iluminação de prédios e monumentos, que não sabemos exatamente qual foi o primeiro.

O movimento foi ganhando o mundo

No Brasil, o primeiro sinal do movimento foi em outubro de 2002, em São Paulo, o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista foi iluminado de rosa.  Em maio de 2008, o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama sediado em Santos ,SP, em preparação para o Outubro Rosa, iluminou de rosa a Fortaleza da Barra em homenagem ao Dia das Mães e pelo Dia Estadual em São Paulo, de Prevenção ao Câncer de Mama.

Em outubro deste mesmo ano várias entidades envolvidas com o câncer de mama iluminaram de rosa monumentos e prédios em suas respectivas cidades. O grande símbolo turístico do Brasil, o Cristo Redentor, foi iluminado pela primeira vez também em outubro de 2008.  Assim, aos poucos, o Brasil foi ficando iluminado em rosa.

Porque o câncer de mama?

Segundo estimativa feita em 2014/2015 pelo Inca – Instituto Nacional de Câncer – o Brasil terá 576 mil novos casos de câncer por ano. Destes, 57.120 mil serão tumores de mama.

O câncer de mama é uma doença grave, mas que tem cura. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo. Se o tumor diagnosticado tiver menos de 1 centímetro, que é considerado o estágio inicial, as chances de cura chegam a 95%. Já tumores maiores, em estágios mais avançados a chance de cura é menor, mas também não é impossível.

O diagnóstico precoce é, portanto, estratégia essencial na luta contra o câncer de mama. Descubra mais um pouco sobre mamografia e autoexame.

Nós da Século XXI almejamos com estes últimos conteúdos apoiar o Outubro Rosa, para que a informação chegue a mais mulheres, e o câncer de mama alcance números mais positivos de cura.

Compartilhe estes conteúdos com as mulheres do seu círculo, ajude-nos a fortalecer essa corrente.

01
fev
cinco pessoas rabalham felizes com cadernos e computadores.

1º de fevereiro: Dia do Publicitário

07
jul
vantagens do treinamento in company

Treinamento in company: vantagens e como implementar

Saiba o que é treinamento in company, como ele funciona e como implementar na empresa para obter excelentes resultados com a sua equipe.

24
ago
Equipe de trabalho debatendo projetos

O que é uma conveniada da FGV?

Saiba os benefícios de uma Conveniada - a Século XXI faz a diferença na sua formação!

Assine e
mantenha-se
informado!
Nosso blog está cheio de novidades pra te ajudar na escolha da sua carreira. Assine e receba no seu emails as principais novidades publicadas por aqui!

    Unidades

    Unidades

    Araxá - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Passos - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870
    Bom Despacho - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Patos de Minas - MG
    Aulas realizadas na Av. Getúlio Vargas, 333 - Centro, Patos de Minas - MG - Parceria Fratelli
    (34) 9.9828-4463
    DIvinópolis - MG
    Aulas realizadas na Rua Serra do Cristal, 1688 - Centro, Divinópolis - MG - Parceria ACID
    (37) 9.9815-1870
    Varginha - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870