PESQUISAR

6 passos para planejamento estratégico de sucesso

Tempo de Leitura: 5 minuto(s)

Publicado em 5 de Outubro de 2016. - Atualizado em 8 de Março de 2017 às 17:54. Por: Suporte.

TAG's: passos, planejamento, estrategico, sucesso

Traçar estratégias eficientes é a única maneira de superar as dificuldades geradas pela crise e manter a competitividade da empresa.

Quem tem o próprio negócio ou ocupa uma posição de comando na organização em que trabalha sabe que a chave para o sucesso é acompanhar as constantes mudanças do mercado. E em tempos de crise, essas alterações se impõem com ainda mais força e rapidez. Portanto, para manter o empreendimento vivo é preciso adaptar-se às tendências, adotando táticas que antecipem o futuro e assegurem melhores resultados.

Um bom planejamento estratégico para empresas deve ser pautado sob uma visão global, que contemple todas as áreas da organização – finanças, recursos humanos, marketing etc. – e também a concorrência, os diferenciais da instituição, as oportunidades de negócio, as ameaças de mercado e outros fatores influentes. É esse planejamento geral que guiará a construção das demais diretrizes corporativas, ou seja, planos financeiros, de comunicação, de produção, entre outros. Por essa razão, o planejamento estratégico precisa ser muito bem elaborado. Do contrário, toda a performance organizacional é prejudicada e o futuro da empresa fica comprometido.


Delinear as melhores táticas para sua empresa nesse momento de crise é sem dúvida um grande desafio. Por isso, pensando sempre em ajudar, organizamos 6 dicas fundamentais para você montar um excelente planejamento estratégico. Confira:

Como construir um planejamento estratégico perfeito

1 - Passe tudo para o papel

Com a equipe executiva reunida, relembre os valores, a missão e a visão da empresa. Quem somos? Por que existimos? Aonde queremos chegar? A partir dessas informações, reflita sobre as ações que deram certo e o que não rendeu bons resultados. Levante o máximo de dados, discuta novas ideias e coloque tudo no papel para que não escape um detalhe sequer. Documentar o planejamento estratégico é fundamental para que ele seja colocado em ação de forma correta e atinja seu potencial máximo.

2 - Aplique ferramentas de diagnóstico

A melhor maneira de obter uma visão completa e profunda da empresa é realizar o diagnóstico organizacional. Para fazer um exame detalhado do empreendimento, você pode utilizar ferramentas de análise bastante simples e eficazes. São matrizes, planilhas, diagramas e outros modelos que organizam de modo claro e objetivo os pontos fortes e fracos do negócio, as oportunidades e ameaças de mercado, os produtos/serviços mais rentáveis, as questões corporativas que devem ser priorizadas, a influência da concorrência e de outros fatores (clientes e fornecedores) na atuação da empresa, entre outros aspectos relevantes. Confira agora mesmo 5 ótimas ferramentas de diagnóstico empresarial.

3 - Determine claramente os papéis e as metas

Definir funções e responsabilidades é essencial para conseguir colocar em prática tudo o que foi planejado. Quando cada colaborador sabe exatamente o que fazer e quais metas cumprir, fica mais fácil alcançar os objetivos corporativos estabelecidos. Vale ressaltar que essas metas têm que ser realistas. De outro jeito, não serão atingidas e causarão apenas frustrações, prejudicando os resultados de qualquer planejamento estratégico para empresas.

4 - Coloque em prática

De nada adianta organizar ótimas estratégias e deixá-las na gaveta. Se você seguir corretamente os passos anteriores, com certeza terá nas mãos um planejamento muito eficaz para a sua organização e só colherá benefícios colocando o plano em prática. Além disso, só depois de aplicar as estratégias é que você poderá avaliá-las e, se necessário, ajustá-las para conquistar resultados ainda melhores.

5 - Estabeleça métricas para avaliar os resultados

Adote processos capazes de mensurar a quantidade e a qualidade dos resultados atingidos com a aplicação do planejamento estratégico. Dessa forma, você visualizará quais ações estão adequadas e quais devem ser corrigidas para render efeitos mais positivos. Confira algumas métricas fundamentais para analisar o desempenho da sua empresa.

6 - Busque conhecimentos atuais

Para ser eficiente de fato, o planejamento estratégico tem de ser renovado sempre. Por isso, é importante incrementar as táticas delineadas de acordo com conhecimentos atuais. Uma das maneiras de atualizar os saberes a respeito desse tema é investir num MBA em Gestão Empresarial. O curso, voltado para o mercado, aborda visões recentes sobre o assunto e promove a troca de experiências gerenciais em sala de aula.

Curtiu as nossas dicas de como montar um excelente planejamento estratégico para empresas? Então, compartilhe com seus amigos e colegas de trabalho.

 

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM DE:

Comentários:

Século XXI Conveniada FGV - Cursos de MBA, Gestão Empresarial, Gestão Comercial

© 2018 - Todos os direitos reservados

Fundada em fevereiro de 2000, a Século XXI Desenvolvimento Organizacional Ltda. é uma empresa com atuação na área de prestação de serviços em Educação Continuada e Consultoria, com foco no setor empresarial. É conveniada da Fundação Getulio Vargas - FGV Management para as regiões Centro-Oeste, Sudoeste e Alto Paranaíba, do Estado de Minas Gerais.

Século XXI Conveniada FGV - Cursos de MBA, Gestão Empresarial, Gestão Comercial, Avenida São Vicente, 469 - 1º andar - Centro
Tel.: +55 (37) 3212-9525