PESQUISAR

A maneira mais simples de entender Análise SWOT

Tempo de Leitura: 5 minuto(s)

Publicado em 1 de Setembro de 2016. - Atualizado em 8 de Março de 2017 às 17:51. Por: Suporte.

TAG's: maneira, simples, entender, analise, swot

Muito trabalhada em cursos de MBA, a análise SWOT é uma das ferramentas básicas para quem deseja fazer um diagnóstico estratégico do negócio ou do produto e ampliar sua competitividade no mercado. Saiba mais sobre o assunto nos tópicos abaixo.

O que é Matriz Análise SWOT

O termo SWOT é uma sigla para as palavras inglesas Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, que significam forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. É por isso que, no Brasil, é comum usarem a expressão análise FOFA. Essa simpática e eficiente ferramenta de diagnóstico corporativo foi desenvolvida ainda nos anos 60, na Universidade de Stanford – Califórnia, por Albert Humphrey.

Líder do projeto que avaliou e entrelaçou informações das maiores empresas da época, indicadas pela revista Fortune, Humphrey conseguiu criar uma matriz bastante simples, mas, extremamente eficaz para o correto exame de um empreendimento e elaboração de melhores táticas de negócio.

A matriz análise SWOT é um sistema descomplicado de apreciação dos pontos positivos e negativos de uma corporação, a fim de revelar sua posição estratégica no campo em que atua. Devido à sua simplicidade, pode ser utilizada em qualquer tipo de empresa.

Para que serve a matriz

A matriz SWOT permite identificar de forma assertiva os aspectos que exercem influência no funcionamento do negócio. Assim, é possível traçar um melhor planejamento estratégico. Saiba mais sobre como criar boas estratégias corporativas em nosso conteúdo 5 dicas para construir um excelente planejamento estratégico para sua empresa.

Vale dizer que não importa o cenário (grande/pequeno) nem o ambiente (interno/externo) a ser estudado, a análise SWOT pode ser aplicada desde a criação de um e-commerce até o gerenciamento de uma grande organização.

E a ferramenta não se detém à gestão de um empreendimento. Ela também pode ser aplicada na avaliação de produtos e até no panorama pessoal, por exemplo, para fortalecer sua vida profissional. Em nosso texto Aprenda a usar a matriz SWOT para potencializar sua carreira, você encontra mais informações a respeito dessa aplicação.

Quando usar a ferramenta

A análise SWOT é altamente útil logo no início do planejamento estratégico para a abertura de uma empresa, pois permite a estimativa de riscos e o reconhecimento de características que podem ser usadas a favor do negócio. Também traz grandes benefícios para empreendimentos já consolidados que almejam melhorar sua posição de mercado, ampliando a competitividade.

O ideal é que a matriz seja aplicada periodicamente, mesmo que o panorama seja oportuno para a empresa. Dessa forma, pode-se obter dados importantes para o aperfeiçoamento constante dos métodos de atuação do negócio.

Como desenvolver a matriz SWOT

Para desenvolver a análise SWOT, crie uma tabela com quatro quadrantes. A primeira linha corresponderá aos pontos que podem ser mais bem controlados, pois estão ligados ao ambiente interno; a segunda, às propriedades menos controláveis, relacionadas ao ambiente externo. O quadro esquerdo superior abrigará características que traduzem as forças da empresa; o inferior, a lista de oportunidades que o negócio pode aproveitar. O quadro direito superior fica reservado para as fraquezas do empreendimento; já o inferior, para as ameaças que podem atrapalhar o desempenho da instituição.

Sua matriz precisa ficar mais ou menos assim:

Ambiente interno

FORÇAS

> Qualidade do produto

> Boa reputação

>  Distribuição abrangente

FRAQUEZAS

> Formação insuficiente dos funcionários

> Problemas com equipamentos

> Baixo investimento em inovação

Ambiente externo

OPORTUNIDADES

> Crescimento do mercado

> Novas tecnologias

> Novos métodos de transporte

AMEAÇAS

> Recessão econômica

> Custo com transporte do produto

> Novas tecnologias

Depois de completar os quadrantes com os itens correspondentes, basta observar o resultado, cruzar os dados e elaborar estratégias para eliminar as fraquezas e intensificar as forças. Os pontos fortes também devem ser usados para potencializar as oportunidades e minimizar as ameaças.

Benefícios da análise SWOT

A ferramenta propicia um diagnóstico enxuto e preciso sobre as variáveis internas e externas do negócio, permitindo que se construa um plano de ação mais eficiente. A partir da análise SWOT, fica mais fácil enxergar chances de crescimento e de consolidação para a empresa, bem como padronizar processos, eliminar o retrabalho, reduzir a incidência de erros e fazer previsões apropriadas de vendas, segundo as circunstâncias de mercado e o potencial do empreendimento.

Agora que você compreendeu o conceito, amplie seus conhecimentos conferindo mais um dos nossos conteúdos exclusivos: saiba por que razão toda empresa deve utilizar análise SWOT.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM DE:

Comentários:

Século XXI Conveniada FGV - Cursos de MBA, Gestão Empresarial, Gestão Comercial

© 2018 - Todos os direitos reservados

Fundada em fevereiro de 2000, a Século XXI Desenvolvimento Organizacional Ltda. é uma empresa com atuação na área de prestação de serviços em Educação Continuada e Consultoria, com foco no setor empresarial. É conveniada da Fundação Getulio Vargas - FGV Management para as regiões Centro-Oeste, Sudoeste e Alto Paranaíba, do Estado de Minas Gerais.

Século XXI Conveniada FGV - Cursos de MBA, Gestão Empresarial, Gestão Comercial, Avenida São Vicente, 469 - 1º andar - Centro
Tel.: +55 (37) 3212-9525