Blog

publicado em
28/03/2018
atualizado em
28/03/2018
às 16:34
por:
Século XXI
Tag's:
APOIO, decisão, DESIGN, FERRAMENTA, THINKING,

Design Thinking como ferramenta de apoio à decisão

Porque é difícil resolver os problemas da empresa? Para você chegar as soluções parece as vezes algo impossível? O Design Thinking pode ser uma abordagem interessante para solucionar problemas de forma prática e eficaz.

Num dia rotineiro de trabalho muitas vezes nem nos damos conta de tudo que deve ser feito, muitas vezes estamos tão envolvidos nos processos operacionais e quando uma bomba estoura na nossa frente ficamos “quase” sem ação.

Não prever ou nomear os possíveis riscos de um projeto é uma das causas de insucesso mais comum entre projetos e empresas e a culpa sempre cai no gestor ou empresário.

Imagina a sensação de não saber o que fazer diante uma situação que ocorre dentro da sua empresa? E aí, vai deixar quebrar, reagir sem pensar ou vai se posicionar para corrigir o problema?

Essa última opção parece mais interessante. Preparar e incorporar uma nova abordagem na resolução de problemas que gere uma forma mais ativa e empática de pensar a criação de produtos, melhorar o desenvolvimento de processos e a oferta de serviços é a essência do Design Thinking.

Não, não é design de peça publicitária ou processo criativo pra criar logo.

É uma ferramenta baseada em conversas e brainstorming super eficaz para a sua empresa prover novas soluções para seu mercado, e acredite, o Design Thinking pode ser aplicado em qualquer área do conhecimento. Inclusive a composição das equipes deve ser o mais multidisciplinar possível.

Desde que estejam envolvidas e que realmente tenha foco uma equipe com pessoas diferentes proporciona ideias diversificadas. Aproveitando os repertórios múltiplos e um ambiente propício para que todas as ideias sejam ouvidas, testadas e analisadas até que se chegue a solução.

Leandro Garcia é professor de MBA na FGV e explica que o Design Thinking é uma metodologia:

“Envolve e engaja as pessoas, extraindo o melhor delas e organiza de maneira estruturada as soluções encontradas e principalmente como serão compartilhadas com os demais gerando processos mais comprometidos com o ser humano”.

Ou seja, todos os participantes devem estar abertos e conhecer o mínimo dos processos para chegar ao resultado.

Saber usar a metodologia do Design Thinking na sua empresa e no seu processo de decisão implica em mudar primeiramente o mindset, ou seja, mudar a forma de ver e pensar das pessoas que vão participar dos processos em relação ao desafio/problema.

É interessante que empresário, diretores, gestores, colaboradores de diversos setores e inclusive clientes ou amigos que não tem nenhuma relação com seu negócio sejam convidados e tenham igualdade de oportunidade de fala. Lembre-se: todas as ideias são ouvidas!

A Natura é uma empresa que utiliza sabiamente a metodologia do Design Thinking no desenvolvimento de novos produtos e busca de soluções inovadoras visando a sustentabilidade com as ações do Natura Campus.

Neste vídeo do Sebrae Minas você compreende de forma bem simples e direta cada etapa da metodologia do Design Thinking.

 

É um processo que coloca pessoas de diferentes gerações pensando num mesmo objetivo e convivendo com suas dificuldades além de ser uma abordagem que faz todos os envolvidos saírem da zona de conforto.

Em resumo consiste em identificar o Desafio, tenha um espaço, identifique o você já sabe e o seu público, pesquise em campo (entreviste, fotografe e observe).

Crie usando as informações que tem como base e faça sessões de Ideação para as perguntas que vão nortear o brainstorming e deixe o espaço para todos darem ideias.

Prototipagem é fazer um protótipo ou seja, criar o modelo de um produto ou storyboard ou encenação, essa é a fase de teste e observação do comportamento em relação ao protótipo e corrigir o que for necessário para que chegue ao produto final ou solução.

Por fim estabeleça um Plano de Ação viabilizando recursos para que a solução seja implementada.

2 livros para você se aprofundar mais no Design Thinking

  1. Design Thinking. Uma Metodologia Poderosa Para Decretar o Fim das Velhas Ideias – Tim Brown
  2. Isto É Design Thinking de Serviços. Fundamentos, Ferramentas, Casos – Marc Stickdorn

Gostou deste conteúdo? Acompanhe nossas novidades no Facebook e Instagram!

16
abr
Mulher de cabelos lisos brancos anota em caderno.

O que é Journaling? Conheça a prática usada por líderes

02
abr
4 pessoas se reúnem em mesa de reunião e uma mulher segura um gráfico apontando informações

Stakeholders: Gestão Eficaz para o Sucesso do Projeto

17
jan
Grupo 4 de pessoas interagindo enquanto mexem em um tablet e um computador.

Endomarketing: o que é e como engajar colaboradores

Assine e
mantenha-se
informado!
Nosso blog está cheio de novidades pra te ajudar na escolha da sua carreira. Assine e receba no seu emails as principais novidades publicadas por aqui!

    Unidades

    Unidades

    Araxá - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Passos - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870
    Bom Despacho - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Patos de Minas - MG
    Aulas realizadas na Av. Getúlio Vargas, 333 - Centro, Patos de Minas - MG - Parceria Fratelli
    (34) 9.9828-4463
    DIvinópolis - MG
    Aulas realizadas na Rua Serra do Cristal, 1688 - Centro, Divinópolis - MG - Parceria ACID
    (37) 9.9815-1870
    Varginha - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870