Blog

publicado em
05/07/2017
atualizado em
05/07/2017
às 15:14
por:
Século XXI
Tag's:
APRENDER, EMPRESA, NEGOCIADOR, PRECISA, SALVAR, VOCE,

Você precisa aprender a ser um bom negociador para salvar a sua empresa

Quando passamos por tempos de crise as tensões nas negociações aumentam, parece quase um campo de guerra. Você deve se deparar com este cenário diariamente com as transações comerciais da sua empresa e entre seus colaboradores.

No momento de negociar com um cliente ou com seus colaboradores, a tendência de ambos os lados é chegar para a reunião com a mentalidade de que devem fazer de tudo para não perder.

O problema de carregar este pensamento é bloquear sua mente para a oportunidade de chegar a um acordo que gere ganho, compromisso, fidelidade e novas possibilidades de negócios.

Independente do porte ou segmento da sua empresa aprender a negociar pode garantir a sobrevivência dela em tempos difíceis e ainda agregar valor a sua marca. Para isso, é bom que desenvolva algumas características para se tornar um bom negociador.

Características do bom negociador 

Você, como negociador, precisa ter em mente que não está realizando apenas uma relação de compra e venda de produto ou serviço. Saber negociar ajuda na tomada de decisões mais assertivas através de técnicas e estratégias para administrar possíveis conflitos somando com suas habilidades interpessoais e atitudes.

Para ser um bom negociador tenha em mente 3 características:

Se prepare

Chegue informado sobre com quem está negociando, levantar informações básicas sobre a pessoa/empresa representada gera empatia e no decorrer da conversa você se mostra interessado.

Tenha a mente aberta

Ir para a negociação com uma proposta fechada que você julga irrecusável e de imediato falar apenas dela sem dar a chance de estabelecer diálogo, é uma péssima atitude e as chances de não fechar o negócio são enormes.

Escute o outro

O processo de negociar é como um relacionamento, e a base de qualquer relacionamento duradouro está na nossa capacidade de escutar e compreender a visão do outro.

Negociar passa por três variáveis principais: informação, tempo e poder. A informação consiste em saber com quem e o que se negocia. É de suma importância munir-se de todas as informações que possa conseguir sobre a pessoa ou a empresa que estará em negociação.

O tempo implica em estabelecer prazos limites de entrega e análise da proposta e resposta para a decisão de ambas as partes. O poder consiste na relação de persuadir e ceder a um dos lados ou de encontrar uma solução de ganha-ganha.

A ideia de que a negociação é sempre um cabo de guerra deve ser evitada ao máximo, os bons negócios são estabelecidos quando há ganhos para ambos os lados. É mais assertivo e produtivo chegar para negociar com a mentalidade de colaboração.

Então quando estiver em processo de negociação, além de estudar o contexto, praticar as características do bom negociador e ter objetivos bem definidos, questione: como posso colaborar?

Quer saber mais sobre assuntos de gestão e negociação? Acompanhe nossa fanpage e nosso blog.

17
jan
Grupo 4 de pessoas interagindo enquanto mexem em um tablet e um computador.

Endomarketing: o que é e como engajar colaboradores

09
jan
Pessoas se reúnem e conversam em volta de uma mesa de reunião de um espaço de trabalho.

Você conhece a economia colaborativa? Conheça esse modelo e suas vantagens

04
dez
Três pessoas observando post-its coloridos colados em uma divisória transparentes.

A arte da estratégia corporativa no mundo moderno

Assine e
mantenha-se
informado!
Nosso blog está cheio de novidades pra te ajudar na escolha da sua carreira. Assine e receba no seu emails as principais novidades publicadas por aqui!

    Unidades

    Unidades

    Araxá - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Passos - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870
    Bom Despacho - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Patos de Minas - MG
    Aulas realizadas na Av. Getúlio Vargas, 333 - Centro, Patos de Minas - MG - Parceria Fratelli
    (34) 9.9828-4463
    DIvinópolis - MG
    Aulas realizadas na Rua Serra do Cristal, 1688 - Centro, Divinópolis - MG - Parceria ACID
    (37) 9.9815-1870
    Varginha - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870