PESQUISAR

6 melhores práticas para reter talentos em sua empresa

Tempo de Leitura: 6 minuto(s)

Quem trabalha no setor de RH sabe que encontrar bons colaboradores no mercado é uma tarefa difícil. Mas, encontrar profissionais capazes de exceder as expectativas e impulsionar o desempenho de toda a equipe é um desafio ainda maior. Esses talentos são raros e representam um grande diferencial competitivo para a empresa. Por essa razão, devem ser preservados com o auxílio de uma boa gestão de pessoas.

Grande parte dos profissionais atuais pertence à geração Y – nascidos entre os anos 80 e 90 – e tem como característica a necessidade de engajar-se numa causa em vez de apenas exercer uma função. Consequência: eles se importam com diferentes aspectos, além da remuneração, na hora de decidir entrar e permanecer num emprego, o que exige das organizações melhores políticas de retenção de talentos.


Dinheiro não é tudo para quem gosta do que faz e faz bem

É claro que um bom salário é relevante para a permanência do colaborador no emprego. Mas, os verdadeiros talentos sabem que esse não é o único fator a ser considerado na hora de decidir ficar ou não. Afinal, são os prós e contras do dia a dia que pesam mais na balança.

Benefícios como flexibilidade de horário, subsídio para capacitação, dias livres, ambiente de trabalho saudável e serviços de assistência estendidos a familiares fazem o profissional se sentir valorizado e profundamente comprometido com a empresa.

Melhores práticas para retenção de talentos

Selecionamos 6 atitudes que toda empresa deve tomar para conquistar e preservar os melhores profissionais em seu quadro de colaboradores. Dê uma olhada.

1 - Criar e manter um ambiente favorável

Sentir-se bem no ambiente trabalho é fundamental para que o profissional permaneça no emprego. E o bem-estar organizacional depende de uma série de fatores: espaço físico limpo e adequado, recursos suficientes e clima agradável. Assim, o colaborador tem todas as condições necessárias para atingir seu potencial máximo e entregar os melhores resultados.

A empresa deve esforçar-se para criar uma atmosfera de trabalho motivadora, que estimule o profissional a agir de forma proativa, criativa e colaborativa, de modo que toda a equipe saia ganhando com os resultados obtidos.

Prover materiais, incentivar a formação continuada, promover a interação entre os funcionários por meio de trabalhos multidisciplinares, ações sociais, prática de esportes e outras atitudes é uma excelente forma de criar e manter um ambiente organizacional favorável ao sucesso da empresa.

2 - Estabelecer uma comunicação aberta e efetiva

Quando a comunicação interna flui com clareza e reciprocidade, o colaborador compreende com mais facilidade os valores e objetivos da instituição se sente à vontade para propor ajustes e soluções eficientes.

Saber que os líderes estão sempre dispostos a ouvir sugestões e que eles não escondem informações importantes da equipe, repassando tudo de modo transparente, reforça a relação de confiança entre profissional e empresa e aumenta o comprometimento de todos com o time.

O melhor é que existem muitas formas de melhorar a comunicação organizacional com ações simples e de baixo custo.

3 - Proporcionar autonomia na execução de tarefas

Isso não significa abandonar o colaborador à própria sorte e cobrar apenas os resultados. Na realidade, trata-se de dar ao profissional a chance de executar a tarefa da maneira que achar mais proveitosa, desde que os prazos sejam atendidos e os resultados esperados sejam atingidos.
Quando o colaborador sente que a empresa confia no seu trabalho, sua motivação, criatividade, produtividade e comprometimento consequentemente aumentam. Então, a equipe ganha melhor performance e a organização passa a ser mais competitiva no mercado.


4 - Desenvolver lideranças

Essa é uma ótima estratégia para a gestão de talentos, pois trabalha a retenção de bons profissionais em duas frentes: líderes e liderados. O colaborador reconhecido como líder, sente-se mais participativo e motivado e, por consequência, passa a inspirar os colegas a se comprometerem mais com a empresa.

O resultado é o desenvolvimento de equipes de alto desempenho, capazes de resolver os problemas de forma mais assertiva. Esses líderes facilitadores, também chamados de líderes-coach, estabelecem processos de gestão mais sustentáveis e efetivos, o que é extremamente benéfico para a organização.


5 - Oferecer bons planos de carreira

Para não buscar chances de crescimento nos concorrentes, o profissional tem de enxergar dentro da própria empresa a possibilidade de conquistar mais do que já conseguiu. Ou seja, ele precisa ter a sua disposição um bom plano de carreira.
Ao visualizar de modo concreto o caminho a ser percorrido, o colaborador passa a investir mais no seu desenvolvimento profissional e amplia sua performance, visando crescer continuamente dentro da organização.
Quando o RH da empresa sabe como elaborar um bom plano de carreira, a gestão e retenção de talentos se tornam mais eficaz e efetiva.

6 - Demonstrar reconhecimento

O bem-estar e a permanência no trabalho também dependem do reconhecimento que o profissional recebe da organização. Afinal, é uma necessidade natural do ser humano sentir que pertence a um grupo e que sua participação naquela comunidade é importante.
Legitimar bons resultados e incentivar o desenvolvimento dos colaboradores é um passo essencial para conservar os melhores profissionais. E isso é feito através de feedbacks constantes, elogios e outras formas de recompensa por mérito.

Essas 6 práticas devem compor a estratégia de retenção de talentos de todo empreendimento. Ao implementá-las no cotidiano da organização, o RH fortalece o vínculo afetivo entre colaborador e empresa, tornando a gestão de talentos mais simples e eficaz.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com os colegas e discuta maneiras de colocar em prática essas ações em sua empresa.

 

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM DE:

Comentários:

Século XXI Conveniada FGV - Cursos de MBA, Gestão Empresarial, Gestão Comercial

© 2018 - Todos os direitos reservados

Fundada em fevereiro de 2000, a Século XXI Desenvolvimento Organizacional Ltda. é uma empresa com atuação na área de prestação de serviços em Educação Continuada e Consultoria, com foco no setor empresarial. É conveniada da Fundação Getulio Vargas - FGV Management para as regiões Centro-Oeste, Sudoeste e Alto Paranaíba, do Estado de Minas Gerais.

Século XXI Conveniada FGV - Cursos de MBA, Gestão Empresarial, Gestão Comercial, Avenida São Vicente, 469 - 1º andar - Centro
Tel.: +55 (37) 3212-9525