PESQUISAR

7 tendências para gestão de pessoas que você precisa usar em 2019

Tempo de Leitura: 8 minuto(s)

Quer ficar por dentro das maiores tendências para gestão de pessoas no próximo ano? Se esse é o seu caso, saiba que você está no lugar certo!

A gestão de pessoas é uma atividade essencial para o funcionamento de qualquer empresa e, portanto, ela merece nossa devida atenção. Afinal de contas, toda organização é formada por profissionais e cada um deles é uma peça necessária para o seu pleno funcionamento.

Sendo assim, garantir que os colaboradores estejam alinhados à cultura da empresa, além de estarem satisfeitos, motivados, comprometidos e em desenvolvimento constante deve ser a prioridade de qualquer departamento de Recursos Humanos.

Com isso em mente, nós preparamos essa lista com as principais tendências para gestão de pessoas que você deve conhecer para o ano de 2019. Entenda mais sobre elas e como elas podem ser usadas na sua empresa. Continue lendo!

Confira 7 tendências para gestão de pessoas

1. Fit cultural

Uma das tendências para gestão de pessoas em 2019 está ligada aos critérios aplicados na hora de contratar novos colaboradores. Que o processo de contratação sempre foi e continua sendo uma tarefa extremamente importante para o sucesso de qualquer empresa ninguém nega.

Até pouco tempo atrás, o departamento de RH focava apenas na avaliação de conhecimentos e habilidades dos candidatos entrevistados. No entanto, pouco a pouco, as empresas passaram a perceber a relevância do alinhamento de valores e impacto que ele tem no clima organizacional.

A combinação dos valores dos candidatos e da empresa é o que chamamos de “fit cultural”. Isso ajuda a garantir que a cultura organizacional seja preservada e que o clima no ambiente de trabalho seja o mais agradável possível para todos os colaboradores.

2. Automação de processos

Foi-se o tempo em que apenas as grandes corporações apostavam no uso de tecnologias da informação e comunicação. Diante da transformação digital e da velocidade em que as coisas acontecem no mundo dos negócios, as empresas que não investem em novas tecnologias correm o risco de ficar para trás e perder espaço para as concorrentes.

Saiba que não é só o departamento de TI que pode tirar proveito das inovações tecnológicas. Afinal, a automação de processos faz parte das maiores tendências para gestão de pessoas também, aumentando a produtividade e eficiência da equipe.

É possível automatizar todo o sistema de gestão de recursos humanos para que o RH não tenha que perder tempo com processos internos e atividades rotineiras, o que colabora para que a equipe consiga se dedicar às questões estratégicas e aos assuntos que realmente importam.

Além disso, outras tarefas podem tirar grande proveito da tecnologia, como é o caso do controle de ponto online. Com cada vez mais profissionais trabalhando remotamente, esse recurso faz toda a diferença, pois facilita o trabalho do departamento de RH. Mais do que eliminar a necessidade do trabalho manual, esse recurso garante escalabilidade para a empresa.

3. Home office

Aproveitando o gancho do tópico anterior, vamos falar sobre mais uma das tendências para gestão de pessoas: o trabalho remoto. Várias empresas já contam com colaboradores que trabalham a partir de diferentes lugares do país e até do mundo. Hoje muita gente já sabe que esse novo modelo de trabalho só tende a crescer.

Para os millennials, estar empregado por uma empresa com modelos de trabalho e horários flexíveis é uma das prioridades. Mesmo as organizações que não veem a prática com bons olhos, uma hora ou outra terão que se adaptar. Do contrário, podem acabar não conseguindo reter os melhores talentos.

Sem contar que, com o esquema home office, a empresa consegue até mesmo reduzir custos. Mais colaboradores trabalhando de casa significa menores gastos relacionados ao escritório e tudo o que envolve a manutenção da estrutura física da empresa.

4. Gamification

Algumas pessoas ficam surpresas ao ouvir o conceito de gamification relacionado ao RH, mas fique sabendo que se trata de mais uma das tendências para gestão de pessoas em 2019. Essa estratégia de jogos pode ser usada de diferentes maneiras.

O gamification já é aplicado, por exemplo, durante os processos de recrutamento, cujas avaliações de competências podem ser feitas de maneira mais divertida e descontraída, fazendo com que os candidatos se sintam mais à vontade para mostrarem quem realmente são.

O mesmo acontece quando essas estratégias são usadas para estimular a competição saudável e a integração entre as diferentes áreas de uma empresa. Além disso, o gamification pode ser usado para tratar de questões importantes para o negócio de uma forma divertida.

5. Promoção do bem-estar

Uma vez que a busca por uma melhor qualidade de vida tem se tornado uma prioridade na vida dos profissionais, a promoção do bem-estar entra para a lista de tendências para gestão de pessoas. E o melhor de tudo é que as empresas são capazes de colaborar para o bem-estar dos seus colaboradores por meio de simples iniciativas.

Diversas organizações têm apostado nos convênios com academias, spas, clubes, escolas de dança, por exemplo, para promover a saúde dos funcionários e estimular a prática de atividades físicas. Há também o oferecimento de benefícios não apenas financeiros, mas também em forma de viagens e experiências.

É claro que fazer apenas isso não basta para que os colaboradores se sintam satisfeitos. Além dessas iniciativas, ter um ambiente de trabalho acolhedor e um horário de trabalho flexível são medidas fundamentais para o aumento da satisfação e, consequentemente, da produtividade.

6. Feedback contínuo

Fazer uma boa avaliação de desempenho dos colaboradores é sempre um desafio para os gestores e para o departamento de RH. O maior problema é que, na maioria das vezes, as avaliações são feitas apenas anualmente ou semestralmente.

Por se tratar de um período considerável entre cada avaliação, falhas e problemas de comportamento vão se acumulando e gerando motivo para maior rotatividade de pessoal. É por isso que os programas tradicionais de avaliação de desempenho têm sido substituídos pelo feedback contínuo, mais uma das tendências para gestão de pessoas.

Por meio dele, é possível conseguir melhorias significativas de comunicação e em relação ao processo de aprendizado. Dessa forma, o aprimoramento é constante e os colaboradores podem estar conscientes das melhorias que precisam fazer para otimizar ainda mais sua performance e a entrega de resultados.

7. Formação de equipes de alto desempenho

Mais do que investir em treinamento e capacitação de colaboradores, as empresas estão apostando agora no desenvolvimento das chamadas equipes de alto desempenho. Isso significa capacitar grupos de pessoas para que eles consigam se autogerir, ou seja, dispensar a necessidade de ter um profissional de um nível hierárquico superior o tempo todo.

Além de formar profissionais com mais conhecimento e um maior nível de qualidade, o investimento em equipes de alto desempenho colabora para a integração de pessoas com diferentes competências. Juntas, elas podem se reinventar para atender as demandas de cada projeto e, ao mesmo tempo, promover um ambiente mais dinâmico.

Por se tratar de uma das principais tendências para gestão de pessoas, a empresa ganha ainda mais ao fazer esse tipo de investimento, já que as equipes estarão desenvolvendo conhecimento corporativo e ajudando o negócio a conquistar mais competitividade dentro do seu mercado de atuação.

O que achou das tendências para gestão de pessoas? Se quiser ficar por dentro dos principais assuntos relacionados à gestão de pessoas, não deixe de acompanhar o nosso blog e assinar a nossa newsletter!

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM DE:

Comentários:

Século XXI Conveniada FGV - Cursos de MBA, Gestão Empresarial, Gestão Comercial

© 2019 - Todos os direitos reservados

Fundada em fevereiro de 2000, a Século XXI Desenvolvimento Organizacional Ltda. é uma empresa com atuação na área de prestação de serviços em Educação Continuada e Consultoria, com foco no setor empresarial. É conveniada da Fundação Getulio Vargas - FGV Management para as regiões Centro-Oeste, Sudoeste e Alto Paranaíba, do Estado de Minas Gerais.

Século XXI Conveniada FGV - Cursos de MBA, Gestão Empresarial, Gestão Comercial, Avenida São Vicente, 469 - 1º andar - Centro
Tel.: +55 (37) 3212-9525