PESQUISAR

8 motivos para investir na qualificação dos colaboradores

Tempo de Leitura: 4 minuto(s)

Muitos empreendedores ainda menosprezam a iniciativa de subsidiar a capacitação profissional de seus colaboradores por entenderem que perderão o investimento caso o funcionário se desligue da empresa. Essa, porém, é uma visão equivocada, pois, comprovadamente, um colaborador bem qualificado ajuda o negócio a crescer de maneira mais rápida e efetiva.

Quem insiste nesse ponto de vista limitado, na realidade, perde muito mais capital porque contribui para a estagnação da capacidade inovadora da empresa.

Não piore a crise

Adotar medidas para reduzir os custos da empresa é uma reação natural e importante nesse momento de recessão econômica. No entanto, antes de suspender todos os custos é preciso entender o que é realmente despesa e o que é investimento.

A aplicação de recursos na qualificação dos colaboradores, por exemplo, encaixa-se no segundo grupo. Manter esse investimento é a única maneira de evitar que seu negócio perca a competitividade em médio e longo prazo por não inovar nem acompanhar as novidades do mercado.

Confira abaixo oito boas razões para investir na capacitação dos funcionários.

Por que investir na qualificação dos colaboradores?

Preparamos uma lista com oito ótimos motivos para apostar na melhor qualificação dos profissionais que trabalham com você.

1 – Ampliação da produtividade

A qualificação viabiliza o desenvolvimento de habilidades específicas, o que permite que o colaborador realize suas atividades com qualidade elevada e num tempo mais curto. Isso assegura uma maior produtividade e, muitas vezes, até dispensa a contratação de mais funcionários e/ou de empresas terceirizadas.

2 – Maior conexão entre os colaboradores

Ao participarem juntos de cursos e outros programas de capacitação, os colaboradores passam a interagir melhor e com mais frequência. A comunicação entre a equipe melhora e o espírito colaborativo é fortalecido, o que reflete de maneira extremamente positiva no fluxo de trabalho dentro da companhia.

3 – Desenvolvimento de equipes de alta performance

Um colaborador bem qualificado é um multiplicador de conhecimento, pois tende a colocar em prática aquilo que aprendeu e a repassar as informações que adquiriu para os colegas, agregando assim muito mais valor à empresa. Com a circulação do conhecimento e o aprimoramento de habilidades, fica mais fácil desenvolver equipes de alta performance.

4 – Ambiente de trabalho favorável

Todo bom profissional enxerga a chance de aperfeiçoar-se como um indicativo de valorização do seu trabalho. Isso aumenta a motivação e o comprometimento dele com a empresa, o que por sua vez torna o ambiente de trabalho mais agradável e produtivo.

5 – Menor turnover

A qualificação dos funcionários é um fator importante na retenção de talentos. Profissionais que recebem esse tipo de incentivo desenvolvem um alto grau de comprometimento com a empresa e maior produtividade. Por esse motivo, a empresa tem menos gastos de dinheiro e tempo com demissões e novas contratações.

6 – Redução de custos

Além de reduzir despesas com a rotatividade de funcionários, a qualificação também faz o colaborador utilizar com mais assertividade os recursos disponíveis para a execução das tarefas, o que diminui o desperdício e enxuga os gastos com materiais desnecessários.

7 – Melhor relacionamento com o cliente

A boa capacitação dos colaboradores reflete na qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela companhia. Os clientes também notam e valorizam essa melhor qualidade, tornando-se mais fiéis ao negócio. Não há maior benefício para a empresa.

8 – Maior competitividade no mercado

Com profissionais bem qualificados, o empreendimento conta com mais recursos e inovação para concorrer no mercado. Ao aprimorar suas habilidades e desenvolver novas aptidões, os colaboradores são capazes de encontrar soluções criativas e eficazes para superar as dificuldades organizacionais que surgem no dia a dia e a concorrência.

Agora que você constatou essas importantes razões, não espere mais para investir na qualificação dos colaboradores da sua empresa. Entre em contato com a SÉCULO XXI – CONVENIADA FGV e informe-se sobre nossas propostas de parceria e descontos.

Quer conferir mais conteúdos como este? Continue acompanhando o blog e a fanpage.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM DE:

Comentários:

Século XXI Conveniada FGV - Cursos de MBA, Gestão Empresarial, Gestão Comercial

© 2018 - Todos os direitos reservados

Fundada em fevereiro de 2000, a Século XXI Desenvolvimento Organizacional Ltda. é uma empresa com atuação na área de prestação de serviços em Educação Continuada e Consultoria, com foco no setor empresarial. É conveniada da Fundação Getulio Vargas - FGV Management para as regiões Centro-Oeste, Sudoeste e Alto Paranaíba, do Estado de Minas Gerais.

Século XXI Conveniada FGV - Cursos de MBA, Gestão Empresarial, Gestão Comercial, Avenida São Vicente, 469 - 1º andar - Centro
Tel.: +55 (37) 3212-9525