PESQUISAR

Como formar equipes de alto desempenho

Tempo de Leitura: 8 minuto(s)

Está querendo desenvolver equipes de alto desempenho na sua empresa? Antes de tudo, vale a pena ressaltar que não estamos falando aqui sobre simplesmente ter times de colaboradores competentes. Além da competência, as equipes de alto desempenho têm paixão pelo que fazem, pois só assim é possível atingir um nível de excelência na execução de suas funções.

Com o objetivo de te dar aquela ajuda que você precisa, preparamos este post com o que você deve saber sobre a importância dessas equipes, os principais fatores para formá-las e algumas dicas valiosas para os gestores. Não deixe de conferir!

Por que devemos investir em equipes de alto desempenho?

Até pouco tempo atrás, as empresas se preocupavam apenas em oferecer treinamento para os seus colaboradores. Entretanto, hoje a gestão de pessoas vai além e visa, principalmente, desenvolver as chamadas equipes de alto desempenho.

A ideia é que os times de colaboradores adquiram a capacidade de se autogerir, dispensando a necessidade de um gestor presente o tempo inteiro. Não é à toa que a formação desse tipo de equipe é considerada uma das maiores tendências para gestão de pessoas.

Por isso, mais do que colaborar com a qualificação de profissionais, esse investimento é crucial para que o negócio ganhe mais competitividade no mercado. E as empresas que não derem atenção para isso podem acabar ficando para trás.

Principais pontos de atenção para formar equipes de alto desempenho

Feedback contínuo

Dificilmente você irá conseguir criar equipes de alto desempenho sem fornecer de maneira constante feedbacks sobre a atuação, erros e acertos de cada colaborador. Conhecer tanto os pontos fortes quanto as dificuldades do seu time e comunicá-los de forma clara é um passo necessário para que todos possam melhorar ou adquirir novas habilidades.

Motivação

Quem trabalha com gestão de pessoas sabe que motivação e produtividade andam de mãos dadas. Uma equipe cujos colaboradores estão desmotivados pode ter seus resultados comprometidos, além de correr o risco de ter um maior índice de erros. Por isso, não deixe de sempre buscar novas maneiras de animar a equipe e garantir que todos estejam dispostos a dar o melhor de si no ambiente de trabalho.

Estratégia e metas claras

Para encontrar o caminho certo em direção ao sucesso, é preciso saber onde se quer chegar. Isso significa que a estratégia de negócio da empresa deve ser bem explicada a todos os colaboradores. O mesmo vale para as metas, que devem ser claras, mensuráveis e ter prazos pré-determinados. Assim, as equipes de alto desempenho conseguem verificar se as metas estão sendo atingidas e, ao mesmo tempo, avaliar os resultados.

Diversidade na equipe

Que graça teria o mundo se todas as pessoas fossem exatamente iguais? Provavelmente, nenhuma. E não seria diferente no mundo corporativo. Mais do que contar com colaboradores competentes, as equipes de alto desempenho são formadas por pessoas com diferentes perfis e competências. Em um time cujos membros têm habilidades que se complementam, um ajuda o outro e o trabalho colaborativo se torna mais fluido.

Administração de conflitos

É claro que ter pessoas tão diferentes trabalhando juntas em um mesmo ambiente e desenvolvendo um mesmo projeto nem sempre são flores. Apesar de a diversidade ser necessária para o bom desempenho da equipe, as diferenças entre os colaboradores acabam gerando conflitos entre eles. Diante disso, o gestor precisa estar preparado para resolver os problemas da melhor maneira possível.

Busca de soluções

Como mencionado anteriormente, as equipes de alto desempenho se caracterizam pela autonomia, ou seja, pela capacidade de se autogerir quando necessário. Isso inclui a busca por soluções e resoluções dos mais diversos problemas no dia a dia do trabalho. Portanto, os gestores têm a função de incentivar seus colaboradores a lidarem com as questões que surgirem.

Colaboração e harmonia

Promover um ambiente colaborativo é outra dica valiosa para formar equipes de alto desempenho. E saiba que incentivar a colaboração entre os funcionários é uma responsabilidade dos gestores e algo essencial para o sucesso do trabalho em equipe. Ainda, quando há harmonia entre as pessoas, o estímulo às novas ideias e os resultados alcançados se tornam ainda melhores.

Reconhecimento de talentos

Embora as equipes de alto desempenho trabalhem para atingir objetivos em comum, de maneira conjunta e ajudando o negócio da empresa a crescer, cada colaborador deve ser reconhecido pelas suas conquistas individuais. Além do compartilhamento de responsabilidades, informações e empoderamento, vale a pena reconhecer os talentos e dividir as recompensas pelos resultados positivos para manter seus colaboradores motivados.

Compartilhamento de informação

O bom funcionamento das equipes de alto desempenho depende do alinhamento entre todos os seus membros. É por isso que nada melhor do que sempre ouvir seus colaboradores e atualizá-los sobre o que acontece na empresa. Isso pode ser feito por meio de um canal de comunicação no qual as informações mais recentes podem ser divididas com todo o time.

Dicas valiosas para os gestores

Como você já deve saber, os gestores exercem uma função central na formação das equipes de alto desempenho. No entanto, alguns erros comuns podem atrapalhar essa tarefa. Confira abaixo algumas dicas que podem te ajudar a fugir dos erros na hora de cumprir esse papel:

Inspirar ao invés de dar ordens

Ser líder de equipes de alto desempenho não significa simplesmente dar ordens e esperar que elas sejam cumpridas com excelência. Pelo contrário, um bom gestor não é aquele que empurra o time, cobra resultados e reclama quando as metas não são atingidas. As melhores equipes contam com líderes inspiradores, que lembram da importância do trabalho em conjunto e possuem apreço pelo desafio.

Ter uma formação especializada

Como ninguém nasce sabendo tudo, nem sempre os gestores estão devidamente preparados para assumir o papel de formar equipes de alto desempenho. Isso porque trata-se de muito mais do que gerir uma equipe. É preciso elevar os colaboradores a outro patamar de produtividade, o que requer conhecimento. Nesse caso, nada melhor do que contar com uma formação adequada, como um curso de MBA ou especialização.

Incentivar a cooperação

Já falamos aqui neste post que os conflitos são inevitáveis, pois as pessoas são diferentes, o que faz com que as discordâncias sempre aconteçam. Mas saiba que isso não é necessariamente algo ruim. O problema aqui é quando há disputa entre os colaboradores. Por isso, os gestores devem fomentar a cooperação das equipes com o intuito de não deixar que a concorrência entre os funcionários ganhe espaço dentro da empresa.

Manter o foco do time

Em uma sociedade cada vez mais dinâmica, às vezes é impossível evitar que os colaboradores tenham que lidar com diversas demandas ao mesmo tempo ou fiquem sobrecarregados de tarefas. Diante isso, você deve ter o cuidado de não deixar que o seu time se desvie da missão a ser realizada. Os líderes de equipes de alto desempenho precisam manter todos atualizados para que ninguém se desvie do que realmente importa.

Ser confiável

Seus esforços pouco valem se a sua equipe não tiver confiança em você. Para ganhar a confiança das pessoas, um gestor precisa, em primeiro lugar, ter um bom relacionamento com os seus colaboradores. Em segundo lugar está a capacidade de ajudar a resolver problemas. Por fim, a confiança do seu time em você depende de consistência, ou seja, cumprir com o que você diz que vai fazer.

Esse post te ajudou? O que acha de receber em primeira mão outros conteúdos interessantes sobre gestão de pessoas? Assine a nossa newsletter agora mesmo!

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM DE:

Comentários:

Século XXI Conveniada FGV - Cursos de MBA, Gestão Empresarial, Gestão Comercial

© 2019 - Todos os direitos reservados

Fundada em fevereiro de 2000, a Século XXI Desenvolvimento Organizacional Ltda. é uma empresa com atuação na área de prestação de serviços em Educação Continuada e Consultoria, com foco no setor empresarial. É conveniada da Fundação Getulio Vargas - FGV Management para as regiões Centro-Oeste, Sudoeste e Alto Paranaíba, do Estado de Minas Gerais.

Século XXI Conveniada FGV - Cursos de MBA, Gestão Empresarial, Gestão Comercial, Avenida São Vicente, 469 - 1º andar - Centro
Tel.: +55 (37) 3212-9525