PESQUISAR

Ferramentas de gestão de pessoas pra otimizar seus processos

Tempo de Leitura: 8 minuto(s)

Você sabia que algumas ferramentas de gestão de pessoas podem fazer toda a diferença para a otimização dos processos do RH? Mesmo quem não trabalha na área sabe que gerir pessoas é sempre um grande desafio. Mas, ao contar com alguns recursos interessantes, essa tarefa pode se tornar bem menos complicada.

A gestão de pessoas foi, por muito tempo, pensada de um modo muito diferente do que conhecemos hoje. Antes, os colaboradores eram vistos como peças que serviam exclusivamente para cumprir com os objetivos da organização, nada além disso. Mas, graças ao surgimento de correntes que defendem a humanização no ambiente corporativo, os profissionais passaram a ser mais reconhecidos e valorizados.

A partir disso, ferramentas de gestão de pessoas mais humanizadas começaram a ser utilizadas pelas empresas, trazendo uma mudança no relacionamento estabelecido com seus colaboradores. O objetivo dessas ferramentas é capacitar, engajar, desenvolver e motivar os profissionais, o que acaba trazendo benefícios para o próprio negócio.

O mais interessante é que essas ferramentas de gestão de pessoas vão evoluindo com o passar do tempo e se adequando aos novos contextos e dinâmicas sociais. Por isso, as empresas precisam se manter atualizadas em relação a esses importantes recursos de gestão. Quer saber mais? Então, continue lendo o post!

Confira algumas das ferramentas de gestão de pessoas mais utilizadas

Pesquisa de clima organizacional

Como o próprio nome deixa claro, a pesquisa de clima organizacional é uma das ferramentas de gestão de pessoas que visa descobrir como anda o clima da empresa e como os seus colaboradores se sentem enquanto parte dela. O sucesso da pesquisa depende da participação de todos, inclusive dos gestores, que precisam entender a importância desse instrumento para o desenvolvimento organizacional.

Dentre as principais ferramentas de gestão de pessoas, a pesquisa de clima organizacional serve como instrumento central para orientar boas práticas. Afinal de contas, por meio dela, é possível avaliar o nível de satisfação, motivação e engajamento dos colaboradores. Ao mesmo tempo, essa ferramenta verifica o impacto das lideranças nos resultados da empresa e se a sua estrutura corresponde ao nível de qualidade esperado.

Assim, trata-se de uma ferramenta estratégica que permite diagnosticar possíveis problemas e, portanto, promover mudanças. Isso tudo por meio da avaliação dos diferentes fatores que impactam como o colaborador se sente e como o ambiente interno é percebido pela maioria. Dessa forma, a pesquisa de clima organizacional traz benefícios para a melhoria da comunicação e processos internos, dos relacionamentos interpessoais e, consequentemente, dos resultados do negócio.

Coaching

Fazer um acompanhamento individual dos profissionais da empresa é mais uma das atividades que ficam a cargo do RH das organizações. Diz respeito a uma das ferramentas de gestão de pessoas que, quando usada de forma adequada, pode trazer resultados bastante significativos tanto para o profissional quanto para a empresa.

Aqui, mais do que apenas acompanhar líderes e liderados, é fundamental que essa ferramenta valorize a proximidade e o entendimento do que cada um precisa melhorar enquanto profissional. As empresas atentas às técnicas mais atuais de desenvolvimento de profissionais têm usado o Coaching, uma das ferramentas de gestão de pessoas mais utilizadas no mundo inteiro.

O Coaching nada mais é do que um método que visa desenvolver o que as empresas têm de mais valioso: seu capital humano. Para isso, faz uso de diversas técnicas e instrumentos que visam desenvolver e acelerar resultados, aplicando conhecimentos de diversas áreas.

O ponto central do Coaching é criar uma cultura organizacional que valorize o ser humano por meio do melhor aproveitamento dos seus potenciais e habilidades. Dessa forma, é capaz de aumentar a produtividade e engajamento, além de melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho talvez seja uma das ferramentas de gestão de pessoas mais conhecidas e aplicadas no mundo corporativo. O que essa ferramenta faz é avaliar a produtividade e desempenho dos colaboradores. Para isso, é preciso verificar se eles realmente dominam suas funções dentro da empresa, se eles compreendem os objetivos das atividades que realizam e a qualidade de suas entregas.

Vale ressaltar que é fundamental que essa avaliação seja feita continuamente, ou seja, ela deve fazer parte da cultura organizacional. Por meio dela, os gestores conseguem dar feedbacks para os seus colaboradores em relação aos que eles precisam melhorar e aos seus pontos fortes. Por meio desse feedback, o colaborador entende o que ele precisa melhorar e pode começar a buscar soluções.

A evolução dessa ferramenta criou o que ficou conhecida como avaliação 360 graus. Por meio desse método, o colaborador é avaliado não só pelo seu gestor, mas também pelos seus pares, colegas, superiores, clientes, subordinados. Dessa forma, é possível ter uma visão ainda mais precisa de como o trabalho de cada um está sendo visto na empresa. Sem contar que, nesse tipo de avaliação, o próprio colaborador faz uma avaliação de si mesmo.

Programas de desenvolvimento e capacitação

As ferramentas de gestão de pessoas apresentadas até agora cumprem, acima de tudo, a função de identificar e avaliar questões ligadas ao clima da empresa e desempenho dos funcionários. Porém, só apontar os problemas e pontos a serem melhorados não basta para aumentar a produtividade e colaborar para resultados mais satisfatórios. É preciso investir também!

Com isso em mente, os programas de desenvolvimento e capacitação servem como ferramentas poderosas para aumentar as competências dos colaboradores e líderes da empresa. Isso é de extrema importância, já que profissionais capacitados podem produzir mais e com melhor qualidade por se sentirem aptos a exercer suas funções.

Simultaneamente, o uso dessas ferramentas de gestão de pessoas mostra que a organização está realmente comprometida com o desenvolvimento e crescimento profissional de seus funcionários. Afinal de contas, trata-se de direcionar parte do orçamento para a qualificação de seus colaboradores, fortalecendo sua autoestima dentro da empresa. Isso porque, ao invés de apenas apontar defeitos e fazer críticas, a organização demonstra estar disposta a ajudar cada um a expandir suas competências profissionais e comportamentais.

Programa de carreira

Embora o programa de carreira seja o último item da nossa lista de ferramentas de gestão de pessoas, isso não quer dizer que ele seja menos importante. Geralmente, as pessoas costumam relacionar programa de carreira com as empresas de maior porte. No entanto, fique sabendo que toda organização que valoriza o seu capital humano pode utilizar essa ferramenta.

A ideia central é que a empresa tenha um programa de carreira, e também de remuneração, claro e estruturado. Na medida que os caminhos a serem percorridos para a construção de uma carreira profissional dentro da organização são claros, a atração e retenção de profissionais é estimulada e apresenta melhores resultados.

As empresas que ainda não possuem programas de carreira precisam perceber que não se trata de uma prática que traz benefícios apenas para os colaboradores, mas para elas mesmas. Uma vez desenvolvido de acordo com a estratégia de negócios da empresa, o programa de careira colabora para o alcance dos objetivos por meio da maior produtividade dos colaboradores, comprometidos não apenas com o seu próprio crescimento mas também com os resultados.

Agora que você já conhece as ferramentas de gestão de pessoas, descubra agora quais são algumas das práticas mais eficazes de RH.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM DE:

Comentários:

Século XXI Conveniada FGV - Cursos de MBA, Gestão Empresarial, Gestão Comercial

© 2018 - Todos os direitos reservados

Fundada em fevereiro de 2000, a Século XXI Desenvolvimento Organizacional Ltda. é uma empresa com atuação na área de prestação de serviços em Educação Continuada e Consultoria, com foco no setor empresarial. É conveniada da Fundação Getulio Vargas - FGV Management para as regiões Centro-Oeste, Sudoeste e Alto Paranaíba, do Estado de Minas Gerais.

Século XXI Conveniada FGV - Cursos de MBA, Gestão Empresarial, Gestão Comercial, Avenida São Vicente, 469 - 1º andar - Centro
Tel.: +55 (37) 3212-9525