PESQUISAR

Ladrões do tempo: saiba quais são e fuja deles!

Tempo de Leitura: 8 minuto(s)

A nossa produtividade é desafiada diariamente pelos chamados ladrões do tempo. A impressão que temos hoje é de estarmos sempre correndo, com pressa e desesperados para terminar nossa extensa lista de tarefas. E o pior de tudo é que, embora a nossa agenda diária esteja sempre cheia, temos a constante sensação de que não estamos conseguindo fazer nada.

Dentre outros fatores, os ladrões do tempo são alguns dos responsáveis por esse sentimento angustiante. Eles geralmente roubam o nosso tempo e nós nem ao menos percebemos. Além de tornar a nossa vida improdutiva, os ladrões do tempo podem aumentar o nosso cansaço e nível de estresse.

Mas, não se preocupe! É possível lutar com eles e tomar as rédeas da administração do nosso tempo. Continue lendo o post, saiba como identificar os ladrões do tempo e descubra como usá-los ao seu favor.

Como reconhecer os ladrões do tempo?

Os principais ladrões do tempo nos dias de hoje são os recursos que utilizamos para nos comunicar tanto no trabalho quanto na vida pessoal. Mesmo quem não trabalha no computador costuma passar grande parte do dia conectado à internet por meio do smartphone.

Isso faz com que estejamos disponíveis praticamente o tempo todo, sendo incapazes de impedir que as informações cheguem à tela do nosso celular. Assim, somos interrompidos durante a execução de diversas atividades, o que acaba tirando o nosso foco das tarefas e trazendo dificuldades para a nossa capacidade de concentração.

Porém, é importante ressaltar que o que realmente faz com que certos recursos se tornem ladrões do tempo é a forma como os utilizamos, ou seja, depende do hábito de cada um. Veja abaixo como fazer um bom uso dos recursos tecnológicos disponíveis e impedir que eles se transformem em ladrões do tempo.

E-mail

No mundo corporativo, o e-mail é um meio fundamental para a troca de mensagens importantes, seja entre os colaboradores da empresa ou com clientes e fornecedores. Isso faz com que a maioria fique sempre atenta às mensagens que chegam na caixa de entrada. É aqui onde mora o perigo.

Não há dúvida sobre a importância de checar as novas mensagens e respondê-las em um período razoável de tempo. Entretanto, isso não significa que seja necessário verificar a caixa de entrada a cada cinco minutos – com exceção da área de atendimento, por exemplo. É esse tipo de hábito que faz com que os nossos e-mails se tornem ladrões do tempo.

Ler e-mails muitas vezes por dia pode acabar atrapalhando o nosso rendimento e trazendo uma ansiedade excessiva. O que costuma colaborar para isso é o uso de notificações no computador ou no celular: sempre que um novo e-mail é recebido, um som toca ou uma mensagem com o assunto do e-mail aparece na tela.

Quem lida com isso todos os dias sabe o quão difícil é ignorar as notificações e não ler a mensagem no mesmo minuto em que foi recebida. Por isso, uma dica para que o e-mail não seja um dos ladrões do tempo na sua vida é verificar a sua caixa de entrada algumas vezes por dia, definir horários para isso e desativar essas notificações. Você pode deixar para utilizá-las quando estiver esperando por algo realmente urgente.

Mensagens instantâneas

Cada vez mais novos programas de mensagens instantâneas são criados para facilitar a comunicação dentro e fora das empresas. Eles consistem em excelentes ferramentas para trocar mensagens de uma forma simples e rápida, nos ajudando a economizar tempo em algumas tarefas. Por outro lado, esses programas podem se tornar poderosos ladrões do tempo.

Além do WhatsApp, no mundo corporativo muita gente acaba tendo que usar programas como Skype, Hangouts, Slack, entre outros. Ao mesmo tempo em que são necessários, as constantes notificações acabam atrapalhando a nossa concentração. Afinal de contas, como manter o foco com aquele item piscando no canto da tela do computador?

Portanto, não se trata de negar a importância de utilizar essas ferramentas no nosso cotidiano, já que elas são praticamente indispensáveis. Mas, a boa notícia é que por meio de algumas configurações é possível fazer um melhor uso delas. Para evitar que os programas de mensagens instantâneas se tornem ladrões do tempo, você pode desativar as notificações enquanto estiver desempenhando uma tarefa importante.

Internet e redes sociais

Você já parou para pensar quanto tempo do seu dia é gasto com sites, Youtube, Facebook, Instagram, Twitter ou outras redes sociais? O fato de podermos acessar a Internet o tempo inteiro faz com que seja difícil para algumas pessoas não ver as atualizações e novas postagens dos amigos nas redes sociais ou até mesmo visitar sites de compras inúmeras vezes por dia.

O problema não é acessá-los, mas quanto tempo do seu dia está sendo gasto com isso. As redes sociais se tornam ladrões do tempo sem que nós nos demos conta. Para evitar que o seu tempo seja roubado por elas, você pode reservar determinados momentos do dia para acessar as suas redes ou visitar sites de interesse pessoal.

Vale ressaltar que nem sempre as redes sociais atuam como ladrões do tempo. Isso porque, dependendo do uso que se faz dela, você pode adquirir conhecimentos interessantes para a sua vida profissional. Esse é o caso do LinkedIn, por exemplo, a rede social voltada para o universo profissional. Em vez de perder tempo, você pode se conectar a outros profissionais, acessar conteúdos úteis e ainda encontrar novas oportunidades.

Usando a rede social de forma produtiva

Cada rede social tem suas próprias características e, por isso, o uso que se faz delas também varia. Além de saber como usar o LinkedIn de modo produtivo, é preciso entender que o LinkedIn é bastante diferente do Instagram ou do Facebook. Isso faz com que a forma de interagir nessa rede profissional seja outra.

O LinkedIn definitivamente não é o ambiente para piadas ou vídeos engraçados, a não ser que sejam pertinentes e ligados ao seu contexto profissional. Dependo da área de atuação, o ambiente corporativo é mais formal ou mais descontraído. Assim como esses diferentes perfis se refletem no seu modo de se comportar dentro da empresa, eles também devem se refletir nas suas interações e nos conteúdos compartilhados no LinkedIn.

Por bastante tempo, o LinkedIn foi visto no Brasil como um recurso para quem está procurando um emprego ou tentando se recolocar no mercado de trabalho. Porém, fique sabendo que a rede social vai muito além disso. O LinkedIn é um espaço onde você pode se conectar a outros profissionais relevantes para o seu campo de atuação e até fazer novos negócios.

Portanto, diferentemente de outras redes sociais que acabam exercendo o papel de ladrões do tempo na nossa rotina, o tempo gasto no LinkedIn pode ser extremamente proveitoso. Além de novas oportunidades, você acaba entrando em contato com conteúdos relevantes e adquirindo conhecimentos importantes para a sua área.

Quer saber mais sobre os benefícios dessa rede social? Entenda como grupos e company pages podem te ajudar a gerar negócios no LinkedIn.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM DE:

Comentários:

Século XXI Conveniada FGV - Cursos de MBA, Gestão Empresarial, Gestão Comercial

© 2018 - Todos os direitos reservados

Fundada em fevereiro de 2000, a Século XXI Desenvolvimento Organizacional Ltda. é uma empresa com atuação na área de prestação de serviços em Educação Continuada e Consultoria, com foco no setor empresarial. É conveniada da Fundação Getulio Vargas - FGV Management para as regiões Centro-Oeste, Sudoeste e Alto Paranaíba, do Estado de Minas Gerais.

Século XXI Conveniada FGV - Cursos de MBA, Gestão Empresarial, Gestão Comercial, Avenida São Vicente, 469 - 1º andar - Centro
Tel.: +55 (37) 3212-9525