PESQUISAR

Quais são as características que diferenciam os melhores líderes

Tempo de Leitura: 4 minuto(s)

Em muitas culturas, o número 7 está relacionado à perfeição. Se isso é realmente verdade não podemos afirmar. O fato é que: quando o assunto é liderança, para ser um líder perfeito - quer dizer, para chegar ao patamar dos melhores líderes do mundo - o profissional precisa apresentar as 7 características que listamos neste post.

Continue a leitura e confira o que você precisa saber para reconhecer grandes líderes em sua empresa e, até mesmo, tornar-se um deles.

7 qualidades que distinguem os melhores líderes

Estes atributos são observados nos maiores líderes do planeta, como Steve Jobs, Bill Gates, Barack Obama, Mark Zuckerberg, Flávio Augusto da Silva, Jorge Paulo Lemann e muitos outros. Leia e reflita.

1 - Saber reconhecer talentos

Entre as características dos melhores líderes, está a visão aguçada para talentos. Eles conseguem identificar os profissionais excepcionais e trazê-los para perto, transformando-os em peças-chave e usando o que eles têm de melhor em favor de toda a equipe. Também sabem valorizar esses talentos, mantendo-os motivados e comprometidos com a empresa.
Os grandes líderes compreendem a importância de valorizar a diversidade, de modo que os membros da equipe possam suprir as necessidades uns dos outros e transformar o grupo num time de alta performance.

2 - Inspirar e incentivar naturalmente

Os líderes extraordinários influenciam seus liderados não só com palavras, mas também com atitudes condizentes com seu discurso. Lideram mais pelo exemplo do que pela fala. Além disso, têm uma aptidão natural para incentivar pessoas a se desenvolverem profissional e pessoalmente, levando-as a se tornarem bons líderes também.

3 - Praticar o desapego

Líderes brilhantes não escondem o que sabem, pois entendem que compartilhar não significa perder e sim, expandir o conhecimento. Afora isso, ainda têm facilidade para delegar tarefas importantes, sem medo de perder autoridade junto à equipe. Afinal, entendem que são facilitadores no processo de desenvolvimento de todo o grupo.

4 - Ser bem resolvido

Os que são apontados como grandes líderes não veem os liderados como concorrentes, pois sabem do próprio potencial e têm consciência de que também se desenvolvem mais quando contam com talentos preciosos a sua volta. São pessoas emocionalmente inteligentes e confiantes e, por esse motivo, passam segurança e motivação à equipe.

5 - Ter capacidade de ajustar a liderança ao momento

Adaptáveis e estrategistas, os melhores líderes sabem moldar a liderança de acordo com as exigências do momento. Isso significa que eles sabem quando ser mais rígido, mais exigente, mais democrático ou mais liberal, a fim de fazer que sua equipe atinja a melhor performance.

6 - Ser acessível

Líderes notáveis são muitas vezes colocados em pedestais, mas não se veem dessa forma. Na realidade, eles têm consciência de que estão no mesmo nível de seus liderados, sendo também parte de uma grande engrenagem. Por ter essa visão, demonstram humildade e estão sempre abertos ao diálogo. Sabem ouvir sugestões e fazem questão de dar feedback ao time para promover o engajamento e o crescimento da equipe.

7 - Comunicar-se com excelência

Os melhores líderes têm habilidade para passar diretrizes e outras informações de forma clara, e se preocupam em saber se o time compreendeu a mensagem. Demonstram honestidade em suas palavras, sendo transparentes em sua comunicação. E realizam a apresentação de ideias, projetos e metas de maneira envolvente e empolgante, mostrando o papel fundamental de cada um dentro da equipe.

Então, você consegue identificar grandes líderes em sua empresa? Tem desenvolvido as características que citamos para se tornar um deles? Compartilhe conosco a sua visão de como um líder extraordinário deve ser. Comente e compartilhe nosso conteúdo.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM DE:

Comentários:

Século XXI Conveniada FGV - Cursos de MBA, Gestão Empresarial, Gestão Comercial

© 2018 - Todos os direitos reservados

Fundada em fevereiro de 2000, a Século XXI Desenvolvimento Organizacional Ltda. é uma empresa com atuação na área de prestação de serviços em Educação Continuada e Consultoria, com foco no setor empresarial. É conveniada da Fundação Getulio Vargas - FGV Management para as regiões Centro-Oeste, Sudoeste e Alto Paranaíba, do Estado de Minas Gerais.

Século XXI Conveniada FGV - Cursos de MBA, Gestão Empresarial, Gestão Comercial, Avenida São Vicente, 469 - 1º andar - Centro
Tel.: +55 (37) 3212-9525