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MBA - Desenvolvimento Humano de Gestores


Objetivos

  • Desenvolver, por meio de abordagens conceituais, experienciais, reflexivas e principalmente do autoconhecimento, estudos individuais e em grupo, os aspectos que caracterizam um desenvolvimento humano holístico e integrado, nos âmbitos pessoal, profissional e social.

  • Desenvolver habilidades para lidar com a dimensão humana, tornando mais efetivo o exercício da liderança e da capacidade para lidar com os mais diversos e complexos desafios organizacionais.

  • Desenvolver alto nível de efetividade nos relacionamentos e aspectos interpessoais e intergrupais, com ênfase nos temas: qualidade pessoal, comunicação, comportamento, liderança, negociação, assertividade, processos decisórios, resolução de conflitos, ética, aprendizagem, criatividade e papéis nos âmbitos profissional e pessoal.

 

Público Alvo

Profissionais de todas as origens, perfis e experiências que percebam o desenvolvimento humano integrado e permanente como elemento propulsor para um convívio social e profissional mais efetivo e também impulsionador estratégico para o sucesso pessoal e profissional, considerando-se os desafios de uma sociedade cada vez mais exigente e competitiva.

 

MÓDULO:  Competências Essenciais para a Gestão de Pessoas

  1. Apresentações em Público e Condução de Reuniões - Apresentações em público: lidando com o medo, vencendo o medo de falar em público, formas de realizar uma apresentação, tipos de apresentações e recursos, gestos e postura, comunicação visual, a voz e os vícios de linguagem, recursos audiovisuais usuais e utilização. Reuniões: as diversas etapas, os diversos papéis, regras para condução, documentação de decisões e compromissos, aspectos comportamentais, técnicas para maior efetividade.
     

  2. Teorias Comportamentais, competências emocionais e motivação - Comportamento e teorias básicas. Competências emocionais, caracterização e tipologia. Aspectos comportamentais e emocionais e influências nos processos de comunicação, tomada de decisão, liderança e atuação em equipe. Motivação e enfoques associados.
     

  3. Comunicação interpessoal, liderança e poder - Comportamento e teorias básicas: breve introdução. O Processo de comunicação. Os tipos de processos de comunicação. Canais de comunicação e suas características. A expressão corporal. Barreiras à comunicação eficaz. Melhorando as habilidades de percepção, transmissão e recepção. Liderança e poder. Modelos evolutivos de liderança: papéis e competências essenciais à atuação do líder.
     

  4. Assertividade, feedback e solução de conflitos - O que é assertividade. Assertividade: mais do que um comportamento, uma filosofia de vida. Por que você não é assertivo: os vilões da assertividade. Feedback: o que é, principais características e técnicas. Conflitos: tipos e técnicas para lidar com estas situações. Competências de comunicação e assertividade. Técnicas assertivas.
     

  5. Delegação, empowerment e equipe - Percepção e novos paradigmas gerenciais. Mudanças comportamentais e a dinâmica da relação líder x subordinado. Delegação: como, quando e por que.  Feedback como ferramenta de desenvolvimento de pessoas e equipes. Empowerment: o que é, para que e como efetivar. Tipos de equipes. Equipes e seu desenvolvimento. Equipes de alto desempenho.
     

  6. Negociação e Administração de Conflitos - Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.

 

MÓDULO: Práticas de Gestão e Mudança Organizacional

  1. Gestão Estratégica - A evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. A formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. O balanced scorecard (BSC).
     

  2. Fundamentos de Gerenciamento de Projetos - Histórico e conceituação de projeto, programa e gerência de projeto. Caracterização do ciclo de vida e processos de um projeto. Introdução as áreas de conhecimento segundo o PMI (Project Management Institute). Integração entre áreas de conhecimento e processos. Estruturas organizacionais para gerenciamento de projetos. Características desejáveis no Gerente de Projetos.
     

  3. Modelagem organizacional e evolução dos modelos gerenciais - Características de organizações de alto desempenho.  Estratégias de modelagem e aspectos gerenciais associados. Sistemas de trabalho de alto desempenho. Histórico e evolução dos modelos organizacionais. As arquiteturas tradicionais e as inovadoras. Impacto da modelagem e arquitetura organizacionais nas dimensões estratégicas, gerenciais e operacionais.
     

  4. Aprendizagem – conceitos, práticas e técnicas - O conceito de aprendizagem e sua relação com a criatividade. Principais teorias psicológicas da aprendizagem. A neurociência da aprendizagem. Facilitadores e dificultadores da aprendizagem. Estilos cognitivos e aprendizagem no adulto. Técnicas e recursos para ampliação da capacidade pessoal de aprendizagem e solução de problemas. Identificação do estilo cognitivo e ciclo de aprendizagem. A aprendizagem individual e coletiva. A aprendizagem social.
     

  5. Ética e Sustentabilidade - Ética, moral e valores. Ética e poder nas organizações. Desafios éticos. Responsabilidade social e governança corporativa. Sustentabilidade como vantagem competitiva.
     

  6. Gestão da Mudança e Cultura Organizacional  - Cultura organizacional. Processos de mudança organizacional. Papel de gestores e líderes na gestão da mudança. Clima organizacional.

 

MÓDULO: Visão Holística e Desenvolvimento Humano

  1. Papéis e atuação – facilitador, coaching e mentoring - As abordagens para consecução de resultados: formal, colegiada e personalística. Coaching e Mentoring: conceitos e definições. Estrutura, objetivos, e caminhos para o coaching. Dimensões e escopo de ações de mentoring. Diferenças entre coaching e mentoring. Gerenciando equipes através de uma liderança de alto impacto. Personal coaching vs. mentoring. Os papéis de um líder em sua equipe de trabalho: contribuinte, colaborador, comunicador e desafiador. As bases para decisão: razão, emoção, intuição e instinto.
     

  2. Filosofia e Sociologia para gestores - O surgimento da Filosofia no pensamento ocidental. A evolução histórica do saber filosófico: filosofia grega, filosofia medieval, filosofia moderna e filosofia contemporânea. O objeto de estudo da Sociologia. Principais teorias sociológicas. Características da Sociedade da Informação e do conhecimento. Perspectivas e tendências para o mundo dos negócios. A Filosofia e a Sociologia como elementos para o desenvolvimento de gestores.
     

  3. Criatividade e inovação - Reconhecimento, percepção e liberação da criatividade. A criatividade como fonte de prazer e como elemento de agregação de valor. Solução de problemas racionais e resolução de problemas não racionais (heurísticos). Criatividade nas organizações e na vida cotidiana. Criatividade e sinergia em equipe. Modelos e técnicas que favorecem o processo criativo e resolução de problemas.
     

  4. Psicodrama organizacional - Teoria e Prática Psicodramática. A dinâmica das relações grupais no contexto profissional. Papéis Sociais e Papel Profissional na Organização. Espontaneidade e Criatividade nas Empresas. Matriz de Identidade e Rematrização.
     

  5. Programação neurolinguística (PNL) – fase 1 - Ancoragem. Relacionamento: como construir um clima favorável ao desempenho. Filtros e sistemas representacionais. O que é PNL e seus pressupostos básicos e paradigmas. A comunicação. Programando mudanças: estado presente e estado desejado. Como lidar com as emoções, como dar e receber feedback.
     

  6. Programação neurolinguística (PNL) – fase 2 - Aperfeiçoando os processos e posturas no Relacionamento. Estratégias de sucesso: criatividade e motivação. Resolução de conflitos e mudança de atitudes.

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