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MBA em Gestão Empresarial: Ênfase Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria


Objetivos:

OBJETIVOS GERAIS DO CURSO

  • Desenvolver uma visão holística das atividades empresariais, focando na criação de valor para a empresa. 

  • Oferecer conhecimentos técnicos aos alunos para se tornarem gestores líderes, tanto no ambiente das organizações nas quais trabalham, quanto no desenvolvimento de negócios próprios. 

  • Relacionar o ferramental teórico à prática de gestão, por meio de um jogo de negócios. 

  • Trabalhar o autoconhecimento de competências comportamentais para instrumentalizar o aluno a elaborar de um projeto de carreira. 

 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO CURSO

  • Módulo básico de gestão: estrutura curricular comum aos cursos de outras áreas de conhecimento.

  • Desenvolver a visão estratégica do aluno. 

  • Desenvolver habilidades básicas de gestão, construindo as competências técnicas fundamentais à formação de um líder.  

  • Módulo ênfase: aprofundamento do conhecimento específico de gestão financeira, controladoria e auditoria 

  • Desenvolver competências nas áreas de finanças, contabilidade gerencial e societária que possam auxiliar os participantes a transformar o plano estratégico da empresa em medidas táticas e operacionais que gerem valor. 
     

Público alvo:

O MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria tem três públicos-alvo primários:

-  Profissional que tenha no mínimo cinco anos de experiência na área financeira/ contábil e queira desenvolver as competências necessárias para se tornar um executivo sênior no setor; 

-  Profissional sênior que busque desenvolver habilidades decisórias na área de financeira/ contábil, ampliando sua visão sistêmica; 
- Profissional na área de TI, que trabalhe com módulos financeiros/ contábeis e queira prestar melhores serviços aos seus clientes.
 

Módulo Básico de Gestão

  1. Gestão de Pessoas - Condicionantes externos e as mudanças organizacionais. Tendências da gestão organizacional contemporânea. Alinhamento dos interesses corporativos e individuais. Comportamento humano na organização.

  2. Negociação e Administração de Conflitos - Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.

  3. Fundamentos de Gerenciamento de Projetos - Técnicas e ferramentas para gerenciamento. EAP. Diagrama de Gantt. Sequenciamento de Atividades e o método do caminho crítico (CPM). Gestão de Pessoas. Gestão da Comunicação e Stakeholders. Gestão das Aquisições. Gestão de Custos. Gestão dos Riscos. Gestão da Qualidade. Lições aprendidas. Métodos Ágeis: SCRUM.

  4. Gestão Estratégica - A evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. A formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. O balanced scorecard (BSC).

  5. Economia Empresarial - A teoria da oferta e da demanda. Os mercados competitivos e não competitivos. A mensuração da atividade econômica pela ótica da produção e dos preços. As políticas monetária e fiscal e estabilização da economia.

  6. Matemática Financeira - Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros simples e de juros compostos. Séries Uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas. VPL e TIR.

  7. Contabilidade Financeira - A contabilidade e o sistema de informação contábil. Estrutura das demonstrações contábeis. Método das partidas dobradas. Regime de caixa e regime contábil de competência. Análise econômico-financeira das demonstrações contábeis.

  8. Marketing - Conceitos e definições básicas de Marketing. Comportamento do consumidor. Segmentação e posicionamento de mercado. Mix de Marketing frente ao mercado: produto, preço, distribuição e comunicação. Influência da tecnologia nas estratégias de Marketing. Tendências de Marketing: Marketing Digital e Métricas de Marketing.
     

MÓDULO FECHAMENTO

Jogos de Negócios - Aplicações dos conhecimentos aprendidos ao longo do curso em atividades que simulem situações reais do cotidiano da atividade empresarial. Decisões de estratégia, de marketing e os aspectos comerciais. Decisões relativas aos aspectos operacionais e da gestão de pessoas. Decisões no âmbito da gestão econômico-financeira.

  • Entender o mecanismo de uma empresa

  • Tomar decisões no papel de diretor

  • Trabalhar em equipe

  • Definir metas

  • Analisar o resultado das decisões tomadas e fazer ajustes constantes.
     

MÓDULO ÊNFASE

  1. Finanças Corporativas - Visão geral de finanças. Relação risco versus retorno. Determinação dos Fluxos de Caixa. Fundamentos de avaliação de Empresas. Indicadores básicos para análise de viabilidade de investimentos.

  2. Orçamento e Controle - Conceito e finalidade do orçamento. Mecanismos orçamentários. Elaboração do orçamento nas diversas áreas: orçamento de venda, produção, despesas operacionais por centro de responsabilidade, investimento de capital, despesas e receitas financeiras. Consolidação do orçamento com elaboração: Fluxo de Caixa, Demonstração de Resultado e Balanço Patrimonial. Controle orçamentário cotejando o real com o orçado. Análise e decisão.

  3. Controladoria - Indicadores e sistemas de controle gerencial. Controle gerencial. Impacto das estruturas empresariais no controle. Aplicações gerenciais dos preços de transferência. Relatórios de desempenho financeiro. Variação entre a receita real e orçada.

  4. Auditoria das Demonstrações Financeiras - Conceitos gerais de auditoria. Normas de auditoria independente. Responsabilidades do auditor. Desenvolvimento do trabalho de auditoria. Evidenciação dos trabalhos de auditoria. Parecer dos auditores independentes.

  5. Gestão do Capital de Giro - Gestão de capital de giro. Estratégias de financiamento e de investimentos em capital de giro. Gestão de disponível. Gestão de recebíveis. Gestão de estoques. Gestão de compras.

  6. Governança Corporativa - Arquitetura de Governança Corporativa. Conceitos e Princípios de Governança Corporativa. Segregação entre a Propriedade e a Gestão. Boas práticas de Governança Corporativa. Níveis de governança no mercado de capitais brasileiro. Intangíveis e a geração de valor ao acionista e aos demais stakeholders.

  7. Gestão de Tributos - Sistema tributário brasileiro. Normas gerais da legislação tributária. Regimes de tributação, real, presumido e simples nacional. Tributos e contribuições sobre faturamento e lucro. Imposto sobre a renda da pessoa jurídica. Contribuição Social sobre o lucro Líquido, PIS e Confins.

  8. Gestão de Custos - Contextualização da contabilidade de custos. Conceitos e classificação de custos. Comparação entre os métodos de custeio. Tomada de decisão baseada em custeio variável e atividades. Formação de preços baseada em custos.
     

MÓDULO FECHAMENTO

Desenvolvimento de Carreira - Tendências na gestão de carreira. Qualidade de vida e empregabilidade no mundo atual. Autoconhecimento e carreira. Intraempreendedorismo como diferencial competitivo. Ética e carreira no contexto globalizado. Gestão de networking. Marketing Pessoal. Gestão de conflitos de interesses. Modelo de Negócios Pessoal – Business Model You.

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