Área do Aluno SAA
logo Século XXI Conveniada FGV - Cursos de MBA, Gestão Empresarial, Gestão Comercial
+55 (37) 3212-9525
PESQUISAR

MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria


OBJETIVO:  

O MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA tem o objetivo de capacitar os participantes a enfocarem os conceitos fundamentais e práticos de Finanças e de Contabilidade sob um ponto de vista analítico e prático, considerando o cenário econômicofinanceiro nacional e internacional; Oferecer o nível de conhecimento necessário para que os participantes possam controlar e acompanhar os planos elaborados pelas empresas; Fornecer o conhecimento adequado de instrumentos técnicos para que os participantes possam analisar e tomar decisões a respeito de aplicações financeiras em moeda nacional e estrangeira; Capacitar os participantes a elaborarem o planejamento financeiro, econômico e fiscal de empresas; Prover os conhecimentos necessários de finanças que permitam aos participantes tomar decisões com base nas demonstrações financeiras. 

PÚBLICO ALVO:

Este curso destina-se a profissionais graduados que visam assumir a Diretoria Financeira ou posições de comando em empresas; Profissionais que atuam em outras áreas, mas que percebam a importância do conhecimento de Finanças e de Contabilidade no seu desenvolvimento profissional; Executivos com responsabilidades crescentes e carentes de uma base conceitual adequada em Contabilidade; Empresas com programas de treinamento para profissionais da área de Contabilidade e Administração Financeira. 

METODOLOGIA DO TCC

O TCC se inicia na disciplina de Estratégia de Empresa, sendo acompanhado pela coordenação acadêmica do MBA, com prazo de entrega de 60 (sessenta) dias após o término do programa.  O foco do MBA terá duas partes, a saber: A estratégia da empresa propriamente dita, e a ênfase em um tema específico do MBA, a ser escolhido pelo aluno, dentre eles Auditoria, Controles Internos, BSC, Análise das Demonstrações Financeiras e Projetos de Investimentos.

 

Disciplinas

Auditoria das Demonstrações Financeiras

Carga Horária: 24 Horas-aula 
Noções gerais sobre Auditoria.Normas relativas à Pessoa do Auditor.Normas de Execução do Trabalho.Planejamento e Supervisão.Programas de Auditoria.Avaliação dos Controles Internos.Papéis de Trabalho.Identificação das demonstrações Contábeis e Responsabilidade do Auditor.Adequação aos Princípios Contábeis.Tipos de Parecer de Auditoria: Limpo ou sem Ressalvas, Com Ressalva, Abstenção de Opinião e Adverso. 


Contabilidade Avançada 

Carga Horária: 24 Horas-aula
Métodos de Avaliação de Investimentos: Método de Custo e Equivalência Patrimonial.Critérios de Contabilização do Resultado de Equivalência Patrimonial.Conceito de                        
Controladas, Coligadas e Equiparadas.Resultado não Realizado.Eliminação do Lucro nos Estoques, Investimentos e Imobilizado.Principais Aspectos da Instrução CVM 247.Consolidação das demonstrações Financeiras.

Contabilidade Financeira

Carga Horária: 24 Horas-aula 
Conceitos Fundamentais de Contabilidade. Patrimônio. Patrimônio Líquido. Apuração de Resultado e o Levantamento do Balanço. Período Contábil. Princípio da Realização de Receitas. Princípio da Contraposição de Receitas e despesas. Contabilização de Receitas e despesas. Diferença entre Despesa, Custo e Investimento. Apropriação Pró Rata Temporis.  Receitas e Despesas Financeiras. Depreciação. Estrutura e Elaboração de Demonstrações Financeiras. Balanço Patrimonial. Demonstrativo de Resultado. Demonstrativo das Mutações Patrimoniais. Métodos de Avaliação de Investimentos. Método do Custo Corrigido. Método de Equivalência Patrimonial. Principais Alterações da Lei 6.404. Novas Demonstrações Financeiras. Critérios de Classificação. Atualização Monetária de Balanço. 


Economia Empresarial 

Carga Horária: 24 Horas-aula
Ciclo de Negócios: Tendência de Longo Prazo e desvios Conjunturais. PIB, PNB, Recessão, Expansão, Estabilização. Modelos Econômicos. Ciclo de Negócios e a Inflação. Papel da demanda Agregada.Tipos de desemprego. Inflação Inercial e Equação da Inflação. Planos de Estabilização Brasileiros. Balanço de Pagamentos e câmbio. Decomposição de Pagamentos e  Movimento de Reservas. Balanço Comercial e seus determinantes. Conta de Capital e seus determinantes. Interação da Conta de Capital e do Balanço Comercial. Moeda e Sistema Financeiro. Propriedade da Moeda e suas Funções. Regimes Monetários. Moeda Bancária. Alavancagem dos Bancos. Papel do Banco Central. Crise Recente: PROER. O Modelo de Crescimento Harrod-domar: Equações Básicas. Papel de Poupança e de Eficiência. Exemplos Modernos: URSS, EUA, África, China, Brasil. Modelo de Conjuntura. Fluxo Circular ProdutoRenda-despesa. Perturbações de Fluxo Circular. Papel do BACEN. Monetaristas Versus Keynesianos. 

Finanças Corporativas

Carga Horária: 24 Horas-aula
Visão Panorâmica de Finanças Corporativas: Papel e as Funções do Administrador Financeiro. Introdução a Análise de Risco. Mercado Eficiente e Mercado Perfeito. Fontes de Financiamentos. Capital Próprio e de Terceiros. Curto e Longo Prazo. Custo de Capital. Risco E Retorno. O Beta e o Modelo CAPM. Custos do Capital Próprio e do Capital de Terceiros. CMPC. Endividamento e Beneficio Fiscal. Estrutura de Capital. Ações e Dividendos: Avaliação de Ações. Com e sem Reinvestimentos. Relevância e Teorias sobre Políticas de Dividendos. Critérios para Classificação de Projetos.Taxa Média de Retorno Contábil. Payback Simples e descontado, TIR, VPL e Índice de Lucratividade. Capital de Giro e Estoques: Dimensionamento e Financiamento. Dimensionamento da Necessidade do Capital de Giro. Administração de Estoque

Gestão de Custos

Carga Horária: 24 Horas-aula
Conceitos Básicos de Custos. Classificação dos Custos. Fixos e Variáveis, Diretos e Indiretos. Departamentalização e Rateio de Custos. Centros de Custos de Produção. Centros de Custos de Apoio. Critérios de Rateio. Sistema de Apuração de Custos por Absorção. Conceito e objetivo. Sistema simplificado. Custeamento por Centros de Custos. Sistema de Custeio por Atividade - ABC. Definição de Processos e Atividades. Procedimentos para coleta de dados. Atividades que agregam e não agregam valor. Rateio convencional e direcionamento de Custos. Roteiro de Implantação. Custeio Variável/Direto. Margem de Contribuição. Ponto de Equilíbrio. Alavancagem. Teoria das Restrições. Despesas e Ganhos. Restrições (Gargalos) Internos e Externos. Mix de Produção e Vendas. Formação de Preço de Vendas. Preço, Margem e Mark Up. Impostos Incidentes sobre o Preço. Preços e Custos à Vista e à Prazo.

Matemática Financeira

Carga Horária: 24 Horas-aula 
Juros Simples. Conceito de Juros Simples. Desconto de Duplicatas. Desconto de Títulos. Valor de Face e Valor de Mercado. Juros Compostos. Conceito de Juros Compostos. Valor do Dinheiro no Tempo. Valor Presente e Valor Futuro. Valor Presente Liquido e Taxa Interna de Retorno. Taxa de desconto. Valor e Custo. Problemas da TIR. Equivalência de Taxas de Juros. Períodos de Capitalização. Taxas Anuais, Mensais e Diárias. Equivalência de Fluxos de Caixa. Perpetuidades e Anuidades. Sistemas de amortização. Tabela Price, SAC, SAM.

Orçamento Empresarial e Fluxo de Caixa 

Carga Horária:  24 Horas-aula
Conceito de Orçamento. Finalidade do Orçamento. Mecanismos Orçamentários. Implantação do Sistema Orçamentário. Elaboração do Orçamento nas Diversas Áreas: Orçamento de Vendas, Produção Operacional, despesas Operacionais. Consolidação do Orçamento: Balanço Projetado, Resultado Projetado, Fluxo de Caixa Projetado. 

Planejamento Tributário 

Carga Horária: 24 Horas-aula 
Obrigação Tributária. Fato Gerador, Base de Cálculos e Alíquotas. Apuração dos Impostos e Pagamentos: COFINS, IPI, ICMS, ISS e Imposto de Renda. Dedutibilidade de despesas, Perdas no Recebimento de Crédito, Rendimentos no Exterior e Preços de Transferência.

DISCIPLINAS COMPLEMENTARES 

 Administração de Capital de Giro

Carga Horária: 24 Horas-aula
Determinação do Capital de Giro. Ciclo Operacional e Ciclo de Caixa na Empresa. Prazos Médios e Rotação dos Estoques. Contas a Receber e Contas a Pagar. Fontes e Necessidades de Capital de Giro. 

 
Análise de Projetos de Investimentos 

Carga Horária: 24 Horas-aula 
Fatores a ponderar na Seleção de Investimentos. Avaliação de Rentabilidade de Ativos e Carteiras. Os efeitos da Diversificação. Até onde é possível o risco? O Modelo de Avaliação de Ativos Financeiros - CAPM. Aplicações do Modelo CAPM. Diversificação Internacional e Padrões de Avaliação de Performance. Gestão de Riscos de Carteiras Utilizando Contratos Derivativos. Captação de Recursos Financeiros: Nacionais e Internacionais. Conceitos Básicos de Comércio Internacional. Configuração do Sistema Cambial Brasileiro. Importação, Exportação, Operações Ativas Oferecidas pelo Mercado Financeiro. 


Estratégia de Empresas 

Carga Horária: 24Horas-aula 
Globalização. Impactos no Planejamento Estratégico das Organizações. Evolução do Planejamento. Planejamento e Gestão Estratégica. Metodologia de Implementação do Planejamento. Estratégia nas Organizações. Produtos/Serviços e Clientes. Visão Estratégica do Negócio. Missão Institucional. Filosofias Empresariais. Cenários. Análise do Ambiente Interno, Análise do Ambiente Externo. Modelo das 5 Forças de Porter: Concorrentes, Substitutos, Novos Entrantes, Fornecedores e Compradores. Matriz de Oportunidades X Ameaças. Vantagens Competitivas. Visão do Futuro. Estratégias Competitivas. Parâmetros de Avaliação. 


FGV Management Business Simulation

Carga Horária: 72 Horas-aula
Dinâmica do jogo e da disciplina: jogo de negócios; disciplina FGV MGM BS; calendário e avaliação do jogo; jogo de negócios BS online. Marketing e comercial: variáveis de marketing; venda dos produtos; atividade comercial. Matéria-prima, produção, transporte e fábricas: matéria-prima; produção; transporte; fábricas. Recursos humanos, finanças, estratégia e gestão: recursos humanos; finanças; estratégia e gestão 

Tópicos Especiais I

Visão Sistêmica e Processo Decisório 

Carga Horária: 24 horas 
Teoria dos sistemas. O sistema empresa e os subsistemas organizacionais. Ciclo de vida das organizações. Os desafios da decisão em um mundo complexo e interdependente. O processo decisório ao longo do ciclo de vida das organizações. O papel do Gestor Econômico e Financeiro. As competências necessárias ao decisor para melhor atuar nos diferentes subsistemas organizacionais. Sistemas de trabalho de alto desempenho. O processo de tomada de decisões. 

Tópicos Especiais II 

Controladoria 

Carga Horária: 24 horas 
Função da Controladoria. Salvaguarda de Ativos E Passivos. Origens E Aplicações de Recursos. Controles Internos E Suas Funções. Procedimentos: Compras, Contas A Pagar, Pagamentos; Vendas, Contas A Receber, Recebimentos; Estoque, Tesouraria, Controle Patrimonial, Folha de Pagamentos. Mapas de Acompanhamento E Controle, Sistemas de Custeio. Política de Dividendos. Administração da Liquidez. Ciclo Financeiro Versus Ciclo Operacional. Responsabilidade e autoridade da controladoria e seu papel no processo de gestão empresarial. Ferramentas de controle. Elaboração de relatórios gerenciais. Análises gerenciais. a controladoria do  seculo XXI.  O Balanced Scorecard 
 
 

Fique Atualizado! Cadastre-se e receba dicas e conteúdos direcionados sobre: Gestão de Negócios, Marketing e Empreendedorismo.