Área do Aluno SAA
logo Século XXI Conveniada FGV - Cursos de MBA, Gestão Empresarial, Gestão Comercial
+55 (37) 3212-9525
PESQUISAR

MBA Executivo em Economia e Gestão: Agronegócio


Objetivo

Capacitar o participante do curso para o uso de ferramentas empresariais modernas de planejamento, organização, direção e avaliação aplicadas ao agronegócio, contribuindo para a formação de um profissional multidisciplinar capaz de integrar equipes de alto desempenho; identificar ameaças ao posicionamento mercadológico da empresa; elaborar planos de marketing; estruturar e gerir uma unidade de inteligência de negócios; desenhar modelos de investimentos adequados ao mercado; e elaborar documentos de gestão ou para captação de recursos por intermédio de Planos de Negócio.
 

Público Alvo

Profissionais que ocupam ou virão a ocupar cargos de administração do agronegócio e prestadores de serviços para este setor e que tenham pelo menos dois anos de experiência profissional relevante.

 

Metodologia

Os cursos do Programa MBA da FGV têm por objetivo estimular a reconstrução do conhecimento por meio da abordagem integrada entre teoria e prática, em consonância com os contextos econômicos, sociais e regionais onde os cursos são ministrados. Os conteúdos das disciplinas, visam atingir objetivos de aprendizagem específicos, alinhados ao desenvolvimento das competências necessárias à prática profissional de seus alunos. Para apoiar a base teórica das aulas presenciais, os cursos contam com suporte de um ambiente virtual de aprendizagem, o eClass, no qual o aluno pode acessar, a qualquer momento, em seus dispositivos eletrônicos, o conteúdo da disciplina, fazendo uso irrestrito de reconhecidas bibliotecas virtuais. Além disso, há acesso a outras ferramentas que oferecem suporte ao processo de ensino-aprendizagem e facilitam a comunicação. As atividades práticas também podem ser desenvolvidas com o apoio de estudos de casos, jogos de negócios e situações que permitam aos alunos simularem a vivência de
experiências desafiadoras, encorajando-os à aplicação de seus conhecimentos na resolução dos desafios propostos. 

 

Disciplinas

1. Avaliação de Empresas e Projetos Agroindustriais ..................................................... 24 h/a
2. Cadeias Produtivas no Agronegócio............................................................................ 24 h/a
3. Direito Empresarial no Agronegócio ........................................................................... 24 h/a
4. Estratégia Competitiva no Agronegócio ..................................................................... 24 h/a
5. Economia de Empresas no Agronegócio ................................................................... 24 h/a
6. Financiamento do Agronegócio .................................................................................. 24 h/a
7. Gestão de Custos no Agronegócio ............................................................................. 24 h/a
8. Gestão de Pessoas......................................................................................................... 24 h/a
9. Gestão de Riscos no Agronegócio .............................................................................. 24 h/a
10. Governança e Sucessão no Agronegócio.................................................................. 24 h/a
11. Inovação e Empreendedorismo no Agronegócio........................................................ 24 h/a
12. Inserção Internacional do Agronegócio Brasileiro ..................................................... 24 h/a
13. Meio Ambiente e Agronegócio ...................................................................................... 24 h/a
14. Conceitos e Ferramentas para Análise de Preços Agrícolas..................................... 24 h/a
15. Cenários Macroeconômicos para Decisão de Investimentos.................................... 24 h/a
16. Logística Empresarial no Agronegócio......................................................................... 24 h/a
17. Marketing e Gestão de Vendas...................................................................................... 24 h/a
18. Pensamento Estratégico e Soluções de Problemas no Agronegócio .................... 24 h/a

 

Detalhamento das disciplinas

Avaliação de Empresas e Projetos Agroindustriais

Revisão de conceitos de Contabilidade e de Matemática Financeira. Análise financeira e econômica de projetos agroindustriais. Análise de desempenho - principais indicadores. Critérios de investimento. Avaliação de alternativas de investimento. Análise de sensibilidade (incerteza e risco). Estudos de casos.

 

Cadeia Produtiva no Agronegócio

Entender a estrutura de mercado dos elos de cadeias produtivas. Análise de competitividade da relação entre os agentes da cadeia. Oportunidades e dificuldades das cadeias produtivas.

 

Direito Empresarial no Agronegócio

As formas de organização societária e os contratos típicos (Parceria Rural, Arrendamento Rural, Sociedade em Conta de Participação) e atípicos. Imposto de Renda na atividade rural. Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR): aspectos gerais. Imposto de Renda na atividade rural - Pessoa Jurídica: aspectos gerais do cálculo do Lucro  Real e do Lucro Presumido. Tributos incidentes sobre a receita bruta da atividade rural. Aspectos gerais e específicos do agronegócio. Contribuições previdenciárias aplicáveis  ao agronegócio. As relações de trabalho e os encargos trabalhistas aplicáveis ao setor. Análise contábil versus análise fiscal de uma empresa agropecuária.

 

Estratégia Competitiva no Agronegócio

Definição de Estratégia e Vantagem Competitiva Processo de Estratégia: Diretrizes, Análises Internas e Externas e Objetivos Processo de Estratégia: Criação da Estratégia Processo de Estratégia: Implementação e Mensuração.

 

Economia de Empresas no Agronegócio

Coordenação de Sistemas Agroindustriais pelo mecanismo de preços, contratos e integração vertical. Análise do poder de barganha e das estruturas de mercado. Teoria econômica sobre contratos e custos de transação. Análise de estudos de caso de contratos no processo de comercialização em diversos setores do agronegócio.

 

Financiamento no Agronegócio

Fontes de financiamento do agronegócio e garantias. Crédito rural para investimentos, custeio e comercialização. Linhas de financiamento do BNDES. Fundos constitucionais. Crédito agrícola comercial privado. Títulos de crédito do agronegócio. Financiamento as exportações de produtos agropecuários. Metodologia e análise da  estratégia de financiamento de projetos agropecuários e agroindustriais.

 

Gestão de Custo no Agronegócio

Contabilidade de Custos: origem das informações e elaboração de relatórios; Sistemas de Custeio: absorção, contribuição, ABC, meta e padrão; Custeio por Contribuição: margem de contribuição, ponto de equilíbrio, análise do custo volume lucro; Decisões Baseadas em Custos: custos, capacidade produtiva, relação dos custos com os demonstrativos contábeis.

 

Gestão de Pessoas

Condicionantes externos e as mudanças organizacionais. Tendências da gestão organizacional contemporânea. Alinhamento dos interesses corporativos e individuais. Comportamento humano na organização.

 

Gestão de Risco no Agronegócio

Modelos gerais de mensuração de risco e retorno. Métodos de administração de risco no agronegócio. Contratos a termo. Contratos futuros e opções agrícolas. Hedging. Contratos de fornecimento de longo prazo entre empresas.

 

Governança e Sucessão no Agronegócio

Governança empresarial, estrutura de Conselho de Administração e práticas entre gestores e controladores. Governança familiar, papéis e responsabilidades, protocolo familiar. Planejamento da sucessão na gestão. Planejamento da sucessão patrimonial. Preparo de sucessores e sucedidos.

 

Inovação e Empreendedorismo no Agronegócio

Inovação em produtos e processos. Tendências de inovação e seus impactos no Agronegócio. Empreendedorismo e inovação. O papel das startups no Agronegócio e seus agentes de fomento.

 

Inserção Internacional do Agronegócio Brasileiro

Tendências mundiais da produção e consumo. Globalização e formação de blocos econômicos. Negociações internacionais. Perfis dos negociadores na Cadeia Global de Valor. As atribuições da Organização Mundial do Comércio (OMC). Estratégias governamentais e integração com o setor produtivo no Brasil.

 

Meio Ambiente e Agronegócio

Legislação ambiental. Política Nacional de Meio Ambiente. Uso e Proteção dos Recursos Naturais. Unidades de Conservação. Patrimônio Genético. Conformidade ambiental: licenciamento e Código Florestal. Cadastros: Ambiental, Fiscal e Agrário. Responsabilidades por Danos Ambientais. Novas oportunidades de negócio: Pagamento por Serviços Ecossistêmicos, Agroenergia.

 

Conceito e Ferramenta para Análise de Preços Agrícolas

As curvas de oferta e demanda; elasticidade e intervenções no mercado; características dos mercados agrícolas: mercados internacionais, transmissão de preços, sazonalidade e tendência dos preços agrícolas, ciclos de Kondratieff, influência dos mercados financeiros; diagnóstico e modelagem de mercados agrícolas.

 

Cenários Macroeconômicos para Decisão de Investimento

Principais variáveis macroeconômicas (PIB, inflação e emprego) e como elas estão relacionadas. Principais instrumentos pelos quais o governo pode atuar na economia: políticas monetária, cambial e fiscal. Teorias macroeconômicas: contas nacionais, balanço de pagamentos, balanço de pagamentos, regimes cambiais e modelos de oferta e demanda agregada. Por fim, as pontes que conectam as principais variáveis macroeconômicas aos mercados do universo agro.

 

Logística Empresarial no Agronegócio

Fundamentos de Logística Empresarial e Supply Chain management Configuração de uma SCM para o Agronegócio Decisões na cadeia logística do Agronegócio Tendências e
Desafios da Logística do Agronegócio.

 

Marketing e Gestão de Vendas

Planejamento estratégico de marketing. Mix de marketing (4Ps). Marketing de relacionamento. Intersecção de Planos de Marketing com Planos de Vendas. Planejamento de vendas. Canais de distribuição. Vendas de Transação X Vendas de Relação. Organização de marketing e de vendas. Gerenciamento de vendas. Excelência em vendas. Hard  sell versus soft sell. Passos da venda. Neurolinguistics selling approach. Segmentação de canais, clientes e vendedores. Poder e estilos de liderança em vendas.

 

Pensamento Estratégico e Soluções de Problemas no Agronegócio

Abordagens do pensamento estratégico. Ferramentas para a identificação de soluções de problemas nas organizações. Conceito e aplicação do Design Thinking. Aplicação destas abordagens aos desafios das organizações, considerando a ótica de clientes, colaboradores ou fornecedores. Essa disciplina visa desenvolver nos alunos habilidades como: capacidade de resolver problemas complexos, estabelecer empatia, criatividade colaborativa, visão sistêmica e de atingir resultados mais tangíveis e ágeis para as organizações.

Fique Atualizado! Cadastre-se e receba dicas e conteúdos direcionados sobre: Gestão de Negócios, Marketing e Empreendedorismo.