Área do Aluno SAA
logo Século XXI Conveniada FGV - Cursos de MBA, Gestão Empresarial, Gestão Comercial
+55 (37) 3212-9525
PESQUISAR

MBA - Gerenciamento de Projetos


De acordo com o Project Management Institute (PMI), projeto é um conjunto de atividades temporárias que são executadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviço ou resultados únicos. O projeto é temporário por possuir início e fim definidos no tempo e, por isso, apresentar um escopo e recursos determinados.
O Gerenciamento de Projetos é definido como a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas aplicadas às atividades do projeto, a fim de atender aos requisitos de um determinado projeto. 
Em um mundo cada vez mais competitivo e com mudanças organizacionais significativas, o Gerenciamento de Projetos tem se mostrado indispensável para converter estratégias de negócios em resultado.
Neste sentido, o MBA de Gerenciamento de Projetos da FGV habilita o aluno para atuar como gerente de projeto em empresas de qualquer natureza e porte.

 

Objetivo

O MBA em Gerenciamento de Projetos tem o objetivo de proporcionar uma visão dos projetos dentro do contexto das estratégias de negócios, alinhando o produto da empresa com a sua estratégia. O aluno do MBA será capacitado a definir prioridades de projetos, identificar os seus riscos e criar estruturas interligando todas as fases do projeto ao contexto organizacional. 

Público-alvo

Profissionais graduados de qualquer segmento de negócio ou área de atuação, preferencialmente com experiência em gestão, que almejam adquirir conhecimento na área de gerenciamento de projetos.

 

Disciplinas

Núcleo Comum 

Fundamentos de Gerenciamento de Projetos 

Carga Horária: 24 Horas-aula
Na disciplina Fundamentos de Gerenciamento de Projetos são trabalhadas as definições de projeto, o contexto e a evolução do Gerenciamento de Projetos. São apresentadas as áreas de conhecimento e os processos de gerenciamento do PMBoK.: iniciais, de planejamento, de execução, de controle e de encerramento. Discute-se o ciclo de vida dos projetos e as Estruturas Analíticas de Projetos (EAP). Apresenta-se o Diagrama de Gantt, o Método PERT/COM. São trabalhados o Caminho Crítico, os Cronogramas Físico e Financeiro, e as alocações de recursos humanos e financeiros. Por fim, discute-se sobre Planejamento, Acompanhamento, Controle do Projeto e Lições Aprendidas.

 

Gerenciamento de Escopo em Projetos

Carga Horária: 24 Horas-aula
A disciplina Gerenciamento do Escopo do Projeto apresenta os processos que visam garantir que o projeto abranja todo o trabalho necessário para que este seja bem sucedido. Discute sobre o início do projeto, Project Charter, Planejamento de escopo, Declaração de escopo e Deliverables. Apresenta a Definição do escopo, o WBS – Work Breakdown Structure e Verificação do escopo. Discute sobre Controle do escopo e Escopo como um dos Fatores Críticos de Sucesso em Projetos.

 

Análise de Viabilidade de Projetos 

Carga Horária: 24 Horas-aula
A disciplina Análise de Viabilidade de projetos abrange a Montagem de Fluxo de Caixa de Projetos. Nesta apresenta-se a avaliação de fluxos de caixa pelos métodos do Valor Presente Líquido. Trabalha-se a Taxa Interna de Retorno e Pay-Back. Discute-se sobre a Seleção de Projetos e a Decisão de iniciar um projeto - Go No Go. Por fim, é realizada a discussão sobre a avaliação de projetos em condições de incerteza e análise de sensibilidade. 

 

Estratégia de Empresas 

Carga Horária: 24 Horas-aula
A disciplina Estratégia de Empresas aborda os temas do Planejamento/Gerenciamento Estratégico: seus conceitos, processos e escolas. Discute-se sobre Desenvolvimento de Visão Estratégica. Analisa o setor industrial e a posição competitiva. São trabalhados o Modelo SWOT, as Estratégias Competitivas Genéricas e a Análise da Concorrência. Debate também sobre Gestão de Portfólio e Alocação de Recursos, Desenvolvimento da Estratégia Corporativa, de Negócios (SBU) e Funcional. Por fim, discute sobre a Metodologia para Desenvolvimento de Estratégia de Negócios. 

 

Gerenciamento da Qualidade em Projetos 

Carga Horária: 12 Horas-aula
A disciplina Qualidade em Projetos aborda o que é qualidade em projetos e o planejamento da qualidade. Discute sobre a qualidade de produto, qualidade de processo e qualidade do projeto. Debate sobre garantia da qualidade, controle da qualidade do projeto e processos de auditorias, inspeções e certificação. 

 

Gerenciamento de Aquisições em Projetos 

Carga Horária: 24 Horas-aula
O Planejamento de aquisições/ contratação, SOW – Statement of work.Solicitação de respostas de fornecedores, RFP (Request For Proposal), RFI, RFQ são temas centrais abordados na disciplina Gerenciamento de Aquisições em Projetos. Esta trata também sobre avaliação e seleção de fornecedores, os tipos de contratos e licitações, administração e encerramento de contratos. 

 

Gerenciamento de Comunicação em Projetos 

Carga Horária: 12 Horas-aula
A disciplina Gerenciamento da Comunicação em projetos aborda todas as etapas do planejamento da comunicação do projeto. Discute sobre o Gerenciamento de stakeholders, a Documentação do projeto: procedimentos, padrões, formulários, e especificações e a Distribuição de informações – formato e periodicidade. São trabalhados o Relato de desempenho, Earned Value no relatório de desempenho e o Encerramento e documentação final do projeto. 

 

Gerenciamento de Custos em Projetos 

Carga Horária: 12 Horas-aula
A disciplina Gerenciamento de Custos em projetos apresenta como conteúdos centrais o Plano de Contas, Custos Diretos e Indiretos, Estimativa de Custos dos Recursos e Orçamento. São apresentados métodos de Controle do Custo. Discute as Composições de Custos Unitários, Custos Unitários de Serviços, Equipamentos, Materiais e Mão-de-obra e o Diagrama de Pareto. Trata também da Atualização de Custos e  da Técnica do Valor Agregado “Earned Value”. 

 

Gerenciamento de Pessoas em Projetos 

Carga Horária: 12 Horas-aula
A disciplina Gerenciamento de Pessoas em Projetos discute sobre as Interfaces na Empresa, Papéis e Responsabilidades, Solução de Conflitos e Teorias da Motivação. Aborda o planejamento de pessoas no projeto, a formação, desenvolvimento e gerenciamento da equipe do projeto. 

 

Gerenciamento de Riscos em Projetos 

Carga Horária: 24 Horas-aula
A disciplina Gerenciamento de Riscos discute sobre definição e histórico do conceito.  Trabalha o Planejamento do gerenciamento de riscos, Fontes, Identificação e Categorização de riscos. Discute sobre Qualificação e Quantificação por Valor Esperado dos riscos. Discorre sobre Simulação de Monte Carlo, Estratégias e Plano de resposta aos Riscos, Planejamento de Reservas e Controle de riscos. Apresenta a Gerência de Riscos como um dos Fatores Críticos de Sucesso em Projetos. 

 

Gerenciamento de Tempo em Projetos 

Carga Horária: 24 Horas-aula
A disciplina Gerenciamento de Tempo em Projetos abrange os tópicos de Definição de Atividades, Interdependência de atividades, Estimativa de recursos físicos, Estimativa de duração de atividades. Trabalha o Desenvolvimento do Cronograma, Milestones, Controle de cronograma e Earned Value Management no controle do cronograma. Apresenta o tempo como um dos Fatores Críticos de Sucesso em Projetos. 

 

Negociação e Administração de Conflitos

Carga Horária: 24 Horas-aula
A disciplina Negociação e Administração de Conflitos apresenta a Negociação como instrumento gerencial. Discute sobre os principais tipos e modelos de negociação. Trabalha o planejamento e organização, as estratégias e táticas de negociação. Apresenta como maximizar resultados/relacionamento com as partes e discute o uso da informação, do tempo e do poder. 

 

Parte Complementar

 

Comunicação Interpessoal 

Carga Horária: 24 Horas-aula
A disciplina Comunicação Interpessoal discute sobre os princípios de comunicação, processo da comunicação - verbal e não verbal, comunicação interpessoal e intrapessoal. Trabalha as barreiras à comunicação eficaz, o processo de comunicação em grupo e a importância da inteligência emocional no processo da comunicação. 

 

Contabilidade Financeira 


Carga Horária: 24 Horas-aula
A disciplina Contabilidade Financeira discute sobre a Contabilidade e o significado dos relatórios econômico-financeiros. Trata sobre Balanço: significado das contas do ativo, passivo e patrimônio líquido e Variações no patrimônio líquido: receita, despesa e resultado. Discute sobre DOAR e o fluxo de caixa. Realiza análises dos demonstrativos financeiros.: índices de performance operacional, índices de investimento e índices de endividamento. 

 

Matemática Financeira 

Carga Horária: 24 Horas-aula
Ementa: Na disciplina Matemática Financeira são trabalhados os regimes de juros simples e juros compostos e as taxas de juros (reais, efetivas e equivalentes). Apresentam-se os exercícios de descontos simples e compostos. Discute-se sobre amortização de empréstimos, conceitos de equivalência e fluxo de caixa. São trabalhado valor presente líquido, taxa Interna de retorno, Pay-Back (simples e descontado) e taxa de atratividade (custo de oportunidade). 

 

Tópicos Especiais I

 

Nome da Disciplina: Desenvolvimento de Produtos – Stage-Gate

Carga Horária: 24 Horas-aula
A disciplina Desenvolvimento de Produtos – Stage-Gate abrange os conceitos e fundamentos de marketing. Trabalha os fundamentos de planejamento estratégico de marketing, a inovação, desenvolvimento de novos produtos e o processo Stage-Gate. 

 

Tópicos Especiais II 

Economia Empresarial 

Carga Horária:24 Horas-aula
A disciplina Economia Empresarial discute sobre ambiente econômico e o sistema financeiro nacional. Discorre sobre o comportamento do consumidor, entendimento da demanda, o preço de reserva e o excedente do consumidor. Trabalha as elasticidades e discriminação de preços, custos e escala de produção, o princípio da dualidade, a ligação entre tecnologia e custo, e a função lucro. Apresenta as restrições e estruturas de mercado. 

 

Tópicos Especiais III 

PREPARAÇÃO PARA O PMP 


Carga Horária: 72 Horas-aula
A disciplina Preparação para o PMP tem o objetivo de auxiliar os alunos que desejam obter a certificação de PMP - Project Management Professional. A disciplina é uma oportunidade de revisão de todo conteúdo do curso e é composta de testes e simulados que preparam o aluno para a certificação internacional.

Fique Atualizado! Cadastre-se e receba dicas e conteúdos direcionados sobre: Gestão de Negócios, Marketing e Empreendedorismo.