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MBA - Gestão Empresarial


Em um mercado cada vez mais competitivo, as organizações, independente de porte e ramo, devem cada vez se preocupar em adotar estratégias que as auxiliem a planejar, alcançar objetivos e tomar decisões. Os processos da Gestão Empresarial contribuem para a definição de objetivos e metas, planejamento e execução das ações nas diversas áreas, organização da rotina, monitoramento e avaliação de resultados e no desenvolvimento das lideranças.

O MBA em Gestão Empresarial da FGV prepara profissionais nos conceitos e práticas da Gestão Empresarial, sendo um líder na formação de gestores. O curso responde por cerca de 30% do total de alunos da FGV e forma executivos capazes de atuar de forma estratégica. Desenvolve a capacidade de analisar, estruturar, sintetizar e aplicar o conhecimento das diversas áreas da Administração, além de habilidades de comunicação e liderança.

Objetivo

O MBA FGV em Gestão Empresarial busca desenvolver uma visão ampla da organização nos participantes. Capacitando líderes e gestores a usarem ferramentas práticas de gestão nas diversas áreas da empresa.

Público Alvo
Profissionais que pretendem se firmar como líderes e gestores dentro de suas organizações, buscando novos desafios, crescimento profissional e o aprimoramento de suas práticas de gestão dentro da empresa, através do estudo das áreas de pessoas, marketing, finanças e economia.

 

Gestão de Pessoas 

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Aprendizagem e comportamento organizacional. Aspectos conceituais e teorias motivacionais. Canais de comunicação formais e informais. Competências e desenvolvimento de liderança. Comunicação interpessoal. Formação e desenvolvimento de equipes. Gestão do autoconhecimento. Liderança como essência da gestão. Líder coach versus líder mentor. Motivação. Mudanças comportamentais. O líder como educador. Processos de comunicação. Tipologia comportamentais e autoconhecimento.

 

Negociação

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Assertividade. Comunicação Interpessoal como componente primordial para o processo de negociação. Conceitos fundamentais de negociação. Estratégias e estilos de Negociação. Importância da negociação. Linguagem corporal na negociação. Negociação com pessoas de diferentes estilos. Negociação em diferentes culturas. O conflito na empresa e a negociação gerencial. O objeto da negociação. O perfil do gestor como negociador. O processo da negociação: elementos e fases. Principais modelos de negociação. Teoria de estilos a sua argumentação.

 

Direito do Consumidor (apostila)

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

A empresa e o direito. Principais figuras societárias e suas implicações. A relação contratual com o cliente consumidor e com o cliente empresário. Princípios contratuais que regulam a matéria e contratos em destaque. Direitos do consumidor e práticas corporativas. A tributação e o empreendimento: principais espécies tributárias, incidência e práticas de economia fiscal.

 

Marketing 

Carga Horária: 24 Horas-aula 

Ementa:

Ambiente de marketing. Comunicação e promoção. Conceitos e definições básicas de marketing. Criação de valor de mercado. Distribuição. Influência da tecnologia nas estratégias de marketing. Introdução ao marketing estratégico. O marketing estratégico como recurso de competitividade de organizações no atual cenário econômico. O mix de marketing frente ao mercado. Planejamento de marketing e ferramentas de controle. Preço. Produto. Segmentação de mercado.

 

Matemática Financeira

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Calculo do valor presente e valor futuro. Conceitos financeiros fundamentais. Desconto racional composto e desconto comercial. Equivalência de taxas e capitais. Juros Simples e Juros Compostos. Método de análise de fluxos de caixa. Operações de Desconto. Sistemas de amortização: tabela price e sistema de amortização constante. Séries de Pagamentos - Séries Uniformes Antecipadas, Postecipadas e Diferidas. Tipos de Taxas de Juros.

 

Finanças Corporativas

Carga Horária:  24 Horas-aula  

Ementa:

Administração da Liquidez. Administração do Capital de Giro. Avaliação de empresas e projetos - Conceitos fundamentais. CAPM (Capital Asset Pricing Model). CMPC (Custo Médio Ponderado de Capital). Ciclos Operacional e Financeiro Necessidade de Capital de Giro. Critérios para análise de projetos. Fluxo de caixa dos investimentos e capital de giro. Período payback simples e descontado. Ponto de Equilíbrio. Risco e retorno. TIR (Taxa interna de retorno) e TIR modificada). VPL (Valor presente líquido). Visão geral de finanças. Índice de lucratividade.

 

Gestão Contábil e Financeria

Carga Horária: 24 Horas-aula  

Ementa:

Critérios de análise. Demonstrações Contábeis de acordo. Fundamentos da Contabilidade. Situação financeira x situação econômica. análise vertical. com a Lei das S/A: Balanço Patrimonial, Demonstração. do Resultado, Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração do Fluxo de Caixa e Demonstração. do Valor Adicionado. econômico-financeira. horizontal e indicadores de liquidez, endividamento. lucratividade e rentabilidade.

 

Gestão Integrada de Custos e Orçamentos

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa: 

Visão gerencial dos custos. Custos para tomada de decisões: custeio por absorção x custeio direto. Análise custo/volume/lucro: margem de contribuição, ponto de equilíbrio e alavancagem. Orçamento como instrumento de planejamento e controle. Orçamentos básicos: operação, investimentos e caixa. Orçamento de operação: vendas, produção de despesas operacionais. Orçamento de investimentos: bens de capital e outros investimentos. Orçamento de caixa: recebimentos e pagamentos. Demonstrações financeiras projetadas: balanço patrimonial,. Demonstração do resultado e fluxo de caixa.

 

Plano de Negócios 

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa: 

Planejamento estratégico. Cenários e forças competitivas da indústria. Desenvolvimento de planos de negócios. Balanço patrimonial projetado. Demonstração do fluxo de caixa projetado. Prática em laboratório: plano de negócio.

 

Empreendedorismo

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa: 

Perfil do empreendedor e suas motivações. Barreiras exógenas e endógenas ao empreendedorismo. Ambientes organizacionais favoráveis ao empreendedor. Identificação de novos negócios e sua estruturação. Mecanismos de viabilização de negócios. Atuação do Developer; fusões e aquisições de empresas. Avaliação e mitigação dos riscos dos negócios. Considerações sobre o plano de negócio. Modelos de financiamento de um novo empreendimento. Principais fontes e agentes de recursos.

 

Gestão Estratégica

Carga Horária: 24 Horas-aula  

Ementa:

A matriz SWOT e o desenvolvimento de estratégias. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Analise competitiva. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades, ameaças. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades e competências. Aspectos da evolução do pensamento estratégico. Balanced Scorecard (BSC). Conceituação de estratégia. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação. Pontos fortes e fracos.

 

Economia Empresarial

Carga Horária: 24 Horas-aula 

Ementa:

Balança comercial, conta de capital e regimes cambiais. Balanço de pagamentos. Economia monetária: conceitos de moeda e a atuação do Banco Central. Fundamentos da análise econômica: oferta demanda. Mensuração da atividade econômica: PIB e PNB; Modelos de conjuntura e crescimento. Os mercados competitivos e não competitiva. da demanda, elasticidade-preço da oferta. econômicos, atuação do CADE e SDE e papel do governo e blocos econômicos. equilíbrio de mercado, elasticidade-preço e elasticidade-renda. inflação e índices de preço, poupança e investimento, crescimento e flutuações cíclicas. regulação de mercado, grupos.

 

Gestão da Qualidade de Processos

Carga Horária:  24 Horas-aula  

Ementa:

Ambiente Seis Sigma. Certificações ISO. Ciclo DMAIC e suas variações. Ciclo PDCA. Documentação da qualidade: controle, procedimentos e registros. Evolução do processo da qualidade. Fatores críticos de sucesso. Ferramentas de gerenciamento. Indicadores de qualidade e produtividade. Metodologia para desenvolvimento e implementação do modelo de gestão pela qualidade. Modelo de gestão do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Métodos específicos de gestão. Sistemas integrados de gestão. Visão, mapeamento, definição, melhoria e avaliação de processos.

 

Gestão de Projetos

Carga Horária:  24 Horas-aula

Ementa:

(valor agregado). Análise, interpretação e resposta aos riscos do projeto. As certificações em gerenciamento de projetos. Criação de EAP - WBS (work breakdown structure). Cronogramas físico-financeiro e o controle do projeto. Diagrama de Gantt. Elaboração de project charter. Evolução dos Conceitos. Fundamentos de gerenciamento de projetos. Indicadores de desempenho e o Earned Value. PMI ¿ PMBOK. Plano de Ação. Sequenciamento de Atividades e o método do caminho crítico (CPM). Técnicas e ferramentas para gerenciamento.

 

Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação

Carga Horária: 24 Horas-aula  

Ementa:

A revolução da Internet - E-business e E-commerce. Aplicações nas Organizações - Sistemas de Informação, B2B. B2C. Enterprise Resource. Fazendo negócios na economia digital. Infraestrutura de TI. Mobile e-commerce. Modelo da cadeia de valor. Modelo de forças competitivas. O impacto da tecnologia no Modelo de Porter. Outros modelos. Planejamento e estratégia de TI. Planning (ERP), Customer Relationship Management (CRM), Business Intelligence (BI), Governança de TI. TI nas Organizações ¿ Estratégia e Conceitos. Tendências em Tecnologia da Informação.

 

Jogo de Negócios ONLINE

Carga Horária: 72 Horas-aula

Ementa:  

Dinâmica do jogo e da disciplina: jogo de negócios, calendário e avaliação do jogo, jogo de negócios on-line. Marketing e comercial: variáveis de marketing, venda dos produtos, atividade comercial. Matéria-prima, produção, transporte e fábricas: matéria-prima, produção, transporte, fábricas. Recursos humanos,finanças, estratégia e gestão: recursos humanos, finanças, atividades do módulo.


Toda comunicação das equipes Business Simulation é realizada através da internet. Serão simulados aproximadamente três anos e meio de atividades, divididos em períodos equivalentes a trimestres. Os quatro primeiros trimestres são testes para as equipes, não influenciando diretamente o resultado da disciplina.

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