Área do Aluno SAA
logo Século XXI Conveniada FGV - Cursos de MBA, Gestão Empresarial, Gestão Comercial
+55 (37) 3212-9525
PESQUISAR

MBA em Gestão: Agronegócios


Objetivos

  • Desenvolver uma visão holística das atividades empresariais, focando na criação de valor para a empresa. 

  • Oferecer conhecimentos técnicos aos alunos para se tornarem gestores líderes, tanto no ambiente das organizações nas quais trabalham, quanto no desenvolvimento de negócios próprios.

  • Relacionar o ferramental teórico à prática de gestão, por meio de um jogo de negócios.

  • Trabalhar o autoconhecimento de competências comportamentais para instrumentalizar o aluno a elaborar de um projeto de carreira.
     

Módulo básico de gestão: estrutura curricular comum aos cursos de outras áreas de conhecimento.

  • Desenvolver a visão estratégica do aluno.

  • Desenvolver habilidades básicas de gestão, construindo as competências técnicas fundamentais à formação de um líder. 
     

Módulo ênfase: estrutura curricular com ênfase nas particularidades do Agronegócio

  • Desenvolver a visão sistêmica e aspectos de coordenação de uma cadeia de valor do Agronegócio

  • Entender as especificidades da avaliação de empresas e projetos agroindustriais

  • Entender os aspectos tributários e trabalhistas específicos do Direito no Agronegócio

  • Compreender as ferramentas de financiamento do Agronegócio

  • Desenvolver a gestão de custos no Agronegócio

  • Entender a gestão de riscos no Agronegócio

  • Entender os aspectos de meio ambiente e Agronegócio

  • Desenvolver a formação de preços agropecuários
     

Público Alvo

  • Profissionais que tenham concluído a graduação e com, no mínimo, cinco anos de experiência na área.

  • Profissionais cujo ponto alcançado em suas carreiras os obriga a atingir novos níveis de formação acadêmica.

  • Profissionais que já trabalham e/ou tenham interesse no Agronegócio
     

Módulo Básico de Gestão

  1. Gestão de Pessoas na Sociedade do Conhecimento - Condicionantes externos e as mudanças organizacionais. Tendências da gestão organizacional contemporânea. Alinhamento dos interesses corporativos e individuais. Comportamento humano na organização.

  2. Negociação e Administração de Conflitos  - Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.

  3. Fundamentos de Gerenciamento de Projetos - Ementa: Histórico e conceituação de projeto, programa e gerência de projeto. Caracterização do ciclo de vida e processos de um projeto. Introdução as áreas de conhecimento segundo o PMI (Project Management Institute). Integração entre áreas de conhecimento e processos. Estruturas organizacionais para gerenciamento de projetos. Características desejáveis no Gerente de Projetos.

  4. Gestão Estratégica - A evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. A formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. O balanced score card(BSC).

  5. Economia Empresarial - A teoria da oferta e da demanda. Os mercados competitivos e não competitivos. A mensuração da atividade econômica pela ótica da produção e dos preços. As políticas monetária e fiscal e estabilização da economia.

  6. Matemática Financeira - Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros simples e de juros compostos. Séries Uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas.

  7. Contabilidade Financeira - A contabilidade e o sistema de informação contábil. Estrutura das demonstrações contábeis. Método das partidas dobradas. Regime de caixa e regime contábil de competência. Análise econômico-financeira das demonstrações contábeis.

  8. Marketing  - Conceitos e definições básicas de Marketing. Comportamento do consumidor. Segmentação e posicionamento de mercado. Mix de Marketing frente ao mercado: produto, preço, distribuição e comunicação. Influência da tecnologia nas estratégias de Marketing. Tendências de Marketing: Marketing Digital e Métricas de Marketing.


Módulo Fechamento

Jogos de Negócios - Ementa: Análise estrutural da indústria e de cenários econômicos globais. Estratégias Competitivas. Elaboração de Plano Estratégico. Gestão Estratégica de Marketing. Gestão de Recursos Financeiros. Gestão de Produção. Gestão de Recursos Logísticos. Gestão de Recursos Humanos. Análise de Ricos e tomada de decisões Tático-Operacionais. Negociação empresarial. `Feedback` de desempenho individual e/ou Coletivo.


Módulo de Ênfase 

  1. Estratégia e Coordenação no Agronegócio - Conceito de cadeias produtivas no agronegócio;Coordenação pelo sistema de preços, por meio de contratos e integração vertical. Estratégias competitivas: decisão de posicionamento. Estratégias organizacionais: decisão de comprar ou fazer.

  2. Avaliação de Empresas e Projetos Agroindustriais - Revisão de conceitos de Contabilidade e de Matemática Financeira. Análise financeira e econômica de projetos agroindustriais. Análise de desempenho - principais indicadores. Critérios de investimento. Avaliação de alternativas de investimento. Análise de sensibilidade (incerteza e risco). Estudos de casos.

  3. Direito Tributário e Trabalhista - As formas de organização societária e os contratos típicos (Parceria Rural, Arrendamento Rural, Sociedade em Conta de Participação) e atípicos. Imposto de Renda na atividade rural. Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR): aspectos gerais. Imposto de Renda na atividade rural - Pessoa Jurídica: aspectos gerais do cálculo do Lucro Real e do Lucro Presumido. Tributos incidentes sobre a receita bruta da atividade rural.Aspectos gerais e específicos do agronegócio. Contribuições previdenciárias aplicáveis ao agronegócio. As relações de trabalho e os encargos trabalhistas aplicáveis ao setor. Análise contábil versus análise fiscal de uma empresa agropecuária. 

  4. Financiamento do Agronegócio - Fontes de financiamento do agronegócio e garantias. Crédito rural para investimentos, custeio e comercialização. Linhas de financiamento do BNDES. Fundos constitucionais. Crédito agrícola comercial privado. Títulos de crédito do agronegócio. Financiamento as exportações de produtos agropecuários. Metodologia e análise da estratégia de financiamento de projetos agropecuários e agroindustriais.

  5. Gestão de Custos no Agronegócio - Contabilidade de Custos: origem das informações e elaboração de relatórios; Sistemas de Custeio: absorção, contribuição, ABC, meta e padrão; Custeio por Contribuição: margem de contribuição, ponto de equilíbrio, análise do custo volume lucro; Decisões Baseadas em Custos: custos, capacidade produtiva, relação dos custos com os demonstrativos contábeis.

  6. Gestão de Riscos no Agronegócio - Modelos gerais de mensuração de risco e retorno. Métodos de administração de risco no agronegócio. Contratos a termo. Contratos futuros e opções agrícolas. Hedging. Contratos de fornecimento de longo prazo entre empresas.

  7. Meio Ambiente e Agronegócios - Legislação ambiental. Política Nacional de Meio Ambiente. Uso e Proteção dos Recursos Naturais. Unidades de Conservação. Patrimônio Genético. Conformidade ambiental: licenciamento e Código Florestal. Cadastros: Ambiental, Fiscal e Agrário. Responsabilidades por Danos Ambientais. Novas oportunidades de negócio: Pagamento por Serviços Ecossistêmicos, Agroenergia.

  8. Formação de Preços Agropecuários - As curvas de oferta e demanda; elasticidade e intervenções no mercado; características dos mercados agrícolas: mercados internacionais, transmissão de preços, sazonalidade e tendência dos preços agrícolas, ciclos de Kondratieff, influência dos mercados financeiros; diagnóstico e modelagem de mercados agrícolas.


Fechamento

Desenvolvimento de Carreira - Tendências na gestão de carreira. Qualidade de vida e empregabilidade no mundo atual. Autoconhecimento e carreira. Intraempreendedorismo como diferencial competitivo. Ética e carreira no contexto globalizado. Gestão de networking. Marketing Pessoal. Gestão de conflitos de interesses. Modelo de Negócios Pessoal – Business Model You.

Fique Atualizado! Cadastre-se e receba dicas e conteúdos direcionados sobre: Gestão de Negócios, Marketing e Empreendedorismo.