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MBA - Gerenciamento de Projetos


Objetivos do curso

O interesse e a ênfase no gerenciamento de projetos como sistema gerencial cresceu exponencialmente em todo mundo.

Sobretudo em função da necessidade cada vez maior das empresas de agilizarem seu ciclo de desenvolvimento de produtos, com menores custos, e dentro da qualidade esperada pelo cliente.

No Brasil, o movimento em direção a profissionalização da gerência de projetos prosperou a partir da segunda metade da década de 90, incentivado pelo momento econômico então vivido e pela entrada de órgãos certificadores de gerenciamento de projetos em nosso país.

Entre eles, o PMI (Project Management Institute), expandiu o conhecimento e as melhores práticas de gerenciamento para todas as regiões brasileiras, contribuindo para uma espiral de desenvolvimento que atraiu organizações e profissionais ávidos por melhorar a performance de seus projetos.

Com esse panorama, não faz sentido gerenciar projetos de maneira amadora. Mais que uma questão de sustentabilidade, o  gerenciamento profissional de projetos passou a ser reconhecido como fonte de vantagem competitiva.

 

Objetivos gerais do curso

  • Desenvolver uma visão holística das atividades empresariais, focando na criação de valor para a empresa.
  • Oferecer conhecimentos técnicos aos alunos para se tornarem gestores líderes, tanto no ambiente das organizações nas quais trabalham, quanto no desenvolvimento de negócios próprios.
  • Relacionar o ferramental teórico à prática de gestão, por meio de um jogo de negócios.
  • Trabalhar o autoconhecimento de competências comportamentais para instrumentalizar o aluno a elaborar um projeto de carreira.
  • Construir competências para iniciar, planejar, controlar, executar e finalizar um projeto e/ou programa, com base nas áreas de conhecimento preconizadas pelo PMI (Project Management Institute): escopo, tempo, custos, qualidade, comunicação, riscos, stakeholders, pessoas, aquisições e integração.
     

Público-alvo

  • Profissionais que tenham concluído a graduação com, no mínimo, dois anos de experiência na área.
  • Profissionais cujo ponto alcançado em suas carreiras os obriga a atingir novos níveis de formação acadêmica.
  • Profissionais que sintam necessidade de reciclagem.
  • Profissionais, líderes, gerentes e executivos, responsáveis por administrar projetos, programas, portifólios, escritórios de projetos e afins e que necessitem desenvolver tanto competências de gestão quanto específicas de planejamento, operação e controle de projetos, de qualquer segmento de negócio ou área de atuação e/ ou que tenham responsabilidade por implementação de mudanças nas organizações.
  • Profissionais, líderes e gerentes que aspirem a cargos executivos no mercado de trabalho e que demandem, além de experiência profissional, conhecimentos específicos em gerenciamento de projetos.

 

Disciplinas

As disciplinas de “Economia Empresarial”, “Ética e Sustentabilidade” e “Liderança e Motivação” serão oferecidas a distância.
 

Análise de Viabilidade de Projetos 

Carga Horária: 24 Horas-aula
Roteiro de Informações para Elaboração e Apresentação de Projetos de Viabilidade Técnica, Econômica e Financeira.
Planejamento Financeiro – Fontes de Financiamento. Fundamentos para Elaboração dos Fluxos de caixa de Projetos.
Técnicas de Análise de Projetos: TMA, Payback Simples, Payback Descontado, Valor Presente – VP, Valor Presente Líquido – VPL, Taxa Interna de retorno – TIR, Índice de Lucratividade – IL.
Projetos Mutuamente Excludentes.
Projetos Mutuamente Excludentes com Horizontes de Planejamento Diferentes.
Projetos Independentes.
Projetos Dependentes.
Custo do Capital. Custo Médio Ponderado do Capital – CMPC.
 

Economia Empresarial 

Carga Horária: 24 Horas-aula
A teoria da oferta e da demanda. Os mercados competitivos e não competitivos. A mensuração da atividade econômica pela ótica da produção e dos preços. As políticas monetária e fiscal e estabilização da economia.

 

Ética e Sustentabilidade

Carga Horária: 24 Horas-aula
Ética, moral e valores. Ética e poder nas organizações. Desafios éticos. Responsabilidade social e governança corporativa. Sustentabilidade como vantagem competitiva.

 

Fundamentos de Gerenciamento de Projetos 

Carga Horária: 24 Horas-aula
Histórico e conceituação de projeto, programa e gerência de projeto. Caracterização do ciclo de vida e processos de um projeto. Introdução as áreas de conhecimento segundo o PMI (Project Management Institute). Integração entre áreas de conhecimento e processos. Estruturas organizacionais para gerenciamento de projetos. Características desejáveis no Gerente de Projetos.

 

Gerenciamento da Comunicação e Stakeholders do Projeto

Carga Horária: 12 Horas-aula
Conceitos e importância da Comunicação em projetos. Os processos de gerenciamento. Das comunicações: Planejamento, execução e controle. Definição e importância da identificação das partes interessadas no projeto. Processo de mudança e aspectos comportamentais envolvidos. Identificação, classificação e análise dos stakeholders do projeto. Processos e técnicas de gerenciamento dos stakeholders.

 

Gerenciamento da Qualidade em Projetos 

Carga Horária: 24 Horas-aula
Gerenciamento da qualidade – abordagens proprietárias e não proprietárias. Conceitos e definições de qualidade em projetos. Processos do gerenciamento da qualidade segundo o PMBOK®. Modelo de plano de gerenciamento da qualidade.

 

Gerenciamento de Aquisições em Projetos 

Carga Horária: 12 Horas-aula
O processo de gerenciamento de aquisições em projetos. O planejamento das aquisições no projeto. O instrumento contratual. A condução das aquisições. A administração (controle) e o encerramento das aquisições.

 

Gerenciamento de Cronograma em Projetos 

Carga Horária: 12 Horas-aula
Contexto e importância da administração do tempo dentro do gerenciamento de projetos. Definição de atividades. Sequenciamento de Atividades. Estimativa e nivelamento de Recursos. Estimativa da duração das atividades. Confecção do cronograma do projeto. Técnicas para controle e otimização do cronograma. Introdução à corrente crítica. 

 

Gerenciamento de Custos em Projetos

Carga Horária: 12 Horas-aula
Tipologia de custos em projetos. Custo direto e indireto, fixo e variável. Processos do gerenciamento de custos em projetos segundo o PMBOK®: Planejar os custos, estimativa de custos dos recursos, determinação do orçamento e controle de custos. Composição dos custos unitários. Atualização de custos. Gerenciamento do valor agregado (GVA) Earned Value. Análise das variações de custos dos recursos para aplicação de ações corretivas.

 

Gerenciamento de Escopo em Projetos

Carga Horária: 24 Horas-aula
Conceituação de gerenciamento do escopo do projeto. Processos do gerenciamento de escopo segundo o PMBOK®. Modelos de documentos: Termo de Abertura, Declaração de Escopo, Estrutura Analítica do Projeto e Dicionário, Matriz de Rastreabilidade dos Requisitos.

 

Gerenciamento da Integração em Projetos

Carga Horária: 24 Horas-aula
Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto. Gerenciar o trabalho do projeto. Controlar o trabalho do projeto. Executar o controle integrado de mudanças. Encerrar o projeto ou fases do projeto (objetivos). Ferramentas de integração. Gerenciamento do conhecimento do projeto.

 

Gerenciamento de Portfólio e PMO

Carga Horária: 24 Horas-aula
Definições sobre gerência de Portfólio, ligações do portfólio com a estratégia da empresa, definições de métricas, Identificação, alinhamento, avaliação, priorização, categorização e autorização de projetos e programas. Seleção e balanceamento de portfólio. Implantando gerência de portfólio através do escritório de projetos. Conceitos de PMO. Modelos de Maturidade x PMO. Tipos de PMO. Estratégias de implantação. Funções e papéis do escritório de projetos. Pontos críticos de sucesso.

 

Gerenciamento de Recursos em Projetos 

Carga Horária: 24 Horas-aula
Contextualização e integração do gerenciamento de recursos do projeto com as demais áreas de gerenciamento e a estratégia da organização. Papéis e responsabilidades no gerenciamento de projetos. Planejamento e gerenciamento dos recursos do projeto. Estimativa e mobilização dos recursos do projeto. Desenvolvimento e gerenciamento da equipe do projeto. Controle dos recursos do projeto. Processos de gerenciamento de pessoas em projetos segundo o PMBOK®.

 

Gerenciamento de Riscos em Projetos 

Carga Horária: 24 Horas-aula
Riscos – definição e histórico. Planejamento do gerenciamento de riscos. Identificação dos riscos. Análise qualitativa e quantitativa dos riscos. Valor Esperado dos Riscos. Planejamento das respostas aos riscos. Planejamento das Reservas. Controle dos riscos.

 

Gestão Estratégica 

Carga Horária: 24 Horas-aula
A evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. A formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. O balanced scorecard (BSC). 

 

Liderança e Motivação

Carga Horária:24 Horas-aula
Do mecanicismo à sociedade do conhecimento. Liderança na era das competências. Motivação como ferramenta da liderança. Liderança e sucessão.

 

Negociação e Administração de Conflitos 

Carga Horária: 24 Horas-aula
Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.

 

Tendências em Gerenciamento de Projetos

Carga Horária:24 Horas-aula
Gerenciamento de programas. Metodologias ágeis. Projetos complexos. Design Thinking. Outras tendências em gerenciamento de projetos

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