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MBA Gestão Empresarial : Ênfase Agronegócios


Objetivos

  • Desenvolver uma visão holística das atividades empresariais, focando na criação de valor para a empresa. 

  • Oferecer conhecimentos técnicos aos alunos para se tornarem gestores líderes, tanto no ambiente das organizações nas quais trabalham, quanto no desenvolvimento de negócios próprios.

  • Relacionar o ferramental teórico à prática de gestão, por meio de um jogo de negócios.

  • Trabalhar o autoconhecimento de competências comportamentais para instrumentalizar o aluno a elaborar de um projeto de carreira.
     

Módulo básico de gestão: estrutura curricular comum aos cursos de outras áreas de conhecimento.

  • Desenvolver a visão estratégica do aluno.

  • Desenvolver habilidades básicas de gestão, construindo as competências técnicas fundamentais à formação de um líder. 
     

Módulo ênfase: estrutura curricular com ênfase nas particularidades do Agronegócio

  • Desenvolver a visão sistêmica e aspectos de coordenação de uma cadeia de valor do Agronegócio

  • Entender as especificidades da avaliação de empresas e projetos agroindustriais

  • Entender os aspectos tributários e trabalhistas específicos do Direito no Agronegócio

  • Compreender as ferramentas de financiamento do Agronegócio

  • Desenvolver a gestão de custos no Agronegócio

  • Entender a gestão de riscos no Agronegócio

  • Entender os aspectos de meio ambiente e Agronegócio

  • Desenvolver a formação de preços agropecuários
     

Público Alvo

  • Profissionais que tenham concluído a graduação e com, no mínimo, cinco anos de experiência na área.

  • Profissionais cujo ponto alcançado em suas carreiras os obriga a atingir novos níveis de formação acadêmica.

  • Profissionais que já trabalham e/ou tenham interesse no Agronegócio
     

Módulo Básico de Gestão

  1. Gestão de Pessoas - Condicionantes externos e as mudanças organizacionais. Tendências da gestão organizacional contemporânea. Alinhamento dos interesses corporativos e individuais. Comportamento humano na organização.

  2. Negociação e Administração de Conflitos  - Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.

  3. Fundamentos de Gerenciamento de Projetos - Técnicas e ferramentas para gerenciamento. EAP. Diagrama de Gantt. Sequenciamento de Atividades e o método do caminho crítico (CPM). Gestão de Pessoas. Gestão da Comunicação e Stakeholders. Gestão das Aquisições. Gestão de Custos. Gestão dos Riscos. Gestão da Qualidade. Lições aprendidas. Métodos Ágeis: SCRUM.

  4. Gestão Estratégica - A evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. A formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. O balanced score card(BSC).

  5. Economia Empresarial - A teoria da oferta e da demanda. Os mercados competitivos e não competitivos. A mensuração da atividade econômica pela ótica da produção e dos preços. As políticas monetária e fiscal e estabilização da economia.

  6. Matemática Financeira - Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros simples e de juros compostos. Séries Uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas. VPL e TIR.

  7. Contabilidade Financeira - A contabilidade e o sistema de informação contábil. Estrutura das demonstrações contábeis. Método das partidas dobradas. Regime de caixa e regime contábil de competência. Análise econômico-financeira das demonstrações contábeis.

  8. Marketing  - Conceitos e definições básicas de Marketing. Comportamento do consumidor. Segmentação e posicionamento de mercado. Mix de Marketing frente ao mercado: produto, preço, distribuição e comunicação. Influência da tecnologia nas estratégias de Marketing. Tendências de Marketing: Marketing Digital e Métricas de Marketing.


Módulo Fechamento

Jogos de Negócios - Aplicações dos conhecimentos aprendidos ao longo do curso em atividades que simulem situações reais do cotidiano da atividade empresarial. Decisões de estratégia, de marketing e os aspectos comerciais. Decisões relativas aos aspectos operacionais e da gestão de pessoas. Decisões no âmbito da gestão econômico-financeira. 

  • Entender o mecanismo de uma empresa

  • Tomar decisões no papel de diretor

  • Trabalhar em equipe

  • Definir metas

  • Analisar o resultado das decisões tomadas e fazer ajustes constantes.


Módulo de Ênfase 

  1. Estratégia e Coordenação no Agronegócio - Conceito de cadeias produtivas no agronegócio;Coordenação pelo sistema de preços, por meio de contratos e integração vertical. Estratégias competitivas: decisão de posicionamento. Estratégias organizacionais: decisão de comprar ou fazer.

  2. Avaliação de Empresas e Projetos Agroindustriais - Revisão de conceitos de Contabilidade e de Matemática Financeira. Análise financeira e econômica de projetos agroindustriais. Análise de desempenho - principais indicadores. Critérios de investimento. Avaliação de alternativas de investimento. Análise de sensibilidade (incerteza e risco). Estudos de casos.

  3. Direito Tributário e Trabalhista - As formas de organização societária e os contratos típicos (Parceria Rural, Arrendamento Rural, Sociedade em Conta de Participação) e atípicos. Imposto de Renda na atividade rural. Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR): aspectos gerais. Imposto de Renda na atividade rural - Pessoa Jurídica: aspectos gerais do cálculo do Lucro Real e do Lucro Presumido. Tributos incidentes sobre a receita bruta da atividade rural.Aspectos gerais e específicos do agronegócio. Contribuições previdenciárias aplicáveis ao agronegócio. As relações de trabalho e os encargos trabalhistas aplicáveis ao setor. Análise contábil versus análise fiscal de uma empresa agropecuária. 

  4. Financiamento do Agronegócio - Fontes de financiamento do agronegócio e garantias. Crédito rural para investimentos, custeio e comercialização. Linhas de financiamento do BNDES. Fundos constitucionais. Crédito agrícola comercial privado. Títulos de crédito do agronegócio. Financiamento as exportações de produtos agropecuários. Metodologia e análise da estratégia de financiamento de projetos agropecuários e agroindustriais.

  5. Gestão de Custos no Agronegócio - Contabilidade de Custos: origem das informações e elaboração de relatórios; Sistemas de Custeio: absorção, contribuição, ABC, meta e padrão; Custeio por Contribuição: margem de contribuição, ponto de equilíbrio, análise do custo volume lucro; Decisões Baseadas em Custos: custos, capacidade produtiva, relação dos custos com os demonstrativos contábeis.

  6. Gestão de Riscos no Agronegócio - Modelos gerais de mensuração de risco e retorno. Métodos de administração de risco no agronegócio. Contratos a termo. Contratos futuros e opções agrícolas. Hedging. Contratos de fornecimento de longo prazo entre empresas.

  7. Meio Ambiente e Agronegócios - Legislação ambiental. Política Nacional de Meio Ambiente. Uso e Proteção dos Recursos Naturais. Unidades de Conservação. Patrimônio Genético. Conformidade ambiental: licenciamento e Código Florestal. Cadastros: Ambiental, Fiscal e Agrário. Responsabilidades por Danos Ambientais. Novas oportunidades de negócio: Pagamento por Serviços Ecossistêmicos, Agroenergia.

  8. Formação de Preços Agropecuários - As curvas de oferta e demanda; elasticidade e intervenções no mercado; características dos mercados agrícolas: mercados internacionais, transmissão de preços, sazonalidade e tendência dos preços agrícolas, ciclos de Kondratieff, influência dos mercados financeiros; diagnóstico e modelagem de mercados agrícolas.


Fechamento

Desenvolvimento de Carreira - Tendências na gestão de carreira. Qualidade de vida e empregabilidade no mundo atual. Autoconhecimento e carreira. Intraempreendedorismo como diferencial competitivo. Ética e carreira no contexto globalizado. Gestão de networking. Marketing Pessoal. Gestão de conflitos de interesses. Modelo de Negócios Pessoal – Business Model You.

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