Além disso, tal ferramenta possibilita que a tomada de decisões seja feita de forma mais assertiva pelos gestores da empresa. Porém, antes de pôr a mão na massa, existem alguns aspectos que devem ser observados, vamos conhecer alguns deles:
Se sua meta este ano é triplicar seu faturamento referente ao ano passado, você deverá definir quais as ações irão possibilitar que esse objetivo seja alcançado. Por exemplo: Quais os tipos de divulgação você irá utilizar para aumentar seu faturamento em determinado mês.
É importante detalhar bem as ações que serão feitas e estipular prazos bem definidos para que isso não fique apenas no papel. Distribua bem as tarefas para a equipe e delegar responsáveis por cada ação, assim você terá de quem cobrar o andamento de cada uma delas.
Existem muitos casos onde o gestor não sabe por onde começar na hora de pensar em ações para anexar a projeção de vendas, nesse caso fazer uma pesquisa no que já está sendo feito no mercado é uma excelente opção.
Analise o que seus concorrentes têm feito e o resultado de tais ações para o negócio dele, mas atenção, não se prenda a tais ações, inove, utilize o que já está sendo feito com inspiração para adaptar ao seu negócio mas pense sempre em um diferencial.
Outro fator muito importante na hora de desenvolver uma projeção de vendas é analisar seus recursos. De nada adianta você formular um planejamento impecável e não possuir os recursos necessários para executar cada um deles.
É nesse momento que você deve ser realista e estabelecer ações alcançáveis e a medida que você obter tais metas, você poderá ir escalando tais ações.
É muito comum ao executar uma projeção de vendas, ficarmos focados nas metas que devemos atingir no futuro, mas para que elas sejam possíveis de ser alcançadas, é muito importante que elas sejam desenvolvidas através de uma análise do histórico da sua empresa e de suas ações passadas.
Verifique o que você já fez no passado e que deu certo, quais os meses que mais venderam e que modelo de abordagem foi mais relevantes para o seu cliente. Assim você terá de onde iniciar o seu planejamento e irá economizar uma boa parte do seu orçamento que seria voltado para testes.
Dica: Ao fazer sua projeção mensal, avalie no ano passado quais foram os meses de pico de faturamento e os motivos para isso ter ocorrido. Dependendo do seu segmento é bem possível que esse cenário se repita.
Uma dos maiores problemas no mercado hoje em dia é quando o gestor é otimista demais e não consegue ter um olhar crítico do seu negócio. É óbvio que sempre devemos esperar o melhor, mas analisar bem os pontos onde o seu negócio deve melhorar é uma qualidade primordial que todo gestor deve ter.
Não crie metas impossíveis de ser batidas e sempre analise o feedback de seus clientes e funcionários referente ao seu produto ou serviço. Isso fará com que você não só possa melhorar processos mas também irá auxiliá-lo na hora de formular seu planejamento de vendas futuro.
Lembre-se, metas irreais só servem para desmotivar suas equipe de vendas. Ao estipular as metas, divida-as em pequenos espaços de tempo. Fazendo isso você irá garantir um crescimento escalável do seu negócio e consequentemente sua equipe se sentirá motivada a conquistar a próxima.
Conhecer o seu cliente atual é um dos passos primordiais na hora de criar uma projeção assertiva. A partir dessa análise você poderá identificar o comportamento desse cliente e assim fazer todo o planejamento baseado nesses dados.
Mesmo que você tenha certeza de quem é seu público alvo, converse com sua equipe, eles estão na linha de frente e conhecem todas as dores do seu cliente. Fazendo isso você poderá não só estimular sua equipe como também obter dados importantíssimos para sua projeção de vendas.
O maior erro ao desenvolver planejamento é realmente não colocá-lo em prática. Por isso, evite ações muito longas, se caso for usá-las, quebre-as em pequenas tarefas para que você não desvie do objetivo.
Outro fator importante é definir datas para análise das ações e se o plano está sendo seguido e as metas batidas, assim você não só terá uma visão de como anda o crescimento do seu negócio mas também lhe dará a possibilidade de otimizar certas ações e objetivos.
A partir de uma Análise SWOT bem apurada, é possível identificar e firmar os fatores positivos do empreendimento.